Mídias sociais

Obras da Copa

"Todos sabem o que aconteceu: é o ‘custo Brasil’, com os oportunistas de plantão e as quadrilhas disfarçadas de empreiteiras dando o ar da graça e deixando os brasileiros sem graça!"

Anderson da Luz, via Facebook, sobre as obras da Copa em Curitiba, que custarão o dobro do previsto.

Regulamentação da mídia

"Era o que faltava! Cadê a democracia? Ah, esqueci que ela existe somente quando há interesse..."

Ani Cristina Guimarães, via Facebook, comentando o editorial sobre os perigos do chamado "controle social da mídia".

Leitura na prática

"O incentivo à leitura deve começar cedo e os pais não podem deixar essa tarefa restrita ao âmbito escolar. A leitura não pode ser apresentada à criança como uma obrigação, mas como fonte de prazer, diversão e novas descobertas."

Ana Paula Dmetriv, via Facebook, sobre a série de reportagens sobre a leitura publicada pela Gazeta do Povo.

* * * * *

Contribua você também com sua opinião por meio da página da Gazeta do Povo no Facebook www.facebook.com/gazetadopovo ou do perfil no Twitter twitter.com/gazetadopovo

CARREGANDO :)

Acredito que a culpa pelo alto índice de jovens sem trabalhar e nem estudar (Gazeta, 22/10) seja das leis trabalhistas, que determinam que o jovem só pode começar a trabalhar com 16 anos. A lei precisa mudar. Até o Conselho Tutelar não deixa os filhos ficarem com os pais no local de trabalho, desestimulando os jovens.

Marcelo Miguel Brolhani, Campo Largo – PR

Publicidade

Mensalão

Assistindo ao julgamento da Ação Penal 470, sobre a leitura dos votos dados pelas ministras Rosa Weber e Carmen Lucia, julgando improcedente a ação que pede a condenação dos réus José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, entre outros, pude entender que para caracterizar formação de quadrilha se faz necessário que os quadrilheiros tenham CNPJ.

Humberto de Luna Freire Filho, médico, São Paulo – SP

Eleição

Curitiba sempre teve muita sorte com seus candidatos a prefeito. Não temos hoje de decidir entre o bom e o ruim, mas apenas entre dois candidatos que se opõem apenas por suas ideias e modo de implementá-las. Pela história pessoal e desejo fundamental de, se eleito, realizar os sonhos que lhes parecem os melhores para nossa cidade, tanto Ratinho Jr. quanto Gustavo Fruet são excelentes candidatos.

Publicidade

Harry Françóia

Prioridades de governo

A educação deve ser a prioridade da próxima gestão municipal (Gazeta, 20/10). Jamais um país se deu bem sem ter investido na educação. A recíproca também é verdadeira: baixo IDH, corrupção e miséria sempre andaram de mãos dadas com a falta de investimento nesse setor. Só políticos mal-educados não percebem isso.

José Antonio Buher Machado

Regulamentação da mídia 1

Publicidade

O editorial sobre os censores petistas (Gazeta, 21/10) mostra o quanto o PT quer impor sua censura à imprensa brasileira, escondendo a verdade do povo. Esse partido, que lutou contra a ditadura, mostra que é pior que a ditadura militar, e que estão querendo impor à base de mordaça o silêncio. O PT não deveria se chamar Partido dos Trabalhadores, mas Partido da Truculência.

Tadeu da Silva Raimundo

Regulamentação da mídia 2

Oportuno abordar a obsessão dos petistas em conseguir controlar a mídia. Basta olhar para a história para se certificar de que ditadores sempre começam assim. Ou analisar as atuais ditaduras ostensivas ou disfarçadas. Precisamos ser escoteiros para "estar sempre alertas".

Eloy Oto Schneider

Publicidade

Obras da Copa

A real razão de o valor das obras da Copa ter dobrado (Gazeta, 21/10) é a falta de planejamento nas administrações públicas. Os políticos trocaram o planejamento estratégico pela política de poder. Essa postura não é fortuita, é pensada para que tais discrepâncias possam acontecer.

Maugham Zaze

Pichação

Pichar é crime e pronto. Os muros, as paredes e monumentos possuem proprietários. Pichar não passa de uma explícita demonstração de ignorância e atraso, como mostra a reportagem (Gazeta, 21/10). Falta aos agentes administrativos intervir com vontade e punir com rigor. Assim como a cola de sapateiro, os tubos de tinta spray deveriam ter venda controlada.

Publicidade

Paulo Lugli, economista

Lei de Inovação

Sobre a reportagem que prevê o modelo sul-coreano para o Paraná (Gazeta, 21/10), penso que se já não há empregos interessantes para engenheiros eletrônicos e da computação fora de São Paulo, como é que profissionais com mestrado e doutorado vão trabalhar na indústria? A grande maioria dos engenheiros está trabalhando nas áreas de vendas ou comercial das empresas, que somente importam produtos e não fazem nada aqui no Brasil.

Luiz Alberto Pasini Melek

Armadilhas do varejo

Publicidade

As redes norte-americanas que exploram os supermercados centrais de Curitiba, onde não há concorrência, executam perfeitamente essa estratégia de deixar o cliente uns 20 minutos nas filas, cercado por mercadorias supérfluas, para induzi-los a compras desnecessárias e aumentar o faturamento (Gazeta, 20/10). Qualquer aluno de marketing pode visitar um supermercado no Centro de Curitiba e fazer seu trabalho de pós-graduação sobre esse tema com sucesso.

Roberto Novaes Jr.

Meio ambiente

O próximo prefeito de Curitiba precisa ter visão para entender que investir em meio ambiente resgata a qualidade de vida da população, colocando o município novamente na vanguarda no que se refere à gestão ambiental municipal. Também precisa de coragem para implementar um plano de desapropriações e ações fiscalizadoras e envolver o estado e a Região Metropolitana de Curitiba no planejamento, execução e gestão.

Péricles Alves Pinto

Publicidade

Paulo Freire

Paulo Freire é o teórico da pedagogia mais citado no Brasil, mas muito pouco lido e praticamente nunca aplicado. Acusar Paulo Freire pelas mazelas educacionais em que vivemos demonstra muito pouco conhecimento de nossa realidade escolar e um reducionismo teórico exacerbado. Uma obra tão grandiosa como a de Freire não cabe em uma coluna de jornal.

Sebastião Donizete Santarosa, professor

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Publicidade