• Carregando...

Mídias Sociais

Coritiba

"Sempre as diretorias que assumem o Coritiba jogam a culpa em problemas financeiros; no entanto, o que a torcida sempre tem visto é a montagem de times medíocres sem nenhuma condição de disputar o título da suburbana. O problema financeiro não deve taxado como o único culpado; fosse assim, os times do interior de São Paulo jamais chegariam às finais. O que queremos não é um time de galácticos com salários astronômicos; queremos, sim, jogadores que tenham no mínimo disposição para entrar em campo e lutar até o fim do jogo."

Adalberto Siqueira, no Facebook, sobre declarações do presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade.

Bonsai

"Cuidar do bonsai é mais difícil que cuidar do cachorro."

Alessandra Weiber, no Facebook, sobre dicas para cuidar de bonsais.

Eleições

"Como se a baixaria fosse apenas no programa eleitoral e não em seus quatro anos de mandato."

Marcos Santana, no Facebook, comentando o editorial "Propaganda ‘propositiva’" (Gazeta, 24/10)

BR-376

"Duplicação pode ser a solução, mas os contratos foram tão bem feitos a favor das concessionárias, pode pôr na conta do Jaime Lerner essa culpa."

Marcos Mantovani, no Facebook, sobre a BR-376, estrada mais violenta do Paraná.

Corrente Cultural

"Achei bem fraquinho, vamos esperar para confirmarem as bandas curitibanas pra ver se isso salva."

Camila Serafim, no Facebook, sobre a programação da Corrente Cultural de Curitiba.

Sistema carcerário

"O governo deveria impedir o acesso dos presos aos aparelhos de telefone, e agora as operadoras é que vão ter de dar o jeito delas para bloquear o sinal dentro dos presídios? Só no Brasil mesmo!"

Júlio César Leal, no Facebook, sobre o "pacotaço" do governo estadual para as prisões.

Participe

Contribua você também com sua opinião para Gazeta do Povo.

• www.facebook.com/gazetadopovo

• twitter.com/gazetadopovo

• google.com/+gazetadopovo

Seria muito importante a Gazeta fazer uma reportagem para saber quem tem poderes para fiscalizar a Itaipu. Por ser binacional, até onde sei nem o Tribunal de Contas da União pode fiscalizar a Itaipu. Como são indicados seus diretores, quem são os seus conselheiros, como se reúnem, quanto recebem? Como são os contratos com empreiteiras? Como são remunerados os seus funcionários? São celetistas? Têm fundo de pensão, e como ele é formado?

João F. de Freitas Filho

Eleições 1

Para provar que as urnas eletrônicas são confiáveis, torna-se necessário que para cada dez urnas pelo menos uma seja escolhida por sorteio, no momento do início da votação, para que se faça na referida seção a votação por meio de cédulas de papel, evitando, assim, que urnas sejam previamente programadas para fraudes.

Devalmir Beletatti, Campo Mourão – PR

Eleições 2

A postura de Lula nos últimos dias tem sido a de uma pessoa completamente desequilibrada, encurralada e com medo, para quem todos os meios, inclusive os imorais, são válidos para tentar reeleger sua candidata. Felizmente o eleitor brasileiro é hoje bastante maduro e bem informado, e não será influenciado por falsos líderes na hora de escolher a melhor pessoa para comandar o nosso Brasil.

Cristóvão Lemos

Eleições 3

Muito bem formuladas as ideias de Adriano Codato e Fábia Berlatto em seu artigo (Gazeta, 24/10) a respeito do racismo sempre presente em nosso meio. No Brasil, tanto o preconceito racial quanto o social sempre existiram, ou existem há muito, embora muitas vezes latente. Apenas isso não é assumido, creio que por pura hipocrisia. É famosa a denominação de "baianos" dada pelo habitante do Sul-Sudeste a todo brasileiro de estados acima do Espírito Santo. Agora, por ocasião das campanhas eleitorais, FHC expôs essa ferida a todos ao dizer que o eleitor de Dilma é do Nordeste, portanto menos informado e mais pobre.

