Acredito que a lei antifumo continuará sendo seguida porque o incômodo causado pelo fumo é algo instantâneo, imediato (Gazeta, 10/3). E agora quem se sente incomodado pode, imediatamente, fazer valer a aplicação da lei. Mas seria ótimo se outra lei, a do silêncio, também fosse respeitada da mesma forma. Essa, porém, não é algo que incomoda quem está em um bar. Ou seja, as pessoas só fazem questão que sejam aplicadas as leis para que um incômodo pessoal seja cessado, e não porque são realmente leis.
Marcus Rio Apa
Lei antifumo 2
Quando éramos crianças, nossas mães sempre nos alertavam para ficarmos longe do que eram, na época, os "três grandes vícios": a bebida, o jogo e o cigarro. Mas hoje parece que aqueles velhos conselhos só servem para o cigarro. Vejamos: a bebida alcoólica é "glamorizada" diariamente nas propagandas da tevê e em todos os capítulos da novela da vez. O jogo, é questão de tempo, será legalizado. O álcool e o jogo causam infinitamente mais males que o cigarro. O cigarro não é uma droga alucinógena. O álcool sim e o jogo é alucinante. O menos maléfico dos "três grandes vícios" se tornou o único vilão.
Marcos Schier
Lei antifumo 3
A fiscalização não pode afrouxar para que a lei não se desmoralize. A cultura de educação, gentileza e respeito pelo semelhante não fumante ainda levará algum tempo para sedimentar-se.
Valéria Prochmann
Gripe A 1
As crianças também devem ser imunizadas para que não haja propagação do vírus da gripe A, pois, se todos forem vacinados, o problema pode ser amenizado.
Luzia K. M. Ribeiro
Gripe A 2
Se pensarmos que o futuro da nossa nação depende das nossas crianças, então, para que esse futuro possa acontecer, devemos garantir que as crianças tenham os seus direitos preservados, com relação à imunização contra a gripe A.
Eduardo Jungles
Aeroportos
No retorno de voo internacional no início deste mês, constatei a falta de infraestrutura do Aeroporto Internacional de Guarulhos para receber um evento como a Copa do Mundo de futebol. Para estacionar a aeronave foram 40 minutos, e para pegar as malas na esteira ultrapassada, levei uma hora e quinze minutos. Falta respeito aos usuários dos aeroportos brasileiros.
Wilson Michaelis
Cotas raciais 1
O poder público teria sido mais feliz se optasse unicamente pela instituição de cotas sociais. Se a proposta governamental tivesse realmente o objetivo de resgatar um efetivo exercício da cidadania de alguns segmentos raciais e sociais, a estratégia deveria ter incluído um ensino de altíssima qualidade focado principalmente na infância de classes excluídas pelas mais diversas razões. É certo que a escravidão brasileira apresenta ainda um forte componente de marginalização dos afrodescendentes, porém estes não possuem a exclusividade de sofrer as mazelas decorrentes da história brasileira. Além do mais, a simples facilitação ou concessão de vagas nas universidades públicas não deixa de apresentar uma triste e subliminar característica de prêmio de consolação.
Paulo Abrahão
Cotas raciais 2
Criar cotas raciais não é a solução para as desigualdades, porque estamos agindo com preconceito ao diferenciar as pessoas. Todos têm capacidade, e não é agindo com diferença que vamos mudar. Precisamos, sim, mudar a cultura e ver todos da mesma forma sem diferença de cor, religião, etnias e posição social.
Claudio Candido da Silva
Justiça
Parabéns pelo preciso e direto editorial publicado na edição de 10/3. Nada pode ser mais sintomático da ineficiência do Judiciário do que a prescrição penal, quanto mais em caso de foro privilegiado que leva o julgamento à mais alta Corte do país. Quando isso ocorre, o mínimo que o Judiciário deveria fazer é penitenciar-se perante à população por não ter cumprido com seu dever. E, se não o faz, é nosso papel criticá-los sem reservas. Revoltado com a Justiça, encontrei conforto ao ler o editorial.
Ricardo Campelo
PEC dos Cartórios 1
Sou favorável à PEC que regulariza a situação dos cartorários de todo o Brasil que não passaram por concurso público. Pelo menos aqui no Paraná podemos ver que os cartórios são organizados, independentemente se os oficiais são ou não concursados. Lógico que sempre existe uma pequena exceção, mas na maioria dos casos podemos verificar que o atendimento realmente funciona e é bem feito.
Marcus Toshimitsu
PEC dos Cartórios 2
A PEC em sua atual redação não deve prosperar. Outrossim, merece regularizar tão somente a questão dos concursados que foram removidos por permuta, nos termos da legislação estadual, com decisão do Conselho da Magistratura. Parece na atual concepção colocada à população em geral que muitos dos colegas, por sua livre e espontânea vontade, "trocaram de cartório".
Fernando Carneiro
Trânsito
Como alguém que já foi pego três vezes dirigindo embriagado continua a dirigir e de novo embriagado? Caso como esse não pode repetir, não pode mas continua e se não for feito nada continuarão a dirigir e matar como se fosse normal. Se o motorista for pego dirigindo embriagado, deve ser preso, só assim vai aprender. Agora virou moda não fazer o teste do bafômetro,quando em flagrante, basta se recusar, e, o pior, a maioria dos juízes não aceita apenas provas testemunhais.
Juarez Ferreira
Segurança do governador 1
Sou contra esse projeto de lei que prevê que policiais militares façam a segurança do governador quando o mandato acabar. A proposta apresentada pelos deputados do Paraná é absurda. Ao contrário do que afirma a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o estado está cada vez mais entregue aos bandidos. Por que então fazer com que o povo paranaense pague pela segurança pessoal de ex-governadores? Governem bem e não haverá necessidade de segurança particular. A lista dos deputados que apresentaram a proposta deveria ser divulgada, bem como a lista daqueles que venham a votar a favor dela.
Suzana Danielewicz
Segurança do governador 2
Era só o que faltava: a contratação de seguranças particulares para ex-governadores pagos com o nosso dinheiro! Requião não teve papas na língua durante o seu mandato, atirando para todos os lados. Que pague do seu bolso e arque com as consequências.
Luiz Sávio Monteiro de Almeida
Imagem impressionante
Como leitor diário da Gazeta, usualmente, nunca me detenho mais do que alguns segundos na primeira página. Não foi o caso da edição de ontem (10/3). A foto que ilustra as "ondas nervosas, com até 2 metros de altura" no nosso litoral me fez parar e contemplá-la, por bem mais do que alguns segundos, pela sua "nervosa" beleza. Parabéns ao profissional que a tirou.
José Eugenio Gizzi
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.
Deixe sua opinião