Agora a Operação Lava Jato chegou à Eletronuclear, responsável pela construção de Angra 3. Incrível como uma investigação vai levando a outra e o país passa a ter consciência do quanto se paga e de quanto se perde nessa teia de corrupção política e empresarial. Não adianta a presidente Dilma afirmar que a retração do PIB se deve à Lava Jato (Gazeta, 28/7), pois o que se teria desviado nos últimos anos é muito mais do que a queda de 1% do PIB.
Lava Jato 2
Uma situação que deve servir para reflexão é o caso envolvendo um dos delatados pelo doleiro Alberto Youssef na Operação Lava Jato. Ele foi absolvido pelo juiz Sérgio Moro por falta de provas e pode exigir reparação na justiça pelo período em que esteve preso. É perigosa a aceitação das afirmações de quem está sendo investigado e usa a delação para levar vantagem na redução da pena. E também não pode ser omitida que a divulgação de nomes dos delatados é como uma condenação antecipada – e sem o direito de defesa.
Protestos
Façamos uma manifestação sem políticos ou partidos. Todos eles têm envolvimento com a corrupção e com os desvios em maior ou menor grau. O brasileiro precisa ir às ruas contra todos os políticos e exigir o fim da corrupção, a diminuição do número de ministérios, cargos comissionados, senadores, deputados e vereadores. E os que ficarem que tenham um salário menor e que seja feito o corte radical de mordomias. O ideal seria paralisar totalmente o país em um dia de semana e mostrar que a grande maioria não aguenta mais essa situação. É preciso fazer uma verdadeira revolta popular – pacífica, sem violência e sem vandalismo. Temos de dar um basta à classe que só usa o nosso dinheiro.
Lula e FHC
Fernando Henrique Cardoso (FHC) está corretíssimo em não receber Luiz Inácio Lula da Silva (Gazeta, 28/7). Qualquer aproximação com o governo e com o PT deve ocorrer somente se for num debate aberto ao povo. O PT colocou o país nessa situação e tem duas saídas: resolver o problema, enxugar a máquina – cortando parte dos 39 ministérios e milhares de comissionados – ou entregar o bastão e pedir para sair. O partido fez com que as legendas da oposição passassem de adversárias políticas para inimigas. Tantas foram as vezes em que culparam FHC pela crise e usurparam conquistas de governos passados
“Escola para políticos”
Parabéns a Carlos Zanchi que escreveu para a Coluna do Leitor e sugeriu a ideia da formação para políticos (Gazeta, 27/7). Que seja permitido se candidatar a qualquer cargo público somente se o concorrente for aprovado e diplomado no referido curso para políticos.
CPI do BNDES
Concordo que é necessário trazer à luz todos os financiamentos feitos pelo BNDES. Mas é demais esperar que uma CPI – ainda mais comandada pelo deputado e presidente da Câmara Eduardo Cunha – traga algum resultado útil. É por isso que nós, eleitores, temos de assumir as nossas responsabilidades e colocar pessoas de bem para ocupar cargos no Executivo e no Legislativo.
Educação
A utilização dos clickers para a aplicação de desafios em sala de aula é uma grande sacada (Gazeta, 28/7). O professor consegue prender a atenção dos alunos e dá novas aplicações para ferramentas do cotidiano. Os estudantes não querem mais aprender apenas da forma tradicional. Parabéns ao professor.
Energia 1
Segundo a matéria “Energia barata de usinas devolvidas à União já chega às distribuidoras” (Gazeta, 28/7), a Copel não quis participar da renovação antecipada de concessões, em 2012, em condições muito parecidas com as que propõe agora. O governo do Paraná só não aceitou a renovação porque é do PSDB e o governo federal é do PT. Ele não tomou essa decisão levando em conta o que seria melhor para os paranaenses nem para a Copel; o que pesou foram os interesses partidários. E tenho certeza de que se as condições fossem inversas (PT no estado e PSDB no país) as mesmas atitudes seriam tomadas. Sempre se esquecem do bem-comum e pensam no melhor para os candidatos e partidos.
Energia 2
O governo sobe os preços da energia elétrica nas nuvens e argumenta que ela está escassa. Mas está praticamente desprezando as pequenas geradoras – 29 no total. Somando o quanto as pequenas unidades produzem, daria um bom montante.
Plano de saúde
Recebi a fatura do meu plano de saúde com aumento de 13,55%, mais uma cobrança retroativa do mesmo valor por três meses. A inclusão de serviços como nutricionista, serviços de home care e outros ajudam a explicar, mas não justificam o reajuste. As operadoras por meio dos seus e dos nossos representantes estão deixando os planos mais elitizados e inacessíveis para as pessoas que procuram uma alternativa ao serviço público. Essa política vem sendo confirmada pelos aumentos sistemáticos acima da inflação.
Colunista
Dá gosto de abrir a minha Gazeta pela manhã e encontrar a humanidade e a sensibilidade de Luís Henrique Pellanda.