Antonio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo

Eleições 4

Sobre o artigo de Adriano Codato e Flávia Berlatto, claro que o ódio e intolerância ao capitalismo, às "elites", à classe média, aos brancos e aos empresários pode, não é mesmo?

Daniel Venturi

Lava Jato

Que tipo de "líderes" temos, que têm os maiores partidos em sua base aliada e também seu próprio partido envolvidos – conforme informações prestadas pela mídia – em desvios de verbas da Petrobras? Foram citados chefes de casas legislativas, ministros, e agora os dois supremos mandatários também foram mencionados. Fico perguntando como é que o Banco Central nunca detectou essas movimentações espantosas que tanto corruptos como corruptores efetuavam em suas contas bancárias.

Geraldo Buss

Trem Pé Vermelho

Nesse caso do Trem Pé Vermelho, não é novidade o governo do PT reduzir projetos do Paraná (Gazeta, 24/10), estado que tem uma das maiores produções do país, que repassa o quarto montante ao governo, resultado de seu trabalho, e que tem sido neste governo um dos últimos em valores a receber de verba orçamentária.

Paulo Walbach Prestes

Xenofobia

A imigração de pessoas ocorre geralmente por fatores econômicos, políticos ou catástrofes naturais. Brasileiros que trabalham na Inglaterra, por exemplo, sentiram o valor do salário cair por causa da imigração de pessoas do Leste Europeu, como poloneses, búlgaros, romenos e húngaros. O mesmo ocorre no Brasil, a economia e a falta de mão de obra faz as pessoas migrarem. Vai me dizer que foi o PT que convidou um monte de bolivianos para trabalhar em fábricas de confecção no interior de São Paulo?

Luiz C. Segantini

Vandalismo

Para combater esse tipo de crime que prejudica tanto a população, tem de colocar câmeras de vigilância e policiamento nos locais. Não adianta nada substituir cabos e lâmpadas se os bandidos roubam no dia seguinte. O correto é a prefeitura colocar seus guardas municipais nas regiões com mais furtos, de preferência à noite e com viaturas para ter chance de prender os bandidos. O que adianta a Guarda Municipal se ela não protege o patrimônio público municipal?

Cicero Roberto Kruke Lachowski

Trânsito

As obras da Avenida Iguaçu têm menos de dez anos. É um absurdo ter de fazer reformas de tal monta na mesma. De duas uma: ou foram mal feitas, ou foram mal projetadas. Mais uma vez o dinheiro do contribuinte vai para o ralo das empreiteiras e corruptos deste pais. Toda obra pública executada, principalmente construções e vias de tráfego, deveria ter garantias de qualidade para podermos exigir reparações sem custo para o governo.

Edson Lincoln Florscuk

Educação

Felizmente, hoje em dia a tecnologia está muito avançada, entrando até mesmo nas salas de aula. É muito importante que haja esta relação, pois com o uso de computadores, tablets e outros aparelhos eletrônicos, as aulas se tornam mais dinâmicas e também compreensivas, aperfeiçoando até mesmo o campo de conhecimento dos jovens estudantes. Eu, como aluna, prefiro um professor que conheça os recursos do computador e da internet. Minha confiança é maior nestes docentes. A internet ajuda tanto na educação dentro da escola como também em casa, como no caso das videoaulas: alguns alunos aprendem melhor assim que em sala de aula, pois com o vídeo o aluno tem controle, podendo pausar e voltar.

Giovanna Marques, Paranaguá – PR

Aposentados

As reclamações de aposentados em relação aos seus proventos exigem muita reflexão. Que começa pela necessidade de organizações sindicais reunirem seus representados para discutir encaminhamentos, o principal deles sendo a apresentação de reivindicações, como o porcentual de reajuste a ser colocado no Orçamento federal. Como em uma campanha salarial. Sem dizer quanto quer ganhar, o aposentado tem sofrido grandes prejuízos a cada ano. Ainda está em tempo de cobrar emendas ao orçamento, mas não de forma isolada, e sim na sua entidade representativa.

Uriel Villas Boas, Santos – SP

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]