Acredito que o desfecho da Operação Lava Jato será tão melancólico e frustrante como foi o processo do mensalão (Gazeta, 14/5). Depois de muitos recursos, embargos infringentes e tantas outras ações protelatórias que as nossas leis permitem, o resultado será pouco empresários condenados, menor ainda será a quantidade de políticos responsabilizados, os quais, provavelmente, cumprirão as suas penas em regime semiaberto.
Lava Jato 2
Onde estão as provas cabais em relação à Operação Lava Jato? O doleiro fez afirmações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas não tinha provas? E o que dizer sobre a cunhada de João Vacarri Neto? Ela foi confundida com a irmã.
Lava Jato 3
Se a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, colocou em xeque o cálculo das perdas com os desvios da estatal, pode significar que o recente balanço divulgado pela empresa foi vendido para todos nós como gato por lebre. A estatal deveria ter sofrido uma intervenção radical em sua administração, interditando qualquer influência do Planalto – pelo menos até que se concluam as investigações da Operação Lava Jato.
Greve dos professores 1
Ninguém do governo do Paraná está preocupado com os alunos sem aulas. Os filhos deles estudam em escolas particulares. As crianças e adolescentes da rede pública estadual já perderam o ano letivo. Vão repor como as aulas? Aos sábados e domingos? Claro que não. Estou indignada com essa situação.
Greve dos professores 2
A greve dos professores continua. Percebe-se, entretanto, que estão radicalizando, o que em nada contribui para a solução do impasse. Os dois lados se esquecem do prejuízo que estão causando aos alunos. Penso que falta bom senso.
Greve dos professores 3
Apoio a decisão dos professores em continuar com a greve. Eles têm coragem e lutam por um direito que não é só deles. Quantas pessoas enfrentaram balas de borracha, cães, gás e bombas para lutar por uma educação melhor? Enquanto isso muitos de nós ficam em casa assistindo à televisão e reclamando. Professores e apoiadores da greve, meus parabéns.
Dia do Gari 1
Nosso profundo respeito e um ressonante parabéns a todos os responsáveis pela limpeza pública urbana (Gazeta, 15/5). Vocês são mais do que especiais como pessoas e pelo fato de, indiretamente, corrigirem os egoístas – aqueles que só pensam em si e lançam os resíduos em qualquer lugar, sem saber quais serão as consequências. O trabalho de vocês evita que o meio ambiente seja mais degradado. Obrigado e parabéns.
Dia do Gari 2
Tudo de bom para os profissionais da coleta e da limpeza pública. Desempenham um papel fundamental em nossa sociedade. Não vivemos sem vocês.
Meio Ambiente
Em relação à mensagem enviada à Coluna do Leitor da Gazeta do Povo (9/5) sobre pesquisas com a araucária, gostaríamos de convidar o senhor Antonio Celso Souza a visitar nosso site e conhecer algumas pesquisas realizadas com esta importante espécie florestal (www.embrapa.br/florestas). Atualmente, conduzimos diversos projetos de pesquisa envolvendo a araucária. Além disso, há mais de 30 anos mantemos em nossa base física, em Colombo (PR), o maior banco genético, com exemplares de todas as regiões de ocorrência da espécie no Brasil. Colocamo-nos à disposição para eventuais dúvidas.
HSBC 1
O HSBC é fomentador de demanda de mão-de-obra na área tecnológica (Gazeta, 14/5). Se o banco realmente for vendido, traria uma evasão intelectual e um retrocesso de muito do que foi desenvolvido nas últimas décadas com o Tecnopark e o Parque de Software. Sou cliente do banco, que comprou o Bamerindus, há mais de três décadas, e lamentaria muito a sua incorporação por outra instituição, principalmente se envolvesse uma sinergia com uma centralização em São Paulo.
HSBC 2
O HSBC contribui e muito para a economia de Curitiba. Gera muitas vagas de emprego em TI (tecnologia da informação). Se o banco for vendido, certamente, a economia local sentirá.