• Carregando...

Acredito que a lei antifumo continuará sendo seguida porque o incômodo causado pelo fumo é algo instantâneo, imediato (Gazeta, 10/3). E agora quem se sente incomodado pode, imediatamente, fazer valer a aplicação da lei. Mas seria ótimo se outra lei, a do silêncio, também fosse respeitada da mesma forma. Essa, porém, não é algo que incomoda quem está em um bar. Ou seja, as pessoas só fazem questão que sejam aplicadas as leis para que um incômodo pessoal seja cessado, e não porque são realmente leis.

Marcus Rio Apa

Lei antifumo 2

Quando éramos crianças, nossas mães sempre nos alertavam para ficarmos longe do que eram, na época, os "três grandes vícios": a bebida, o jogo e o cigarro. Mas hoje parece que aqueles velhos conselhos só servem para o cigarro. Vejamos: a bebida alcoólica é "glamorizada" diariamente nas propagandas da tevê e em todos os capítulos da novela da vez. O jogo, é questão de tempo, será legalizado. O álcool e o jogo causam infinitamente mais males que o cigarro. O cigarro não é uma droga alucinógena. O álcool sim e o jogo é alucinante. O menos maléfico dos "três grandes vícios" se tornou o único vilão.

Marcos Schier

Lei antifumo 3

A fiscalização não pode afrouxar para que a lei não se desmoralize. A cultura de educação, gentileza e respeito pelo semelhante não fumante ainda levará algum tempo para sedimentar-se.

Valéria Prochmann

Gripe A 1

As crianças também devem ser imunizadas para que não haja propagação do vírus da gripe A, pois, se todos forem vacinados, o problema pode ser amenizado.

Luzia K. M. Ribeiro

Gripe A 2

Se pensarmos que o futuro da nossa nação depende das nossas crianças, então, para que esse futuro possa acontecer, devemos garantir que as crianças tenham os seus direitos preservados, com relação à imunização contra a gripe A.

Eduardo Jungles

Aeroportos

No retorno de voo internacional no início deste mês, constatei a falta de infraestrutura do Aeroporto Internacional de Guarulhos para receber um evento como a Copa do Mundo de futebol. Para estacionar a aeronave foram 40 minutos, e para pegar as malas na esteira ultrapassada, levei uma hora e quinze minutos. Falta respeito aos usuários dos aeroportos brasileiros.

Wilson Michaelis

Cotas raciais 1

O poder público teria sido mais feliz se optasse unicamente pela instituição de cotas sociais. Se a proposta governamental tivesse realmente o objetivo de resgatar um efetivo exercício da cidadania de alguns segmentos raciais e sociais, a estratégia deveria ter incluído um ensino de altíssima qualidade focado principalmente na infância de classes excluídas pelas mais diversas razões. É certo que a escravidão brasileira apresenta ainda um forte componente de marginalização dos afrodescendentes, porém estes não possuem a exclusividade de sofrer as mazelas decorrentes da história brasileira. Além do mais, a simples facilitação ou concessão de vagas nas universidades públicas não deixa de apresentar uma triste e subliminar característica de prêmio de consolação.

Paulo Abrahão

Cotas raciais 2

Criar cotas raciais não é a solução para as desigualdades, porque estamos agindo com preconceito ao diferenciar as pessoas. Todos têm capacidade, e não é agindo com diferença que vamos mudar. Precisamos, sim, mudar a cultura e ver todos da mesma forma sem diferença de cor, religião, etnias e posição social.

Claudio Candido da Silva

Justiça

Parabéns pelo preciso e direto editorial publicado na edição de 10/3. Nada pode ser mais sintomático da ineficiência do Judiciário do que a prescrição penal, quanto mais em caso de foro privilegiado que leva o julgamento à mais alta Corte do país. Quando isso ocorre, o mínimo que o Judiciário deveria fazer é penitenciar-se perante à população por não ter cumprido com seu dever. E, se não o faz, é nosso papel criticá-los sem reservas. Revoltado com a Justiça, encontrei conforto ao ler o editorial.

Ricardo Campelo

PEC dos Cartórios 1

Sou favorável à PEC que regulariza a situação dos cartorários de todo o Brasil que não passaram por concurso público. Pelo menos aqui no Paraná podemos ver que os cartórios são organizados, independente­­mente se os oficiais são ou não concursados. Lógico que sempre existe uma pequena exceção, mas na maioria dos casos podemos verificar que o atendimento realmente funciona e é bem feito.

Marcus Toshimitsu

PEC dos Cartórios 2

A PEC em sua atual redação não deve prosperar. Outrossim, merece regularizar tão somente a questão dos concursados que foram removidos por permuta, nos termos da legislação estadual, com decisão do Conselho da Magistratura. Parece na atual concepção colocada à população em geral que muitos dos colegas, por sua livre e espontânea vontade, "trocaram de cartório".

Fernando Carneiro

Trânsito

Como alguém que já foi pego três vezes dirigindo embriagado continua a dirigir e de novo embriagado? Caso como esse não pode repetir, não pode mas continua e se não for feito nada continuarão a dirigir e matar como se fosse normal. Se o motorista for pego dirigindo embriagado, deve ser preso, só assim vai aprender. Agora virou moda não fazer o teste do bafômetro,quando em flagrante, basta se recusar, e, o pior, a maioria dos juízes não aceita apenas provas testemunhais.

Juarez Ferreira

Segurança do governador 1

Sou contra esse projeto de lei que prevê que policiais militares façam a segurança do governador quando o mandato acabar. A proposta apresentada pelos deputados do Paraná é absurda. Ao contrário do que afirma a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o estado está cada vez mais entregue aos bandidos. Por que então fazer com que o povo paranaense pague pela segurança pessoal de ex-governadores? Governem bem e não haverá necessidade de segurança particular. A lista dos deputados que apresentaram a proposta deveria ser divulgada, bem como a lista daqueles que venham a votar a favor dela.

Suzana Danielewicz

Segurança do governador 2

Era só o que faltava: a contratação de seguranças particulares para ex-governadores pagos com o nosso dinheiro! Requião não teve papas na língua durante o seu mandato, atirando para todos os lados. Que pague do seu bolso e arque com as consequências.

Luiz Sávio Monteiro de Almeida

Imagem impressionante

Como leitor diário da Gazeta, usualmente, nunca me detenho mais do que alguns segundos na primeira página. Não foi o caso da edição de ontem (10/3). A foto que ilustra as "ondas nervosas, com até 2 metros de altura" no nosso litoral me fez parar e contemplá-la, por bem mais do que alguns segundos, pela sua "nervosa" beleza. Parabéns ao profissional que a tirou.

José Eugenio Gizzi

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]