Finalmente vem a público o que todo mundo já sabia, mas esperava ouvir do próprio Marcelo Odebrecht. Agora o admirável juiz Sergio Moro tem mais que provas para botar Lula e sua trupe na cadeia. Não adianta virem com ameaças de que sindicatos e outros pelegos vão defender o petista. Nós, trabalhadores honestos, pagadores de muitos impostos, é que vamos defender a Operação Lava Jato e todos os seu integrantes.
Sérgio Brugnolo
Lava Jato 2
Há de se tomar cuidado para não jogar todos os nomes citados na delação da Odebrecht na vala comum. Afinal, as delações estão sendo feitas por bandidos que estão atirando para todos os lados para reduzir suas penas. O razoável seria a divulgação de nomes apenas com as provas já evidenciadas, como é o caso do Aécio Neves, cujas contas e depósitos já foram identificados. Não nos esqueçamos: o ônus da prova é de quem acusa. Não se pode jogar uma história de vida no lixo apenas por palavras de bandidos, sem provas.
Élcio João Kolesky
Lava Jato 3
Diante da “delação do fim do mundo” da Odebrecht, os corruptos atingidos agem nos bastidores para editar lei descriminalizando o caixa 2, engessar as investigações criminais e sobreviver ao fervente ambiente político com a tal “lista fechada”. Se conseguirem, que o Ministério Público leve de imediato a questão ao STF, alegando inconstitucionalidade.
Aparecido Godoi Bueno
Corrupção
Quanto antes as pessoas pararem de defender o partido X ou Y quando o assunto é corrupção, maiores serão as nossas chances de escolher novos governantes sem que sejamos massa de manobra. Toda vez que nos tornamos massa de manobra, colocamos em risco nossa democracia, pois o ódio nos deixa cegos e capazes de agredir uns aos outros física e verbalmente, apenas por vertir a camisa vermelha ou azul.
Giselle Umezaki Chasco
Uber
Excelente editorial (Gazeta, 17/4). A paralaxe cognitiva no Brasil é a regra: as regulações e as licenças levam a um serviço ruim, como está comprovado pelos próprios aplicativos (não fosse assim, não teriam conquistado mercado). “Ah, mas se os taxistas são regulados, os aplicativos também devem ser”. Que tal desregulamentar os taxistas e deixá-los livres (inclusive das empresas que dominam 70% das licenças)? Aliás, táxis pagam menos impostos que o Uber.
João Queiroz
WikiLeaks
Assange só divulga segredinhos das potências ocidentais porque ele sabe bem o que pode lhe acontecer se revelar segredinhos dos russos. Corre o risco de ser picado por uma agulha que lhe injete uma substância radioativa capaz de causar uma morte lenta e dolorosa.
Gilberto Nascimento
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião