• Carregando...

Sem tirar razão do colunista político Celso Nascimento, quero registrar que discordo do raciocínio conjeturado em sua coluna de 12/03 (sobre a permanência do senador Alvaro Dias no PSDB). É um ponto de vista que pode, incorretamente, induzir o leitor a pensar no enfraquecimento do prefeito Beto Richa. Penso que se o senador Alvaro Dias apoiar a reeleição do prefeito em 2008 e receber apoio do prefeito em 2010, para governo do estado, em 2014 Beto Richa poderá disputar o governo do estado com apoio de Alvaro. Nesta arquitetura estratégica, a formatação de uma dupla imbatível é bastante provável.

Marco Alzamora, arquiteto e urbanistaCuritiba – PR

Invasões

Parece estar aberta a nova temporada de invasões de terras alheias, que acontecem impunemente pelos movimentos eufemisticamente chamados de sem-teto ou sem-terra, mas que na verdade estão mais para sem-lei e sem-medo. É revoltante saber que esse pessoal é amparado pelos programas sociais do governo federal com cestas básicas, bolsa-família e outros incentivos, responsáveis pela profissionalização de boa parte dos invasores na arte de viver sem precisar trabalhar. A invasão de áreas no Campo Comprido (notícia de 8/3) parece ser a bola da vez. É muito cômodo, para quem já se acostumou com a "vista grossa oficial", ocupar essas áreas sem pagar um único centavo.

Rubens Santos, empresárioCuritiba – PR

Bush 1

A missão do presidente Bush no Brasil está cumprida: assinou os contratos de seu interesse e deixou para 2009 a redução das taxas do álcool. Por fim, comemorou tocando chocalho. A impressão é a de que estamos retornando ao ciclo do açúcar. Que os nossos políticos não se iludam com os tratados. As ações de Bush são meramente políticas e unilaterais.

Felipe Luiz Peixoto de Mattos, estudanteCuritiba – PR

Bush 2

Tive vergonha ao ver um cidadão brasileiro protestando contra a visita do presidente dos EUA. George W. Bush defende os interesses do seu país. Temos que protestar contra nós mesmos. Por que não protestaram dessa maneira com o escândalo do mensalão, das ambulâncias, etc?

Bruno FurquimCuritiba – PR

Acidentes

Decidiram retirar os jacarés do Parque Barigüi. Riscos às crianças? Alguns delegam a educação e segurança dos seus filhos ao "deus dará". Pais em horário de lazer com seus filhos, na praia e parques alguns apenas batem papo bebericando com amigos, enquanto suas crianças se perdem na multidão. A culpa não é do jacaré pela morte do cão e sim do dono que não o manteve na coleira como a lei determina. Se as crianças contarem com a atenção dos pais não serão vítimas dos jacarés, tampouco serão riscos para a sociedade quando crescerem. O jacaré deveria continuar no Parque Barigüi.

Irineu Queiroz dos Santos, administrador de imóveisCuritiba – PR

Serviço interrompido

Gostaria de entender o porquê de a reforma no viaduto da Marechal Floriano ter sido paralisada. Acredito que a obra, necessária, deveria ter sido planejada de forma a iniciar e ser concluída no menor prazo possível devido aos transtornos causados ao tráfego da região. A impressão que nos passam é de que querem "mostrar serviço" e deixar o ambiente em obras por mais tempo do que o necessário.

Guy Everson WolffCuritiba – PR

Diferença

Leitor assíduo do professor Belmiro Valverde, digo que me emocionei com seu relato contido no tema "Máquina do Tempo" (edição de 11/3), pois sou seu contemporâneo e também vivi aqueles problemas. O leitor que escreveu "Lost e o Paraná" (Coluna do Leitor de 11/3) também foi muito feliz. Ele conseguiu fazer um paralelo que provocou risos (meus e de meu filho de 21 anos), dadas as coincidências, verdadeiras, que inteligentemente colocou. Aqui no Paraná, como ele disse, tudo é culpa dos "outros".

Guaracy V. F. Neves, aposentadoCuritiba – PR

Centenário

O Colégio Cajuru, hoje Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, prepara-se para comemorar 100 anos. Nós, ex-alunos, compartilhamos dessa alegria. Aos 5 anos já freqüentava o jardim de infância, uma mudança radical na vida de uma criança saída do interior do Paraná. O contato com as irmãs e a abordagem de uma educação cristã nos conduziram a uma educação voltada para os valores. O colégio deixou marcas indeléveis em nossas personalidades, frutos da qualidade de um processo educativo de qualidade desta instituição secular. Parabéns!

Carmen Lúcia Rigoni, historiadoraCuritiba – PR

Água

Até quando teremos tanto desperdício de água em Curitiba, sem que as autoridades competentes tomem alguma providência? Vejo todos os dias muitas pessoas lavando calçadas, usando a mangueira como vassoura, sem se importar com a breve escassez da água no mundo. Há muitas maneiras de economizar água: utilizar a água da lavagem de roupa para as calçadas, não deixar a torneira aberta para lavar a louça, etc. Não se trata de quem paga a conta, mas sim do uso racional de um bem cada vez mais precioso. O seu desperdício tem conseqüências. Cada setor da economia e cada fatia da sociedade têm sua parcela de responsabilidade. Sugiro que sejam feitas campanhas (tevê e jornais) para conscientização da população – que ainda não acordou para o futuro catastrófico do nosso planeta.

Chrystiane Cordeiro dos SantosCuritiba – PR

Voto secreto

"É muito importante para o eleitor acompanhar a atuação de seus eleitos. Se o voto é secreto, como vou saber se o legislador realmente me representou em sua função? Como vou poder cobrar atuações diferentes do meu deputado se não sei o que ele está fazendo com ‘seu’ voto, que na realidade é meu também? Fim do voto secreto já."

Kris KnobayCuritiba – PR

***

Gazeta do PovoPraça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 – Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472

leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]