• Carregando...

Assim como o leitor Pedro Alexandre e, com certeza, a grande maioria que possui imóvel em Pontal do Paraná, recebi o carnê em cima da hora sem chance de negociação, com aumento de 99% em relação ao anterior. Pior que nem contato telefônico consigo fazer com a prefeitura.

Klaus Brodhage Curitiba, PR

Aviária

A gripe aviária transmitida pelo vírus H5N1 contabilizou a sua centésima morte em humanos recentemente. tento iniciado na Ásia rapidamente foi se alastrando pelo mundo, estima-se que já nesse inverno ele aporte em terras brasileiras. Embora não seja possível a sua transmissão de huamano a humano, é sempre bom lembrar que ele está em constante mutação. Curitiba, pelas suas peculiaridades, tornou-se um centro atraente para aves de todas as espécies, que embelezam a nossa paisagem, tornando o cotidiano urbano menos ríspido. Por outro lado, aves como os pompos, são potenciais transmissores da doença. Espera-se que nossas autoridades sanitárias estejam atentas a esse fato.

José Luiz Ribeiro da Silva, psicólogoCuritiba, PR

Minhas dúvidas

Até quando perdurará o holocausto do povo palestino? Quando terminará o genocídio do povo iraquiano? Será só quando esse sofrido povo tiver a paz duradoura dos túmulos? O Tribunal Penal Internacional terá coragem de algum dia prender e julgar os carniceiros dos países que têm reservas petrolíferas ou só governantes da Sérvia, de alguns países africanos ou de pequenas nações do Sudeste Asiático? Por que tratar tanto da História da Inquisição Espanhola, se as nossas CPIs estão quase no mesmo nível, é claro que com meio tecnológico e, conseqüentemente, mais eficiência? Só que os atuais depoentes são, na maioria, presos, condenados por extensa gama de crimes, mas cujas palavras são até veneradas pelos membros das CPIs. Até quando a agropecuária brasileira terá condições de crescer ou manter-se persistindo as invasões, roubos, prisões privadas e outras barbaridades cometidas por gente bem nutrida (gordinhos), como aparecem sempre nas fotos e que se vêem à beira das estradas mas nunca trabalhando, porém vivendo à custa do povo, que luta e trabalha?

Guilherme KochCuritiba, PR

Mau exemplo 1

Dia 23/3/2006, dos 19 parlamentares acusados de terem participado do esquema do mensalão 11 já foram inocentados. Chega uma notícia do Chile, na qual o Ministério Público mandou prender um prefeito de uma cidade, Pichilemu, pela simples suspeita de induzir dua pessoas ao falso testemunho, o valor da corrupção: R$ 1.568,00 (hum mil quinhentos e sessenta e oito reais) para cada um. Não cabe direito a habeas-corpus, recursos como réu-primário ou ainda foro privilegiado e espera da sentença com pose de vítima e solto pelas ruas. Até quando vamos agüentar esses senhores, que de fato são os nossos empregados, pois para isso foram colocados lá, para representar nossos interesses, e não para roubá-los. Pior que o ladrão é aquele que o inocenta mesmo sabendo das maracutaias.

Félix RiverosCuritiba, PR

Mau exemplo 2

A Câmara dos Deputados que era para ser a Casa do Povo, agora se tornou a Casa da Conveniência. Lá não mais temos políticos que honram seus eleitores. Lá temos mercadores que fazem da política, banco de negociatas e só aprovam o que lhes convém, para o seu próprio benefício. Estamos enojados com tantas falcatruas. E o pior, tudo às vistas grossas do governo e do Judiciário. Nós, infelizmente, inertes e sem forças, assistimos a tudo passivamente. Enquanto vamos dormir preocupados com os destinos de nosso Brasil, eles brindam e se divertem com mais uma vitória de absolvição daqueles que, direta ou indiretamente, receberam doações do valerioduto. Que vergonha! Quanta indignação. Para que continuar com as CPIs, se tudo vai terminar em pizzas? O Conselho de Ética tem que ser extinto. Não serve para nada. Perdem tempo discutindo, captando documentos que provam a culpa dos indiciados e no plenário absolvem com manobras escabrosas. E ainda temos que ver pela televisão os absolvidos dizerem que se fez justiça. Muitos irão dizer que votaram pela cassação, mas nesse mar de lama que invade esta casa, somente se salvarão aqueles que denunciarem e darem os nomes de todos que vergonhosamente enganaram seus eleitores, que, pelos seus votos secretos, os mantêm em seus mandatos. Temos eleições neste ano. Dizem, vamos mudar tudo! Colocar gente nova e sem vícios, que tem espírito político de realmente trabalhar pelo Brasil. Puro engodo. Se não houver uma ampla reforma política, realizada por juristas que não mantêm vínculos com a casa, nunca mais teremos um Congresso Nacional digno dos brasileiros. Eu já decidi, vou fazer campanha e votar "nulo". Pelo menos, não serei conivente e nem cúmplice dessa maracutaia.

Raul Elias Karam, aposentadoCuritiba, PR

Música clássica

A Rádio Educativa FM suspendeu o programa "Clássicos Populares", o último reduto matinal de música erudita (de 2.ª a sábado, das 6 às 7 h). Foi criado um programa noticioso com início às 5 h, que invade aquele espaço. Será conseqüência do ano eleitoral em que estamos, ou fomos (os ouvintes) definitivamente privados daquela programação cultural? Com a palavra, aquela prestigiosa emissora!

Hélion de Meneses PeixotoCuritiba, PR

Esclarecimento

A Secretaria da Segurança Pública esclarece ao leitor Francisco de Oliveira Júnior que todo o treinamento policial (militar ou civil) tem a diretriz básica de evitar a todo custo a troca de tiros em locais públicos visando à proteção do cidadão de bem. Tanto é que o número de prisões e abordagens policiais que envolvem tiroteio em locais públicos não é freqüente. Dia 23, por volta das 6 horas, policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, em um trabalho de intensa e longa investigação, descobriram a localização de dois bandidos procurados em Curitiba, com diversas passagens pela polícia. Depois de ficarem em campana durante mais de 24 horas, os bandidos foram abordados pelos policiais e reagiram imediatamente atirando sem direção e também contra a equipe da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. Para tentar conter a ação dos bandidos, os policiais foram obrigados a agir, baleando um dos criminosos. É importante esclarecer que, seguindo a diretriz do treinamento, os policiais não atiram a esmo. São os bandidos, despreparados no uso da arma de fogo, que o fazem. A operação não visava apenas à recuperação do carro como cita o leitor, mas, sim, a prisão dos criminosos. Essa foi a principal missão da polícia: prender os bandidos e tirá-los de circulação. A Secretaria da Segurança Pública reitera seu compromisso com a segurança da população.

Secretaria da Segurança Pública do Paraná

***

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mailleitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]