Doze anos de corrupção desenfreada levaram ao caos uma empresa que era considerada exemplo no segmento. Ações que chegaram a valer aproximadamente R$ 90 caíram para R$ 15. E, como já sabemos, nenhum dinheiro vai ser recuperado pois o nosso país é a terra da impunidade e o paraíso da corrupção. Como fica o acionista dessa empresa perante tanto desmando? Se querem moralizar este país, comecem já, apurando os responsáveis e punindo exemplarmente, e não fazendo de conta como com os mensaleiros.
Pedro I. Ceccon, Piraquara PR
Lava Jato 2
Este continua sendo o cenário do nosso país! Um país coordenado por pessoas corruptas, favorecendo empresários e sendo favorecidos. Uma minoria, mas com a ganância de querer se apossar do máximo possível, esquecendo do restante da nossa população.
Mário J. M. Cordeiro
Assembleia Legislativa 1
É vergonhoso ver deputados estaduais querendo usar dinheiro público para implementar uma aposentadoria complementar, enquanto a maioria da população terá de esperar anos para se aposentar e ganhar um mísero salário mínimo. Pensar que são esses nossos representantes é decepcionante! Se querem uma aposentadoria melhor, que tirem a contribuição privada do próprio salário!
Paula Marfil
Assembleia Legislativa 2
Deputados paranaenses querem criar fundo de pensão com dinheiro público. Judiciário aprova auxílio-moradia para todos os magistrados, mesmo para quem já tem casa própria. Se os que nos representam e promovem a justiça estão olhando apenas para seus próprios umbigos, o que esperar deles?
Acir João Cardozo,
São José dos Pinhais PR
Eleições 1
O editorial "Eleições e preconceito" (Gazeta, 9/10) expõe claramente o que vem ocorrendo nas mídias sociais. Um preconceito descabido e incompreensível para com os nordestinos. E dizer que os paulistas reelegeram um candidato comprometido com o racionamento de água, que pode chegar a um ponto de insolvência; escândalo com obras e verbas para o metrô e trens, entre outros menores, mas não menos importantes. Mas nem por isso podemos dizer que os paulistas são ignorantes.
Antonio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo
Eleições 2
Agora o PT fala em governo pra o futuro; por que não o fez antes? Tiveram 12 anos para pôr em prática, e só agora resolveram governar para o futuro? O povo não é mais bobo.
Ricardo Nogueira da Silveira
Eleições 3
Não consigo entender. Vídeo do Lula criticando o Bolsa Escola antes de ser eleito; Lula criticando os que são contra o Bolsa Família agora, defendendo a Dilma; dizem que Fernando Henrique, depois de presidente, disse que não escreveria o que escreveu antes de sê-lo. Será que para alcançar o poder vale tudo? Não importa quais sejam os meios para conseguir os fins?
Cayo Miguel Angel Martin Cristobal
Eleições 4
As duras críticas de Roberto Requião ao reeleito governador Beto Richa mostram seu despreparo e desequilíbrio emocional. Afirma em entrevista (Gazeta, 7/10) que é crítico dos desvios e dos roubos do PT, e que eles devem ser julgados, mas ao mesmo tempo vem afirmar que Dilma é mil vezes melhor que Aécio. Como eleitor, acho que Requião está de brincadeira com o povo brasileiro.
Artur Soares de Oliveira Júnior
Eleições 5
As manifestações do ano passado mostravam um povo descontente e raivoso com a condução de nosso país. Pois bem, de lá para cá a situação da saúde, educação e segurança ficaram ainda piores, além da corrupção na Petrobras, e mesmo com tudo isso o governo talvez seja reeleito?
Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul PR
Produção de veículos
Chegamos ao momento em que algumas montadoras estão dando férias coletivas a seus funcionários. Finalmente! Essa loucura de produzir e vender carros, entupindo nossas ruas, avenidas e estradas, poluindo nosso meio ambiente, um dia tinha de acabar. O próximo capítulo dessa novela, quem sabe, talvez seja um grande reajuste dos combustíveis, após o segundo turno das eleições, a fim de suprimir a defasagem do caixa da Petrobras, o que obrigará muita gente a deixar o carro na garagem.
Walter Bergasse
Binário
Fico abismado com a possibilidade de criarem um binário na Camões e Germano Mayer, que destruirá jardinetes no percurso. Esses locais representam pontos de convívio da população do bairro e fico sem entender o que a prefeitura deseja. Não posso entender como o prefeito pode endossar uma ação devastadora como essa, ele que fez questão de ir à posse de bicicleta. Ou ele mudou muito ou está pessimamente assessorado.
Oswaldo E. Aranha
Fundação Cultural
Os grupos artísticos devem ser ouvidos e opinar sobre as políticas voltadas para as artes e a cultura. Assim como em qualquer outra área, todos os diretamente envolvidos no processo deveriam ser representados e ouvidos na elaboração das políticas.
Eleni Stremel de Oliveira
Violência 1
Infelizmente novamente a nossa polícia mal preparada causa a morte de uma jovem. Cabe aos familiares ação contra o Estado, pois ele responde pelos atos de seus funcionários. Todos devem lembrar do episódio, há mais de 20 anos, em União da Vitoria. Atlético x Iguaçu, torcedores revoltados com a atuação do árbitro quiseram linchá-lo, e a polícia, desesperada, atirou para todo lado. Eu perdi um sobrinho que passava em frente do estádio, voltando da aula, e até hoje nada.
Hermes Carlos Bollmann
Violência 2
Vamos analisar com mais clareza a atual situação do país. O problema de toda essa criminalidade que vemos acontecendo não é causado pela polícia, podem colocar um PM em cada esquina e a criminalidade vai continuar. O que tem de acontecer é uma reforma séria na Constituição, reforma política acabando com mordomias dos políticos, reforma no Judiciário, também acabando com mordomias, e reforma no sistema de Justiça. Demonstrando punição séria, de cima para baixo, veremos um povo que se respeita.
Mauro Pedro Ribeiro de Castro
Inflação
Se o cidadão brasileiro, principalmente das classes mais desfavorecidas, não está adequadamente informado com relação à desconstrução pelo governo petista dos nossos fundamentos macroeconômicos, quando vai ao supermercado, principalmente comprando os produtos básicos, sente duramente os efeitos em seu bolso pela alta da inflação. Uma verdadeira bomba que o próximo governo vai precisar desatar! Caso contrário, todos os ganhos dos trabalhadores, com reajustes salariais acima da inflação, vão se perder pelas gôndolas dos supermercados, reajustes de IPTU, aluguel, mensalidade escolar etc. E esse indicador é só uma parte do prejuízo, uma vez que o governo Dilma, à luz do dia, desprezou debelar a alta da inflação.
Paulo Panossian, São Carlos SP
Rodovias
Para variar, o governo federal, ao contratar o pedágio para se omitir de sua obrigação em manter e ampliar as opções de tráfego já devidamente remunerado pelos impostos (IPVA), ainda se omite na fiscalização, que seria o mínimo, não obstante o inchaço de comissionados no Dnit.
Irineu Q. Santos
Idosos
O relato dos idosos que morreram com minutos de diferença no Rio Grande do Sul me fez chorar. Apesar da tristeza da partida para os familiares, o casal demonstrou sua lealdade e permaneceu junto, demonstrando que o verdadeiro amor não se abate.
Mônika Beatriz Marschner Mayer
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.