Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Leite

A quadrilha do leite deveria ser enquadrada por tentativa de homicídio pois adulteraram o alimento principal da humanidade, o leite (Gazeta, 9/5). Quantas crianças irão desenvolver câncer por causa desses marginais covardes? Será que o Judiciário irá se corromper e deixar esses criminosos saírem com habeas corpus? Por favor, crime é pouco o que fizeram. Homicídio é o que estão fazendo conosco.

Raquel Bortolini

Mensalão

Fiquei pasma de ler, na mesma página da Gazeta do Povo, duas notícias bizarras. Numa, o presidente do PT diz que "não crê em prisão de condenados" e na outra, e Lula nega acusações (Gazeta 9/5). Socorro! Até quando teremos de engolir tantos desmandos e mentiras? Claro que os mensaleiros devem cumprir suas penas em regime fechado, e claro que Lula tem de responder também, pois é certo que ele se envolveu e consentiu as falcatruas.

Vania Carrasco

"Tudo Aqui"

Oba! Vou me candidatar a uma vaga no "Tudo Aqui" (Gazeta, 8/5). Serão 25 anos de emprego garantido sem ter com o que me preocupar. Beleza! Vai ter dinheiro sobrando.

Claudio R. Wagnerc

Desaposentadoria

É infame a Previdência alegar prejuízo no caso de desaposentadoria, pois é claro tratar-se de apropriação indébita, uma vez que o aposentado continua trabalhando e a empresa continua obrigada a recolher INSS. Para evitar esse tipo de "embaraço", o INSS recolhido deveria ir direto para o empregado, como é feito hoje com o FGTS para quem é aposentado. E não vou nem falar aqui do Imposto de Renda sobre a aposentadoria recebida, valor esse que já foi cobrado quando o trabalhador estava na ativa.

Luiz C. Segantini

Transparência

Na página oficial do Centro Cultural Teatro Guaíra não consta nenhum conteúdo a respeito da transparência. Não temos acesso a nenhum dado sobre quem trabalha lá, quanto recebe, balanços de gestão etc. É uma verdadeira vergonha.

André Fadel

Estrada do Colono 1

Estou acompanhando com alguma preocupação a proposta de abertura da Estrada do Colono (Gazeta, 8/5). Primeiro porque será certamente o golpe fatal dessa última área de Mata Atlântica da Região Sul. E isso é muito grave. Segundo, devemos ter em mente o cuidado da natureza e não a sua destruição. Quem cuida sempre tem. Ora, mesmo com lei é difícil alguma coisa ser protegida, imagine se o espaço for ‘escancarado’? Há algum interesse escuso nessa proposta.

Vitalino Turcato

Estrada do Colono 2

O fechamento da Estrada do Colono, trecho interditado da BR-163, foi um ato inconstitucional perante a Constituição do Estado do Paraná. É só conferir o artigo 15, das Disposições Constitucionais Transitórias. Entretanto, o último fechamento foi uma vingança dos funcionários do Ibama por negativa de suborno, segundo a obra A Estrada do Colono: queriam eles porcentual do pedágio que ali era cobrado; como não conseguiram seu intento, vingaram-se. Com corrupção, será que a Estrada do Colono poderia permanecer aberta, independentemente dos apelos ecológicos? Que responda quem tiver fleuma.

Carlos Zatti

Estrada do Colono 3

O Parque Nacional do Iguaçu será um dos ícones nacionais nos grandes eventos dos próximos anos, íntegro e com cada vez mais incremento de medidas protetivas e educacionais. Não existe mais nada para se reaberto; a floresta é protegida por lei e patrimônio dos brasileiros e de toda a humanidade.

Clóvis Ricardo Schrappe Borges

Obras da Copa

Na altura da curva do tomate, na Avenida das Torres, está instalada uma placa da obra de melhoria naquela via para a Copa do Mundo. A placa diz: "Corredor Rodoferroviário". Como aquele corredor liga o terminal de ônibus da Afonso Camargo ao Aeroporto Afonso Pena, surge então uma dúvida: será um prenúncio de que teremos um sistema de trens ligando esses dois pontos (um rodo e outro aéreo) ou simplesmente houve um erro de quem mandou fazer a placa?

Paulo Ferraz, engenheiro

Transporte coletivo

Por acaso os alimentos com a isenção do ICMS baixaram? Se os alimentos continuam com os mesmos preços, isso significa que apenas deixaram de subir, e que alguém está embolsando a redução do imposto. Com a diminuição do imposto do diesel, pode ser que aconteça a redução de alguns míseros centavos na tarifa de ônibus, mas apenas por um curto período de tempo. Depois virá mais uma alta de combustível e adeus desconto da passagem.

