No julgamento final do impeachment, houve um sério atropelo à Constituição, sob a leniência do ministro do STF Ricardo Lewandowski, que permitiu a votação fracionada da perda dos direitos políticos e da perda do mandato. Diante disso, o Brasil pergunta: vai ficar por isso mesmo, um magistrado da mais alta corte do país aplicando uma exceção à legislação do impeachment, justo no julgamento da mais alta autoridade do país, de modo, inclusive, a gerar precedente?
Lino Tavares
Jaime Lerner
Li na Gazeta (3 e 4/9) que Jaime Lerner é tema de um documentário. Só espero que os documentaristas não esqueçam de abordar temas como os contratos de pedágio firmados no governo Lerner, tão prejudiciais e com valores absurdos, assim como os casos das contas CC5 no Banestado e Banco Del Paraná, e ainda a tentativa de vender a nossa Copel. Até hoje não entendo por que Lerner é tão festejado. Seria pelo mal que fez ao estado do Paraná?
Marcos Schier
Servidores municipais
A gestão de Gustavo Fruet acabou com o contracheque provisório na internet. Depois, passou a divulgar o contracheque na internet às vésperas do dia do pagamento. Há algum problema financeiro na prefeitura? Existe algum risco de faltar dinheiro para a folha de pagamento? Imagino a resposta: o problema é a crise. Crise, lembremos, provocada pelo PT e pela Dilma; o mesmo PT a quem Fruet se uniu para ser prefeito, e a mesma Dilma a quem Fruet defendia, assinando até um documento contra o impeachment. Entendi...
Walter Bergasse
Verbas federais
Todas as vezes que ouço políticos falarem da transferência de verbas federais para o município como se fosse um favor do governo federal, acho estranho. Quanto é que o governo federal abocanha em arrecadação do município de Curitiba, e quanto para cá retorna? Por que a prefeitura não cobra essa verba?
Urandy do Val
Reforma da Previdência
O que o país precisa é acabar com os privilégios de determinadas classes de marajás do serviço público e da classe política. Se é para fazer uma reforma da Previdência, que se faça uma única regra para todos, sem privilégios a militares, policiais, juízes, funcionários públicos etc.
Giselle Leigh
Aposentados por invalidez
É justa a medida de revisar as aposentadorias por invalidez. O Brasil precisa cortar o benefício de quem o recebe indevidamente. É preciso que haja bom senso para não prejudicar quem foi aposentado por motivos válidos, e ter rigor para cortar os favorecimentos ilícitos e duvidosos. Poderiam as autoridades começar a analisar casos em que o beneficiário continua recebendo o valor correspondente ao teto máximo por ter cortado um dedo...
Eloy Oto Schneider
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia