Investigações como a da Operação Lava Jato não eram comuns em tempos não muito distantes. E com isso as manipulações de contratos e concorrências em obras públicas eram e ainda são fatos corriqueiros. Os culpados por desviarem milhões e milhões da Petrobras, tanto os corruptos como os corruptores, serão punidos e os processos precisam servir de exemplo. Como será a repercussão das denúncias contra os empresários envolvidos e como ficarão as relações com outras áreas públicas? Ou será que a manipulação tem a ver apenas com os contratos da Petrobras?

CARREGANDO :)
Uriel Villas Boas, Santos - SP
CARREGANDO :)

Imposto de Renda

“Se eu, cidadão comum, receber R$ 3 mil por qualquer coisa e depositar em minha conta e não declarar o recebimento, a Receita Federal fará com que eu esclareça centavo por centavo, além de me multar e recolher o Imposto de Renda. Os políticos movimentam milhões e ninguém vê?”

André Camargo, via Facebook, sobre a declaração de Imposto de Renda.

Pacote anticorrupção

“É interessante que os cidadãos possam realmente entender que a culpa não recai exclusivamente sobre a presidente, mas também sobre o eleitor. É ele que elege os seus representantes nas três esferas do Legislativo .”

Maurício Tozetti, via Facebook, sobre o pacote anticorrupção do governo federal.

EstaR

O EstaR é regulamentado municipalmente, mas nada impende de uma lei estadual ou o Detran possibilitem a aceitabilidade em outras cidades. Comprar esses tíquetes cada dia fica mais difícil; você vem de outra cidade, não sabe onde comprar, não tem ninguém para vender e ganha uma multa. É no mínimo incoerente.

Elias Junior Minasi, via Facebook, sobre o estacionamento regulamentado em Curitiba.

Greve em quadrinhos

Parabéns à Gazeta do Povo pela linda história real da greve em quadrinhos (Gazeta, 19/3). Fiquei emocionada. Parece que eu era uma das personagens dessa historinha.

Cle Scherpinski, via Facebook.

Lava Jato 2

Valores éticos e morais recebidos durante a infância e adolescência, no lar e na escola criam adultos conscientes. Cidadão é aquele que goza de todos os seus direitos, mas, para poder desfrutar deles, cumpre e faz cumprir as normas e regras da convivência em sociedade. Não deve fazer aos outros integrantes dessa comunidade o que não quer que lhe seja feito. Normas e regras burladas devem ser punidas pelo Judiciário, garantindo-se a ampla defesa. Se todos cumprissem a sua parte, teríamos um país melhor. Parabéns o juiz Sérgio Moro e equipe por estarem cumprindo o seu papel. Que essa atitude se reflita na sociedade e faça com que outros cumpram seus papéis.

Publicidade
Vilmar Kurzlop

Protestos 1

Tenho visto muita gente criticar a manifestação de 15 de março por contar com um grande número de pessoas da “elite” e até gente que apoia a volta do regime militar. Dizem que não havia manifestantes da periferia. Estive lá e vi pessoas de todas as classes e opções políticas. Só não vi aquelas que apoiam a censura aos meios de comunicação, as invasões e depredações de propriedades particulares e institutos de pesquisa e também aquelas que lutam pela extinção de determinados partidos políticos.

Ricardo Fantini, engenheiro civil

Protestos 2

Os movimentos ditos “sociais” acham que é de sua exclusividade as manifestações a favor da Petrobras e da reforma política. Mas essas são aspirações da totalidade da população. Isso na verdade demonstrou que quem apoia a estatal não tem bandeira.

Iria de Sá Dodde, Rio de Janeiro - RJ

Financiamento de campanha 1

Quem tem que financiar os partidos são os filiados, e não os nossos impostos – o que pode ocorrer caso haja o financiamento público das campanhas. É o mesmo que os clubes de futebol, pois devem ser os torcedores que os sustentem e não o BNDES. Era só o que faltava termos o financiamento público. Meus impostos não são para isso.

José Mendes

Financiamento de campanha 2

Quando um empresário ou banqueiro investe milhões em um candidato é porque ele vai querer algo em troca, se o político for eleito. A proposta de acabar com o financiamento de campanhas por interesses privados é exatamente para acabar com essa “compra” dos políticos. Sabe-se que ou ele aceita as exigências que seguem com essa doação ou fica sem ter como financiar a campanha.

Daniel Campos

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

Publicidade

Arcebispo

Seja bem-vindo dom José Antônio Peruzzo, o novo arcebispo de Curitiba. Sob as orientações do papa Francisco, venha para servir a Cristo e à Igreja. Estamos muito felizes com a sua chegada. Que Deus o abençoe e que Nossa Senhora da Luz dos Pinhais interceda em todos os seus pedidos e orações.

Maria José Claro de Souza

Amamentação

Quando eu era criança, amamentar em público era a coisa mais normal do mundo. E era uma época de ditadura no país, no qual e as liberdades eram tolhidas. Queria saber qual foi o momento histórico em que alimentar uma criança passou a ser ato passível de repreensão e constrangimento para a mãe e as outras pessoas. Em São Paulo, pretendem até criar uma lei para proibir que impeçam as mães de amamentar em público.

Gilberto Ferreira do Nascimento