Jorge Leias, Campo Largo – PR

Aniversário da FEB

Sobre o artigo da professora Carmem Rigoni sobre o fim da 2ª Guerra Mundial na Europa (Gazeta, 8/5), onde a FEB e a FAB participaram ativamente, não vi e não soube que houvesse uma comemoração em algum estabelecimento de ensino alusivo à data. Perguntei ao meu filho, que está na 7ª série, o que era FAB e FEB, se algum professor algum dia comentou o significado dessas siglas e ele respondeu: "Não sei o que é isso, nunca ouvi falar".

Edison Bindi, São José dos Pinhais – PR

Dengue

Tanto se fala em dengue que eu gostaria que fosse feita uma matéria sobre os pontos abandonados em Curitiba e que não são fiscalizados. Moro no Capão da Imbuia e percebi que as piscinas da sede do Paraná Clube, que foi leiloado recentemente, estão com água parada sem nenhum cuidado. Outro ponto que também está abandonado e será um foco de proliferação de mosquitos é o Estádio do Pinheirão.

Sidnei Zadorosny

Segurança

Os problemas gerados pelo futebol não estão mais dentro dos estádios em face de legislação rigorosa, estão sim nas ruas e nos terminais, onde a Polícia Militar tem o dever de atuar cumprindo sua missão constitucional. No Paraná já existe essa legislação da cobrança pelo trabalho interno em eventos tipo futebol, mas parece que caiu em desuso.

Luiz Eduardo Hunzicker

Metrô curitibano 1

Se a mesma disposição e os recursos que foram dados ao projeto do metrô tivessem sido destinados ao aprimoramento do sistema de ônibus que já existe, a mobilidade de Curitiba hoje estaria muito melhor. É difícil acreditar que o metrô, uma obra de mais de R$ 2 bilhões e com uma operação mais cara, vai ter uma passagem mais barata do que o ônibus. É preciso que esses números sejam apresentados claramente à população.

Miguel Ratton

Metrô curitibano 2

Talvez seja interessante se repensar na construção de metrô para Curitiba, depois de tanto tempo perdido. Quem sabe outro sistema de transporte mais moderno como o VLT de superfície?

Reinaldo Pereira

Demarcação de terras indígenas

Espero que aqueles deputados que "fugiram de medo" dos índios que invadiram a Câmara incentivados pela Funai, tenham coragem para aprovar novo projeto de lei do governo sobre demarcação de terras indígenas (Gazeta, 9/5). O atual processo tem aprovação apenas da Funai, que proporcionou aquele descalabro na Reserva Terra do Sol, cujos pecuaristas foram alijados de suas propriedades adquiridas há décadas e que em apenas alguns anos virou terra de ninguém, totalmente abandonada e com os índios vivendo da Bolsa Família.

Beatriz Campos

Nordeste

No século XVII, o Nordeste, sob a administração de Mauricio de Nassau conheceu seu maior desenvolvimento. Olinda teve o primeiro observatório astronômico das Américas e a primeira rede de esgotos. Após a saída dos holandeses, em 1648, o Nordeste entrou em um processo de retração. Somente no século XX a região foi se levantando, porém, em termos de gerenciamento, não voltou àquela fase áurea.

Ricardo Herrmann, professor da UFPR

Queimadas

Sou moradora da região metropolitana de Curitiba e sofro com as constantes queimadas de material vegetal e de restos de construção na vizinhança. Acredito que esse problema é compartilhado por muitas pessoas no Paraná. Além de causar crises de rinite em mim, causam grande incômodo pela sujeira. Sugiro uma reportagem sobre o tema. Seria uma ótima oportunidade para abordar o assunto sob a perspectiva da cidadania.

Fabrycia Kessler

Pichação

O que leva pessoas adultas com bom nível de estudos e de renda a picharem os muros da cidade é a falta de respeito e educação com a sociedade. Falta do que fazer, falta de punição e outros fatores mais. Mas será que eles picham suas residências ou seus pontos comerciais?

Rosangela Sousa

Latinhas

Excelente texto de Cristovão Tezza sobre a arte de esmagar latinhas (Gazeta, 7/5). Lembrei-me dos tempos da minha juventude, quando também esmagávamos latinhas de cerveja e refrigerante. Tempo depois inventaram uma máquina apropriada para ajudar as associações de catadores de latas. Outro assunto que mereceria um texto é a dança onde homens e mulheres ficam rebolando e amassam as latinhas com as nádegas. É impressionante.

Haroldo Silva

Direitos autorais

Nós ficamos tristes em ver o nosso rei Roberto Carlos processando o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por este ter cantado em uma festa a música "Retalhos". Pode ser que maduro tenha errado, mas isso não justifica ser processado por ter cantado uma canção que já pertence ao mundo. Será que o Roberto Carlos está em crise financeira.

Manoel Armando Schier

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.