É um absurdo o aumento do IPTU na porcentagem apresentada de até 300% no litoral (Gazeta, 23/11). Para onde vai esse dinheiro? As ruas continuam esburacadas, as praias todas depredadas, é uma terra de ninguém e ninguém faz nada, o prefeito atual desde que assumiu nada fez e já vai fazer um ano. Onde etão as melhorias? E as promessas de campanha? Por enquanto está tudo igual ou pior!

CARREGANDO :)

João Hidalgo

Presidente iraniano 1

Publicidade

É uma aberração a recepção que o governo está dando ao presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad (Gazeta, 23/11). Uma pessoa que prega a destruição de uma nação, que nega uma das maiores atrocidades já ocorridas na história da humanidade como o holocausto, que sentencia à morte seus cidadãos apenas por serem homossexuais, que já propagou massacres a etnias minoritárias e que está por trás do terrorismo que assola o mundo não merece ser recebido por um país que tem dentre seus princípios constitucionais mais importantes a igualdade entre todos sem distinção, a liberdade, inclusive religiosa, o direito à vida, dentre outros. A afirmação do presidente Lula de que o Brasil estaria disposto a intermediar a paz no Oriente Médio como desculpa para recepcionar Ahmadinejad não coaduna com esta pessoa, pois o que o presidente iraniano menos quer é a paz.

Selma Paciornik, advogada

Presidente iraniano 2

Acredito que alianças com um governo ditatorial não é a melhor coisa para se fazer neste momento no Brasil. Também penso que não há necessidade de acordo nuclear, o Brasil se diz auto-suficiente em petróleo e temos a segunda maior hidroelétrica, para que energia nuclear? Já temos as usinas de Angra do Reis, que até hoje eu não entendo para que servem.

Vanuza Machado

Publicidade

Força política

Sem dúvida nenhuma, a falta de força política faz o Paraná perder investimentos. Todavia, é preciso que se diga que tal fraqueza remonta aos primórdios da República. Se assim não for, que alguém diga em que época tal não acontecia.

José Aparecido Froes

Doação de órgãos 1

Com certeza doaria meus órgãos. Essa é a oportunidade que temos para ajudar independentemente das circunstâncias. É dar uma segunda chance a quem precisa quando a nós resta a morte do corpo físico!

Publicidade

Juliana de Cassia Martins

Doação de órgãos 2

Sou coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Captação e Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante no Hospital de Clínicas da UFPR. Basta uma conversa com a família para ser doadora. Este ato pode salvar várias vidas diminuindo a angústia dos que estão em fila de espera. Quanto mais divulgarmos essa orientação, mais pessoas podem aderir a ideia. Eu sou doadora!

Maria Cecilia Mendes Coser

Prova da OAB

Publicidade

Eu acho que esta prova da OAB nacional é uma vergonha (Gazeta, 20/11)! O que está acontecendo é a pura reserva de mercado da classe dos advogados, portanto, nestes exames, fazem questão que não passe quase ninguém. No último exame passaram apenas 15% dos candidatos. Será que a culpa é dos candidatos? Concordo que o ensino superior deve ser melhorado, mas seria o MEC quem deveria fazer a supervisão. Isso fere a Constituição Federal.

Luciana Teixeira

Irregularidades em obras

Eu sinceramente não consigo entender como podem ser encontradas "irregularidades" em obras do governo, Devia ser um tanto quanto segura e até à prova de falcatruas. Porém, como todos sabem, até o presidente é contra a fiscalização do TCU, pois ele acha que isso barra o crescimento e desenvolvimento do país. Portanto acredito que nem a fiscalização do TCU vai conseguir diminuir as irregularidades. É o país "propinocrata" e fim.

Mario R. C. Carvalho

Publicidade

Mudança de partido

Em política vale tudo mesmo, ainda mais quando se trata de Brasil. É estarrecedor ver o deputado Luiz Cláudio Romanelli, do famigerado "MDB de guerra", aquele mesmo que furou praças de pedágio e nada aconteceu, na iminência de perder o mando no estado, agora querer se aproximar do PSDB, visando às eleições do ano que vem. É verdade que o brasileiro tem memória curta mesmo, e os paranaenses, em sua maioria, são alienados politicamente, mas não dá mais para aceitar tanta incoerência. O PMDB, este câncer nacional, não quer largar do poder nunca, seja em Brasília, seja em Curitiba. É chegada a hora de um basta, mas, para isso, o povo precisa ter a coragem de mudar e os nossos políticos, criarem vergonha na cara.

José Gomes da Silva, professor aposentado, Ponta Grossa – PR

Baixa escolaridade

Perfeita a análise de Míriam Leitão em sua coluna sobre as declarações de Caetano Veloso a respeito do presidente Lula, que adora dizer que chegou aonde chegou sem nunca ter passado da quarta série (Gazeta, 21/11). Cada um frequenta as salas de aula de acordo com suas pretensões profissionais, prioridades e, principalmente, possibilidades. O que não está certo é a autoridade máxima do país fazer proselitismo a respeito de sua baixa escolaridade. Como professor e pai, fico extremamente preocupado.

Publicidade

Toshikazu Hassegawa, administrador e professor

Cultura no Centro

O Centro de Curitiba é maravilhoso para ser assaltado, ser aterrorizado etc. O que é uma pena. Nosso Centro é lindo, mas não o suficiente para morrer por ele. E, se alguma coisa não for feita, quem vai morrer (de novo) é ele.

Priscila Marina Koch

Chuvas 1

Publicidade

Parece que ninguém quer enfrentar o problema das chuvas de verdade. Governo estadual e municipal deveriam agir em conjunto e não ficar jogando a culpa um no outro ou em São Pedro ou no aquecimento global. Qual é a verdadeira situação dos canos de água, esgoto e drenagem pela cidade? Estamos todos cansados de escutar medidas sérias um dia depois da chuva e daqui a duas semanas ninguém mais lembra e cobra o serviço.

Margarete Hohmann

Chuvas 2

Os dramas das jornalistas Marleth Silva e Vânia Welte e de mais algumas centenas de curitibanos mostram que as dimensões das galerias são insuficientes para o escoamento normal das águas, constatação agravada com o estúpido costume popular de achar que calçadas e canais são depósitos de lixo (Gazeta, 21/11). Razão teve Requião quando prefeito ao receber comissão de moradores que foram lhe pedir ajuda, "pois os rios tinham invadido suas casas" e ouviram como resposta que, ao contrário, as casas haviam invadido os rios.

Parreiras Rodrigues

Publicidade

Chuva 3

Gosto dos artigos da jornalista Marleth Silva. Leio todas as semanas. Eles me fazem sentir mais perto de casa, já que moro na Itália. Depois ter o carro e a casa invadidos pela água, desejo à jornalista muita força e que continue a escrever sobre a nossa Curitiba, que, apesar dos defeitos, é uma cidade encantadora.

Angela Maria Malucelli

Aborto

Como sociólogo, sou a favor da legalização do aborto provocado no Brasil para que cesse a indústria clandestina do abortamento ilegal, que causa morte muita vezes não apenas do feto indesejado, mas da mulher que é mal assistida, principalmente as pobres (Gazeta, 16/11). Mas o aborto não deixa de ser um atentado a uma vida indefesa, e a postulante ao aborto deveria ser assistida psicologicamente antes de fazer a interrupção da gravidez para evitar transtornos.

Publicidade

Alaércio Flor

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

Publicidade