A inspeção veicular é muito bem-vinda e ajudará a melhorar a segurança do trânsito. Um passeio rápido pelas ruas mostra uma realidade que dispensa sofisticados equipamentos de medição de poluentes: os carros com motor "queimando óleo" estão em péssimas condições de segurança. A busca de um meio ambiente mais limpo poderá tirar das ruas os veículos velhos e que colocam em risco a vida de todos.

CARREGANDO :)

Eduardo Sabedotti Breda

Poder de investigação

Publicidade

O Ministério Público não é apenas um órgão auxiliar do Judiciário. Ele é também a voz da sociedade, perante a própria sociedade e os demais poderes, sem que isso implique usurpação das atribuições das polícias judiciárias. Portanto, não creio que devam existir razões plausíveis para emudecê-la.

João Darcy Ruggeri, advogado

Inelegíveis

Em menos de seis meses o TSE mudou de opinião sobre a candidatura dos políticos contas-sujas (Gazeta, 28/6). Algum favor está sendo cobrado. Para que temos leis, se a mais alta instância da Justiça Eleitoral não as cumpre?

Humberto Araujo

Publicidade

Caso Cachoeira

Não acredito que Demóstenes Torres será cassado, porque a votação será secreta. E o que valerá é o jogo de compadres e do dinheiro. Infelizmente cada povo tem o governo e os políticos que merece.

Valmor Antonio Matiello, Itapema – SC

Impeachment de Lugo

Não há argumentos plausíveis para a destituição sumária do presidente paraguaio Fernando Lugo. O Brasil não pode, em hipótese alguma, ser complacente com os acontecimentos no país vizinho. Isso abriria um precedente antidemocrático nos alicerces da América do Sul. Uma posição favorável, ou mesmo simplesmente calada, do Brasil o rotularia de forma negativa dentro do continente e na comunidade internacional.

Publicidade

Thiago Rodrigues, economista

Desarmamento e legítima defesa

Sobre o artigo "Porte de arma protege?" (Gazeta, 26/6), gostaria de fazer uma observação. De que adianta uma política de desarmamento da população se não é acompanhada de maior fiscalização nas fronteiras para impedir a entrada de armas ilegais? Diante dessa situação a política de desarmamento brasileira revela-se hipócrita e duvidosa: desarma o cidadão, mas não propõe nada substancial para desarmar os criminosos.

Vitória Pedruzzi Segato

Lei do Pai-Nosso

Publicidade

Sou cristão evangélico e não aprovo essa lei que obriga as crianças a rezarem o Pai-Nosso em Apucarana. Será que uma oração vai resolver o problema da violência? Recitar palavras não é a solução. A base da espiritualidade está e começa na família. O governo deve investir mais na educação.

Derval Alves Carneiro

Cotas nas universidades

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou a cota de 50% para alunos de escolas públicas no ingresso em universidades. Seria importante que também fossem aprovadas medidas que melhorassem as condições do ensino, como obras de infraestrutura nas escolas, aumento dos salários de professores, enfim, projetos que garantissem um melhor futuro aos jovens.

Carlos Barroso

Publicidade

Juril Carnasciali 1

Temos certeza de que um dos dias mais tristes foi o dia da notícia do falecimento de Juril Carnasciali (Gazeta, 29/6), uma das personagens mais queridas e marcantes do jornalismo curitibano e paranaense. Todos que tiveram o privilégio de ter sua amizade não vão esquecer do seu talento jornalístico, atos de amor ao próximo, sinceridade e carinho com os amigos.

Lylian Vargas

Juril Carnasciali 2

Companheira e amiga, Juril foi sempre dedicada e correta em sua atuação. Deixou exemplos de trabalho e de seriedade, não só como jornalista, mas em atividades que também exerceu nos campos social e da educação. Ela deixa uma lacuna, pela ausência física, mas continuará para sempre em nossa memória e em nosso coração, pelos muitos e bons exemplos que nos legou.

Publicidade

Antônio Claret de Rezende, presidente da Abrajet-PR

Juril Carnasciali 3

Tive o privilégio de conviver com Juril nas reuniões na Assembleia Legislativa, discutindo temas paranistas. Elegante na forma e no estilo, Juril sabia ser firme no alto dos seus 90 anos. Uma dama e jornalista que deixa saudades.

William Matos

Cachimbo

Publicidade

Sou completamente favorável à posição de Carlos Ramalhete (Gazeta, 28/6). Creio que acima de tudo é preciso haver o respeito ao individualismo de cada um. Sigamos cachimbando e espantando muriçocas e chatolas.

Jim Duran , Tup㠖 SP

Estacionamentos

Os estacionamentos dos supermercados estão ficando muito apertados. É impossível abrir a porta se outro veículo estiver estacionado ao lado. Essa situação pode causar prejuízos aos clientes e desentendimentos entre os motoristas. O causador disso é o estabelecimento, que não oferece um espaço adequado, mas para quem podemos reclamar?

Antonio Takenaka

Publicidade

Nova passarela

Não concordo com o nome da passarela em frente ao Parque Barigui. Nada contra homenagear o empreiteiro Marco Malucelli, mas a homenagem deveria ser dada ao rapaz morto pela falta da passarela. Só depois do seu falecimento as autoridades agilizaram a construção.

Sylvia Helena Ribas

Portão Cultural

Sou morador do bairro Portão e fiquei muito feliz com a reabertura do espaço Portão Cultural depois de tanto tempo fechado (Gazeta, 28/6). Faço apenas uma ressalva: é vergonhoso uma obra custar R$ 6 milhões e não ter nem a fachada lavada e pintada. Quem olha do lado de fora não percebe que o espaço foi revitalizado.

Publicidade

André Marchini

Gripe A

Eu realmente não entendo as campanhas de vacinação que o governo promove. Acredito que o correto seria todas as pessoas serem vacinadas. O governo gasta muito dinheiro com campanhas e propaganda, que poderia ser suficiente para comprar vacinas para toda a população.

Rosangela Ursulino Dias, Cerro Azul – PR

* * * * * *

Publicidade

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.