Assisti ao depoimento de Léo Pinheiro e tive pena. Diferente de Marcelo Odebrecht, uma águia ligeira, Léo Pinheiro parecia o bobo da corte de Lula. Ele confessou que ia pessoalmente resolver os problemas do sítio e do tríplex: um lacaio a serviço do rei. E era esperada uma contrapartida, que nem sempre vinha. Agora que a cadeia lhe tira o sono, ele fala. Passará a ser visto como um traidor por desnudar a farsa do amigo.

CARREGANDO :)

Izabel Avallone

Lava Jato 2

O advogado de defesa de Lula parece não ter ouvido direito as afirmações de Léo Pinheiro em seu último depoimento. O causídico cita um documento assinado por Pinheiro, no qual a OAS diz ser a dona do imóvel do Guarujá. Acontece que Léo Pinheiro jamais negou que a OAS era dona do imóvel, mas afirmou com todas as letras que o tríplex estava reservado para Lula e família, e que não seria negociado ou comercializado em hipótese alguma. Entendeu, ou precisa desenhar?

Publicidade

Mara Montezuma Assaf

Reforma trabalhista 1

Quem alega precarização do emprego formal com a reforma trabalhista esquece da realidade: quase 14 milhões de desempregados, mais de 20 milhões na informalidade ou subempregados e, entre os que estão em empregos formais, 2/3 ganham até dois salários mínimos por mês, e sendo sugados em até 50% por impostos. A luta real não é entre patrões e empregados, mas entre parasitas do Estado e trabalhadores do setor privado.

Ricardo Silva Pinto

Reforma trabalhista 2

Leis são feitas pressupondo que as pessoas não pensam. A relação empregador e empregado é simples: um precisa do outro. Se o empregador não oferece condições adequadas, o empregado simplesmente procura outro emprego, e sabemos que os melhores empregados nunca ficam sem emprego. Não é necessário criar tantos mecanismos para esta relação: o mercado é o melhor controle. Quando há muito Estado envolvido, tudo é muito complicado.

Roberto de Oliveira

Publicidade

Abuso de autoridade

A lei de abuso de autoridade tem a intenção de ser usada agora para outros fins, mas num futuro próximo precisaremos dela. Em nosso país não é incomum autoridades abusarem da sua condição. Devemos pensar melhor sobre essa lei.

Luiz Fernando Krause

Empreiteiras no exterior

Todas as obras feitas no exterior e financiadas com o dinheiro do BNDES (o metrô de Caracas; o Porto de Mariel, em Cuba; as hidrelétricas na África; o gasoduto no Uruguai) foram concluídas! Já as nossas obras, mesmo superfaturadas e sucessivamente aditivadas, ficam com seus esqueletos pelo meio do caminho.

Claudio Juchem