• Carregando...

A decisão do ministro Teori Zavascki vai de encontro aos interesses do povo. Tirar das mãos de Sergio Moro os processos judiciais da operação Lava Jato é andar na contramão da história. Sabemos da morosidade do trâmite dos procedimentos no STF. Se a decisão do ministro é legal, baseada no privilégio de foro dos deputados envolvidos, é hora de mudarmos o princípio de Direito que estribou a decisão. Que os ungidos pelos céus deixem de ter tais prerrogativas de foro especial, que não cabem mais nos dias de hoje.

Adonai Armstrong

Lava Jato 2

Como pode um ministro do STF precisar da opinião pública para justificar seus mandos e desmandos? Estamos reféns de atitudes incoerentes. Se todas as vezes que os senhores juízes na hora de tomar uma decisão precisarem de opiniões externas, então que se exclua o Poder Judiciário e façamos como na Idade Média ou no tempo de Jesus Cristo perguntando ao povo a quem condenar.

Luciano Atamanzuck

Mar territorial

Acabo de ler o brilhante relatório referente à campanha liderada pelo Movimento Pró Paraná sobre a proposta para que seja corrigido um erro histórico na demarcação dos limites do mar territorial paranaense. O trabalho, fundamentado em pareceres técnicos da OAB/PR, UFPR, Mineropar e API, propõe nova configuração geodésica, em linhas paralelas ao Equador, o que resultaria em aumentar o mar territorial do Paraná, o que trará imensos recursos para o nosso estado. Parabéns ao Movimento Pró-Paraná.

Armando de Souza Couto, ex-diretor da Embratur

Agronegócio

O PT sempre lutou contra o agronegócio. Apoiou e financiou o MST para invadir fazendas produtivas. E não é que agora a presidente Dilma para não perder apoio dos ruralistas, jorra dinheiro público e dá a entender que o PT é o responsável pelo bom resultado do setor? Mais um roubo descarado da tal "herança maldita de FHC"!

Beatriz Campos, São Paulo – SP

INSS

É inadmissível e inaceitável o desrespeito de um órgão federal como o INSS com o cidadão. No setor de regularização de obras, na agência da Rua João Negrão, não há um sistema de senhas para atendimento, nem mesmo um sistema preferencial para idosos ou grávidas. Quando questionadas, as atendentes ainda são indelicadas nas respostas.

Roberto Rodrigues

Copa do Mundo 1

É certo que a receita com a Copa do Mundo será generosa, mas não sabemos exatamente para o bolso de quem irá. Independentemente disso, agora é tarde para se evitar a Copa no Brasil. Os protestos deveriam ter sido feitos antes, na decisão sobre a candidatura do país para tal. Só nos resta receber bem nossos visitantes, educadamente, e depois manifestar nas urnas nossa indignação. Roupa suja se lava em casa, mas depois que a visita vai embora.

Neusa Maria Rosa Koladicz

Copa do Mundo 2

Em meio a tantas exigências da Fifa com relação a estádios, aeroportos, mobilidade – exigências que os governos têm de rebolar para atender – é de se lamentar que outros itens como a saúde pública, a educação e a segurança da população não tenham de se enquadrar nos padrões Fifa.

João Arnaldo de Oliveira

Impostos

Em visita aos Estados Unidos, constatei que nós brasileiros pagamos juros muito elevados, sem falar que os veículos no Brasil são os mais caros do mundo. Os juros para financiamento de veículos aqui hegam a 1,8% ao mês, enquanto que nos Estados Unidos são de 2,9% a 7% ao ano. E nem falo dos aparelhos eletrônicos, muito mais baratos no exterior.

Edson Luiz Rezende de Oliveira

Belas Artes 1

Maria José Justino em seu artigo "Sonho que se decanta" (Gazeta, 18/5) clamou os poderes constituídos para que se detenham sobre a imperiosa necessidade de a Escola de Música e Belas Artes possuir sua sede própria, já exausta de mendigar locais para o exercício das suas atividades. Eu me associo a esse clamor. A Academia de Cultura de Curitiba há anos tem implorando ao poder público um local para abrigar tantas quantas forem as entidades culturais sem-teto. Quiçá sejamos ouvidos para o bem da cultura curitibana e paranaense.

João Darcy Ruggeri, escritor

Belas Artes 2

Acho ótimo que a Embap se mude para o Centro de Criatividade do Parque São Lourenço. Moro há 30 anos na região e nunca o local esteve tão abandonado. Muito diferente de quando foi criado, o Centro de Criatividade está numa mediocridade que dá pena. Além disso, espaços da comunidade foram tomados por grupos de interesses alheios. Acredito que com a Embap voltaremos aos bons tempos de cursos de alto nível, mais segurança e melhorias do trânsito.

