• Carregando...

Sou empresário do ramo de alimentação e posso afirmar que, se por um lado há jovens sem emprego e escola, também sofremos com a falta de candidatos ao trabalho (Gazeta, 21/12). Temos aproximadamente cinco vagas disponíveis em mais de uma função há pelo menos três meses e não conseguimos preencher. Pagamos 30% acima do piso com vale-mercado, alimentação, transporte etc., mesmo assim a dificuldade é imensa. Quando conversamos com parceiros do mesmo ramo ou similar, verificamos que a dificuldade é a mesma.

Robson Caffaro

Escola pública

Tratando do assunto educação, é importante que a colaboração esteja ampliada desde o Estado, governante, representantes do povo, sociedades e alunos. Antropologicamente a escola representa o conhecimento, a aquisição de princípios, caráter e também cultura e vivência. A sociedade deve no âmbito escolar proporcionar a pequena curiosidade de nossos jovens com relação ao seu ambiente de estudo, proporcionando encontros, cursos e a criação de projetos delegando aos estudantes a satisfação da presença.

Stela Antunesa

Argentina

A "democratura" Argentina está de parabéns. Deu mais um passo em prol do totalitarismo com o empastelamento do jornal liberal "El Clarín", último baluarte democrático da imprense livre do vizinho país amigo.

Domingos Mansani

Ciclofaixa 1

A notícia de que a ciclofaixa da Marechal Floriano tem metade da largura anunciada mostra o respeito que a administração pública tem com o povo (Gazeta, 21/12). A largura é a metade de que deveria ser, mas o valor gasto com certeza é o dobro do valor que custaria!

Edson S. Andrade

Ciclofaixa 2

Sugiro auditorias para verificar a aplicação dos recursos nessa ciclofaixa da Marechal Floriano. Até porque R$ 1,6 milhão sem contrapartida para praticamente pintar faixas é muito dinheiro envolvido.

Mauro Majczak

UFPR centenária

É muito importante que a Gazeta do Povo esteja cobrindo as comemorações dos 99 anos da Universidade Federal do Paraná. Além de ter sido a primeira universidade do Brasil, a UFPR foi elemento decisivo para a construção da identidade do Paraná e ofereceu oportunidades de acesso a uma carreira diferenciada a pessoas que não poderiam estudar fora de seu estado natal. Para quem viveu a evolução da UFPR, parece, entretanto, estranho que não tenham sido mencionadas, pela Gazeta do Povo, as transformações ocorridas na gestão do reitor professor doutor Flávio Suplicy de Lacerda que fez construir alguns espaços adequados para a expansão da UFPR e, até hoje, esses locais são cartões de visita de nossa casa. Nessa relação estão nosso Hospital de Clínicas, a Reitoria, com seu belo auditório, e o Centro Politécnico.

Clotilde de Lourdes Branco Germiniani

Caso Derosso 1

O povo brasileiro ainda é alienado politicamente, não sabe o quão grave é o crime de corrupção. Num país onde quem tem poder e dinheiro não vai preso, eu deixo em aberto uma pergunta: será que quem integrou a referida CPI possui a devida isenção moral que o ato requer?

Luiz Carlos Hunzicker Junior

Caso Derosso 2

Infelizmente era o esperado! Todos os políticos, de todos os níveis, estão pouco se lixando com a opinião do povo. E podemos afirmar também que, enquanto esse povo tiver o intuito de "levar vantagem em tudo", os políticos estarão isentos de qualquer punição.

Onadir Rui Scholz

Caso Derosso 3

Era evidente o desfecho final sobre a CPI do Derosso. Estava certa a vereadora Renata Bueno quanto à sua nãooitiva no processo, uma vez que ela teria certeza de que a opinião já estaria formada pela comissão e foi. Certamente mais de 90% da população de Curitiba esperava o acontecido. Mais um conto de fadas para não dizer outra coisa.

Neilor Liberato Souza

Caso Derosso 4

Eu gostaria de sugerir a mudança do significado da sigla CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para Comissão Permanente de Impunidade, pois essas comissões só servem para políticos se promoverem na mídia, pois sempre acabam em pizza e a impunidade reina, seja nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas ou no Congresso. Não passa de um verdadeiro circo armado para enganar a população.

Luciano Della Coletta

Caso Derosso 5

Enquanto os políticos forem investigados por políticos, as CPIs não terão validade nenhuma. Mais uma vez os vereadores mostraram que estão ali para tirar proveito dos seus cargos e não para servir à cidade. Até quando veremos isso?

Glauco Moura

Multas da Urbs

Se a lei que criou a Urbs é inconstitucional, então, cometeu-se um ilícito por meio do qual milhões foram subtraídos dos munícipes e fica por isso mesmo? Os bens dos cidadãos foram retirados com fraude e não haverá ressarcimento? Ora, que a Urbs tenha seus bens e contas bancárias bloqueadas, pois o Judiciário não pode privilegiar a corrupção.

Alvaro Pereira de Souza

Corregedorias e CNJ

De certa forma não há surpresa sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal em impor limites à atuação do Conselho Nacional de Justiça (Gazeta, 20/12). Afinal, desde as históricas capitanias hereditárias a Justiça no Brasil é um artigo de luxo, ou seja, ela existe, mas não é para todos. Ao mesmo tempo há que se compreender que juízes de direito protegem juízes de direito. É o chamado corporativismo.

José Luciano Ferreira de Almeida

• • • • • • •

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]