Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Imposto de renda

O Imposto de Renda (Gazeta, 13/3) é um dos maiores canais de extração de recursos para o financiamento da máquina pública. Se o IR puder onerar mais, não tenha dúvidas que ele o fará. Todo o imposto é justo, desde que seja usado para o bem do povo.

Lava Jato

O depoimento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, aos congressistas durante à CPI da Petrobras mostra a falência do sistema político no Brasil. Era uma oportunidade para esclarecer, questionar e responder às dúvidas da sociedade sobre o escândalo que atinge a estatal, mas - como tantas outras CPI’s nesse país – acabou em engodo e discurso de palanque.

José Genoino

Enfim publicou-se a lista dos políticos citados nas investigações da Operação Lava Jato, e não houve nenhuma novidade entre os nominados; embora tenha surpreendido a ausência de algumas figuras carimbadas. Lamentável é que, enquanto seguem as investigações sobre o escândalo da Petrobras, o STF extinguiu a pena de José Genoino, ex-presidente do PT – que foi julgado e condenado no emblemático julgamento do mensalão. Ele foi beneficiado pelo decreto publicado pela atual presidente que concedeu indulto natalino aos apenados que se enquadrassem nos termos estabelecidos. Admite-se o perdão de parte de uma pena, porém, sua extinção agride o cidadão.

Reformas

Temos que exigir que seja diminuído – ao mínimo – o número de políticos nas esferas federal, estadual, e municipal. Precisamos acabar com todos os privilégios dos juízes, com as nomeações de parentes em todos os graus e diminuir os cargos comissionados. Devemos acabar como o monopólio dos serviços de água, energia, e combustíveis por parte dos governos.

Economia

Parece que tem gente que não enxerga o caos em nossa economia. Dar um voto de confiança até é aceitável, mas fechar os olhos para o que está acontecendo, é, no mínimo, ser conivente. Vamos exigir que os investigados do petrolão sejam afastados, que não haja aumento de impostos, e que se acaba com os benefícios e aposentadorias especiais em todos os poderes. Também temos de exigir melhores condições nos hospitais, escolas, segurança. Ninguém aguenta mais a carga tributária, a falta infraestrutura em tudo: saúde, educação, segurança e em outros setores.

Trote

Não custa lembrar que trote é crime, assim como forçar alguém a passar por uma situação degradante ou humilhante. É preciso denunciar os responsáveis, para que essa prática abjeta termine.

Feminicídio

A sanção presidencial da lei que tipifica o crime de feminicídio pode estar revestida de boas intenções, mas elas, infelizmente, não bastam. No Brasil, as mulheres não são mortas porque não existem leis punitivas. Os crimes ocorrem por existir uma ampla falha na aplicação das leis, com condenações e penas que não educam e não desestimulam a prática dos delitos. Sem uma justiça célere e presente, com leis duras e um sistema prisional eficiente, criar novas leis é engodo.

Mulheres

Sobre o artigo “Ei, moça, você tá feliz?” (Gazeta, 8/3) publicado no Dia Internacional da Mulher, há um equívoco em afirmar que mulheres dos 20 aos 35 anos foram incentivadas pelos pais a não se casarem e a não terem filhos. O que fomos, sim, incentivadas foi a estudarmos, para que pudéssemos ter um bom emprego no futuro. E não há nada de problemático nisso, muito pelo contrário. Há anos nós, mulheres, estamos lutando por direitos – que há muito tempo foram regalias apenas de homens. Acredito que por essas conquistas, o Dia Internacional da Mulher deveria ser lembrado pela luta por nossos direitos e também pelos dados alarmantes de violência à mulher verificados nos últimos anos.

Iluminação pública

Em nossos dias marcados pela violência livre, leve e solta, apenas iluminar ruas e avenidas é pouco. Precisamos de mais investimentos na segurança pública e na aquisição de equipamentos para prevenção de assaltos e crimes diversos. Assim poderíamos sonhar com dias mais iluminados e gostosos de viver.

Estradas

Pela quantidade de impostos que pagamos, o mínimo que se espera é que as rodovias possuam a terceira faixa. Partindo de Cascavel pela BR-277, por exemplo, não se encontra um metro dela nos próximos 70 quilômetros. Além da questão da segurança, é preciso refletir sobre o quão ineficientes somos com as rodovias que temos. Os administradores públicos ainda não aprenderam que governar também é construir estradas, ferrovias, ciclovias, aeroportos, ou seja, investir em infraestrutura.

Litoral

Esperamos que, com os milhões prometidos pelo governo do estado para a revitalização da orla de Matinhos, a escadaria na Avenida Atlântica seja restaurada até a próxima temporada de verão. Neste ano, a orla estava em estado lastimável, dificultando e até impedindo o seu uso para acesso à praia por pessoas idosas, com necessidades especiais e mesmo dos comerciantes ambulantes com seus carrinhos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.