Sem tirar razão do colunista político Celso Nascimento, quero registrar que discordo do raciocínio conjeturado em sua coluna de 12/03 (sobre a permanência do senador Alvaro Dias no PSDB). É um ponto de vista que pode, incorretamente, induzir o leitor a pensar no enfraquecimento do prefeito Beto Richa. Penso que se o senador Alvaro Dias apoiar a reeleição do prefeito em 2008 e receber apoio do prefeito em 2010, para governo do estado, em 2014 Beto Richa poderá disputar o governo do estado com apoio de Alvaro. Nesta arquitetura estratégica, a formatação de uma dupla imbatível é bastante provável.
Marco Alzamora, arquiteto e urbanistaCuritiba PR
Invasões
Parece estar aberta a nova temporada de invasões de terras alheias, que acontecem impunemente pelos movimentos eufemisticamente chamados de sem-teto ou sem-terra, mas que na verdade estão mais para sem-lei e sem-medo. É revoltante saber que esse pessoal é amparado pelos programas sociais do governo federal com cestas básicas, bolsa-família e outros incentivos, responsáveis pela profissionalização de boa parte dos invasores na arte de viver sem precisar trabalhar. A invasão de áreas no Campo Comprido (notícia de 8/3) parece ser a bola da vez. É muito cômodo, para quem já se acostumou com a "vista grossa oficial", ocupar essas áreas sem pagar um único centavo.
Rubens Santos, empresárioCuritiba PR
Bush 1
A missão do presidente Bush no Brasil está cumprida: assinou os contratos de seu interesse e deixou para 2009 a redução das taxas do álcool. Por fim, comemorou tocando chocalho. A impressão é a de que estamos retornando ao ciclo do açúcar. Que os nossos políticos não se iludam com os tratados. As ações de Bush são meramente políticas e unilaterais.
Felipe Luiz Peixoto de Mattos, estudanteCuritiba PR
Bush 2
Tive vergonha ao ver um cidadão brasileiro protestando contra a visita do presidente dos EUA. George W. Bush defende os interesses do seu país. Temos que protestar contra nós mesmos. Por que não protestaram dessa maneira com o escândalo do mensalão, das ambulâncias, etc?
Bruno FurquimCuritiba PR
Acidentes
Decidiram retirar os jacarés do Parque Barigüi. Riscos às crianças? Alguns delegam a educação e segurança dos seus filhos ao "deus dará". Pais em horário de lazer com seus filhos, na praia e parques alguns apenas batem papo bebericando com amigos, enquanto suas crianças se perdem na multidão. A culpa não é do jacaré pela morte do cão e sim do dono que não o manteve na coleira como a lei determina. Se as crianças contarem com a atenção dos pais não serão vítimas dos jacarés, tampouco serão riscos para a sociedade quando crescerem. O jacaré deveria continuar no Parque Barigüi.
Irineu Queiroz dos Santos, administrador de imóveisCuritiba PR
Serviço interrompido
Gostaria de entender o porquê de a reforma no viaduto da Marechal Floriano ter sido paralisada. Acredito que a obra, necessária, deveria ter sido planejada de forma a iniciar e ser concluída no menor prazo possível devido aos transtornos causados ao tráfego da região. A impressão que nos passam é de que querem "mostrar serviço" e deixar o ambiente em obras por mais tempo do que o necessário.
Guy Everson WolffCuritiba PR
Diferença
Leitor assíduo do professor Belmiro Valverde, digo que me emocionei com seu relato contido no tema "Máquina do Tempo" (edição de 11/3), pois sou seu contemporâneo e também vivi aqueles problemas. O leitor que escreveu "Lost e o Paraná" (Coluna do Leitor de 11/3) também foi muito feliz. Ele conseguiu fazer um paralelo que provocou risos (meus e de meu filho de 21 anos), dadas as coincidências, verdadeiras, que inteligentemente colocou. Aqui no Paraná, como ele disse, tudo é culpa dos "outros".
Guaracy V. F. Neves, aposentadoCuritiba PR
Centenário
O Colégio Cajuru, hoje Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, prepara-se para comemorar 100 anos. Nós, ex-alunos, compartilhamos dessa alegria. Aos 5 anos já freqüentava o jardim de infância, uma mudança radical na vida de uma criança saída do interior do Paraná. O contato com as irmãs e a abordagem de uma educação cristã nos conduziram a uma educação voltada para os valores. O colégio deixou marcas indeléveis em nossas personalidades, frutos da qualidade de um processo educativo de qualidade desta instituição secular. Parabéns!
Carmen Lúcia Rigoni, historiadoraCuritiba PR
Água
Até quando teremos tanto desperdício de água em Curitiba, sem que as autoridades competentes tomem alguma providência? Vejo todos os dias muitas pessoas lavando calçadas, usando a mangueira como vassoura, sem se importar com a breve escassez da água no mundo. Há muitas maneiras de economizar água: utilizar a água da lavagem de roupa para as calçadas, não deixar a torneira aberta para lavar a louça, etc. Não se trata de quem paga a conta, mas sim do uso racional de um bem cada vez mais precioso. O seu desperdício tem conseqüências. Cada setor da economia e cada fatia da sociedade têm sua parcela de responsabilidade. Sugiro que sejam feitas campanhas (tevê e jornais) para conscientização da população que ainda não acordou para o futuro catastrófico do nosso planeta.
Chrystiane Cordeiro dos SantosCuritiba PR
Voto secreto
"É muito importante para o eleitor acompanhar a atuação de seus eleitos. Se o voto é secreto, como vou saber se o legislador realmente me representou em sua função? Como vou poder cobrar atuações diferentes do meu deputado se não sei o que ele está fazendo com seu voto, que na realidade é meu também? Fim do voto secreto já."
Kris KnobayCuritiba PR
***
Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Deixe sua opinião