• Carregando...

Mídias

Vale-tudo eleitoral 1

Vamos lembrar da roubalheira indiscriminada antes de eleger alguém. E lembrar também daqueles que trocaram de lado apenas para satisfazer seus interesses políticos.

Humberto Moacir Araujo, via Facebook, sobre o início da corrida eleitoral.

Vale-tudo eleitoral 2

Começou o tempo de os candidatos serem bonzinhos, os melhores políticos que já existiram...

Leandro F. Campos, via Facebook.

Tecnologia 4G

Se a tecnologia 3G funcionasse como deveria, já estaria bom.

Ricardo Martins, via Facebook, sobre o leilão que definirá as operadoras da tecnologia 4G.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

Administrador público que não investe em educação deve ser punido e tornado inelegível, não por cinco anos, mas pelo resto da vida. A educação é o carro-chefe da cidadania. Não dá para imaginar que existam prefeituras que não investem nem o mínimo previsto na Constituição.

José Vilmar dos Santos, Mariópolis – PR

Investimentos na educação 2

Para garantir que os investimentos na educação aconteçam de forma adequada, é necessário fiscalizar. Os pais dos alunos deveriam montar uma comissão ou utilizar as que já existem dentro da escola, como as associações de pais e mestres, para fiscalizar os investimentos. Seria uma forma de exercermos a cidadania.

Anni Cristini Vencato

Praga da corrupção

O editorial sobre a praga da corrupção (Gazeta, 11/6) foi o melhor que eu já li. Esse é o papel da imprensa: alertar e denunciar a pilhagem que está acontecendo no Brasil, com o nosso dinheiro e as riquezas que são de todos e para todos, não para um grupo de corruptos.

Merali Marchione

Número de vereadores 1

Vereadores, para que servem? Além de colocar nome em ruas e praças, são meros cabos eleitorais pagos pelo povo. Não fosse a mídia investigando, controlando e até sinalizando ações e medidas para melhorar a gestão pública, estaríamos em situação ainda pior.

Luís Gustavo Elsaesser

Número de vereadores 2

Aumentar o número de vereadores (Gazeta, 9/6) é como aumentar a quantidade de cachorros para cuidar da linguiça.

Cláudio Jesus de Lima

Linha Verde

O poder público precisa encontrar novas maneiras para conseguir os recursos necessários para o atendimento às necessidades da população. Curitiba precisa de investimentos em infraestrutura. Os Cepacs garantem o retorno necessário para a finalização definitiva da Linha Verde. Além disso, todo o perfil em torno da rodovia será renovado.

Rubens Alves Goes Zampieri

Crescimento sustentável

Investimentos em educação e saúde são sempre uma boa maneira de promover o crescimento sustentável, auxiliando a valorização da cidadania. A infraestrutura das cidades também merece investimentos, assim como os transportes públicos, que minimizam os efeitos nocivos do uso de automóveis.

Roberto Ghidini, Madri – Espanha

Tecnologia 4G

Fiquei de boca aberta quando acabei de ler a matéria (Gazeta, 10/6) com a explicação final de que não se trata de 4G de velocidade. A internet 4G nada mais é que um nome comercial que foi dado para uma internet que, na verdade, vai operar com apenas 2,5G. O Brasil é assim mesmo, sempre mentindo e usando a trapaça para enganar os consumidores. O que custava dizer a verdade sobre a velocidade?

Wilton Moreira Gardem

Tortura

Qualquer discurso fica bonito à beira de um lago de águas plácidas. O fato é que grande parte da elite cultural brasileira não tem contato com o cotidiano de 90% da população, isto é, com ônibus lotado, violência nas ruas etc. Filosofar de dentro de uma SUV é muito cômodo. É desolador ver uma elite que filosofa com doutrinas estrangeiras, tentando aplicá-las para a nossa realidade. Vivemos uma democracia? Talvez. Mas qual a diferença entre nossa democracia e uma ditadura? O que vivemos hoje é uma ditadura das minorias que conseguem fazer mais barulho.

Marcelo da Silva

Vandalismo

Está na hora de dar um basta às pichações que infernizam a vida dos curitibanos. Além dos imóveis, pontos de ônibus estão sendo depredados. Uma campanha de conscientização nas escolas municipais pode ser o começo de uma mudança. As crianças e adolescentes curitibanos precisam receber lições de cidadania, ética, respeito ao patrimônio público. Uma campanha educativa pode ser desenvolvida pela Secretaria de Educação com apoio dos meios de comunicação.

Marco Aurélio

Coritiba

Faz muito tempo que o Coxa está sonolento (Gazeta, 10/6). Infelizmente só a diretoria não vê. Somos definitivamente medíocres como visitantes. É uma pena. Acho que nossa camisa deveria ser tratada com mais seriedade. Não será surpresa se o (brilhante) Marcelo Oliveira escalar a sonolência em campo mais uma vez.

Antônio Carlos Marcelino, Caarapó – MS

Atlético

Como entender o Atlético? Não tem uma zaga formada, não tem laterais, poupa seus dois melhores jogadores, Paulo Baier e Guerron. O que fazer com uma diretoria e com uma comissão técnica que toma essas atitudes? É uma lástima ver nosso time levando bomba de times sem expressão.

Sironi Antônio Cavagnoli

R$ 2,60 para filosofar

Como sempre, a coluna do José Carlos Fernandes (Gazeta, 8/6) mais uma vez resgata algo de bom de Curitiba. Fala de uma pessoa que serve de exemplo para todos nós, o filósofo Jonas Gomes da Silva. O texto revela que devemos descobrir nossos talentos e os utilizar. No caso, o Jonas, como fazem as pessoas diferenciadas, utilizou seu talento para nos ensinar que a vida tem coisas mais importantes que o ter.

Antônio Dilson Pereira

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]