Gostei muito da matéria "INSS no Paraná é o 2.º mais lento para conceder benefícios" (Gazeta, 9/8). Sofri um problema no trabalho, uma lesão. A empresa me encaminhou ao INSS e na perícia a orientação foi para que eu voltasse a trabalhar. Retornei para a empresa e fui demitido por ter uma lesão. Desde então passei o que não desejo ao pior inimigo. Hoje estou recebendo auxílio-doença, pois provei judicialmente meu problema, só que recebo com atraso. Estou passando a humilhação de não conseguir cumprir os compromissos, como pagar aluguel. Com contas atrasadas, estou mal na praça. E quem paga esses danos morais?

CARREGANDO :)

Marcelo Seger

INSS lento 2

Publicidade

Gostaria de saber o que ocorre nas agências do INSS. Quando procuramos atendimento para pedir benefícios que nos são de direito, encontramos atendentes mal educados. Creio que esse comportamento ajuda para que muita gente deixe de recolher sua contribuição.

José Vilmar dos Santos

Reeleição 1

Entendo que a reeleição só deveria ocorrer uma vez. E essa norma valeria a todos os eleitos: Presidente, governadores, prefeitos, deputados e vereadores, abrangendo ainda os dirigentes de associações, confederações, sindicatos e toda entidade que de alguma forma receba dinheiro público.

Hernani Bergossi

Publicidade

Reeleição 2

É preciso lutar pelo fim da reeleição, não só do Executivo, mas do Legislativo. É necessário acabar com os políticos profissionais, que sempre legislam em causa própria.

Paulo R. C. Persegani

Investigação na Câmara

Quem por acaso souber do paradeiro dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba, favor informar. Pois eles desapareceram, já que não estão exercendo a função para a qual foram eleitos. Por consequência, também não exercem suas premissas de serem honestos e corretos, ajudando a dar a opinião sobre o caso do presidente da Câmara Municipal. Caso não apareçam, favor na próxima eleição verificar se estarão concorrendo à reeleição e perguntar onde estavam, pois sentimos falta.

Publicidade

Gilmar dos Santos

Investigação na Câmara 1

Por que a sessão da comissão que investiga as denúncias da Câmara de Curitiba deve ser fechada? Não existe nenhuma informação a ser divulgada que atrapalhe alguma investigação policial; não existe invasão de privacidade, já que é assunto de interesse público.

Marcelo Bento

Investigação na Câmara 2

Publicidade

Essa atitude omissa demonstra a fraqueza dos representantes municipais eleitos por nós. Sem capacidade de se indignar com o que está errado, sem coragem para a confrontação, esses representantes colocam em dúvida a competência e até a utilidade do Legislativo em Curitiba.

Allan Dyego Ferreira

Número de vereadores

Sou inteiramente contra o aumento do número de vereadores. Espero que antes de qualquer alteração a população seja consultada.

Geni Gaspar dos Reisg

Publicidade

Vaga no TCU

O Tribunal de Contas é um órgão técnico. Necessita de servidores com formação técnica para realizar suas atividades de fiscalização permanente das contas públicas. É um atraso preencher os cargos de conselheiros com políticos. Quando isso ocorre, temos a volta do clientelismo, que é histórico no nosso país.

José Luciano Ferreira de Almeida

Paz sem voz 1

Fala-se tanto que no país está faltando presídios, eu digo que é uma grande mentira. Andando pela cidade é possível ver grandes presídios construídos por cidadãos de bem que estão se encarcerando em casa com medo dos bandidos. Tive a minha casa invadida às 10 horas da manhã, e vários pertences de meus familiares foram furtados. O governo devia nos dar financiamento para nossos presídios particulares.

Publicidade

Wilson Gladimir Lacerda

Paz sem voz 2

A violência está em todos os lugares e horários. No trânsito, motoristas irresponsáveis com conduta individualista; nas escolas entre os jovens; nas ruas em geral. Todos sabem o que tem acontecido no Paraná e o que ouvimos é a mesma história: "Estamos fazendo estudos, temos planejado isso, aquilo". E nada efetivamente é feito. Portanto, é importante ter uma postura mais agressiva na campanha "Paz sem voz é medo".

Dário Pedro Evangelista, administrador

Violência contra mulher

Publicidade

A violência em geral, estatisticamente, está alarmante. No caso de mulheres chega ao cumulo do absurdo. O agressor deveria ter uma punição mais severa e a vítima uma garantia de vida, pois há casos nos quais fica somente o registro de agressão. E se ocorrer novamente? O agressor está solto e fazendo mais vítimas.

Alessandra Penteado

Lei de Imprensa

Muito boa a entrevista com o jurista Miguel Reale Junior. Acredito que a principal censura aos meios de comunicação deve ser feita pelos próprios cidadãos, escolhendo as fontes e meios de comunicação que entenderem ser bons e confiáveis.

Marcelo Bento

Publicidade

Limite de velocidade

As pessoas que propõem a limitação da velocidade do ônibus em 40 quilômetros por hora não usam o transporte coletivo de Curitiba. Estão sentadas confortavelmente em seus automóveis. O transito já é difícil nos horários de pico, imaginem os passageiros de pé ou esmagados uns nos outros e o ônibus rodando nessa velocidade insignificante. É melhor pegar uma bicicleta que chego mais rápido ao destino.

Denis Manchesky

Incêndio

Do que adianta gastar milhões com propagandas contra esses "baloeiros" que insistem em soltar seus artefatos que podem causar acidentes graves? O que importa é o prazer deles, a diversão. Não estão preocupados com o perigo que levam a diversas pessoas, matas, indústrias etc.

Publicidade

Denis Amaro de Sousa

Inverno e memória

Escrevo para parabenizar o texto de Rodrigo Apolloni, "Inverno e memória no Centro de Curitiba" (Gazeta, 9/8). O texto nos leva a andar por uma Curitiba poética que poucas pessoas veem.

Jefferson Schnaider

Atlético X Corinthians

Publicidade

Moro perto da Arena do Atlético Paranaense, exatamente na entrada do time adversário. No jogo deste domingo, entre o Atlético e o Corinthians, a colocação da Polícia Militar foi impecável. Armou um excepcional sistema de segurança e, em consequência, a movimentação da torcida corintiana foi tranquila e até exemplar.

Diniz Bonilauri

* * * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.