Inês K. de Castro, empresária

Cerco da Lapa

Discordo da posição do professor Renato Mocelin (Gazeta, 17/5) de que o episódio de resistência do Cerco da Lapa, no contexto da Revolução Federalista, teria sido "a guerra que salvou a pele do Marechal Floriano". Foi a resistência da Lapa, sob o comando do general Carneiro, que deu tempo a Floriano para receber a nova esquadra, vencer a revolta da Marinha e, com o Rio liberado, reunir tropas para investir contra os rebelados do Sul que, embora vitoriosos na Lapa não conseguiram avançar como pretendiam.

Rafael de Lala, conselheiro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná

Marcha para Jesus

A Marcha para Jesus, ao bloquear o trânsito com seus carros elétricos e som estridente, impediu o direito de ir e vir do trabalhador no sábado. O que se viu foi uma demonstração de falta de controle de trânsito. Não existia nenhum guarda municipal ou policial militar para controle nas vias.

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

Rodoferroviária

Se algum estrangeiro chegar a Curitiba através da Rodoferroviária vai estranhar ao ver a reforma do local. As calçadas estão inacabadas, sem policiamento visível, há apenas uma lanchonete. Ir caminhando à noite ao local é uma aventura arriscada. Pelo volume de passageiros atual, parece mais uma obra a ser inaugurada que não atenderá a demanda da cidade.

Luiz Fernando Zagonel Filho, engenheiro civil

Extraterrestres

Será que só nós habitamos esse imenso universo? Por que os americanos têm telescópios apontados para o céu a procura de sinais nos cosmos? E a Voyager carrega um disco com mensagens, sons e imagens dos terráqueos só por brincadeira? Os cientistas têm de analisar com muito critério esses fenômenos e tentar identificar os que podem ser reais e saber como repassar essa informação ao povo para não causar pânico em caso de comprovação.

Luciano Ribeiro Ayres

Dia da Vitória

Na Segunda Guerra Mundial, o Brasil participou com a Força Expedicionária Brasileira. Desde 1945, todo dia 8 de maio o mundo lembra o Dia da Vitória dos aliados. No Brasil, a data passou em branco, sem destaque. Em 2015, terão transcorridos 70 anos da participação da vitória da FEB na Europa. Pela importância da data, almejo que nossos pracinhas recebam uma mais candente lembrança da pátria, antes que eles todos tenham falecido.

Jorge Alberto Forrer Garcia

Estágio

Sou estudante concluinte do primeiro período de Direito e fui até a Defensoria Pública do Paraná solicitar a possibilidade de estagiar voluntariamente no órgão. Perplexo, recebi a informação de que estágio não remunerado ainda não foi regulamentado. Ao contatar profissionais do Direito, descobri que há anos há um projeto para regulamentar o estágio, mas o mesmo não sai do papel.

Paulo Vieira

Futebol

Sobre a matéria "Surpreendido, Petraglia ainda não buscou novo técnico para o Atlético" (Gazeta, 19/5) não vejo surpresa nenhuma. Desde sua chegada, o técnico mais parecia um escritor do que um treinador. Mas o que esperar um time falido, cansado, triste?

Maria Stephan

Segurança

Hoje em dia as pessoas têm medo de escolher profissões de risco por causa dos bandidos, mas devia ser diferente. Eu mesma quero ser promotora de Justiça. As pessoas dizem que é perigoso, mas eu quero ajudar a fazer justiça.

Natalia Oliveira

Desmilitarização

Eu não acredito que desmilitarizar a PM é a solução para melhorar a segurança pública no país, mas acho que a polícia deveria ser única, com um só comando. Os militares deveriam ficar focados em defender as divisas do país.

Sebastião Araujo Moreira

Barulho

Às vezes fico pensando que as pessoas constroem ou fazem reformas muito mais para incomodar os vizinhos e o os moradores mais antigos do que para ter um bom lugar para morar. Onde moro há uma verdadeira epidemia de construções e reformas. Antes, abria a janela do meu quarto e enxergava uma parte da cidade. Agora, vivemos em meio a dois sobrados com pouco sol e ventilação. Os novos moradores causam tanto barulho que até parece que as casas foram projetadas para tal fim.

Antonio C. Dino

* * * * * As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]