Números
396 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro.
Temas mais comentados
Natan Donadon: 36
Médicos cubanos: 32
Espionagem: 18
É impressionante como algumas pessoas têm intolerância à democracia e toda vez que precisam digeri-la regurgitam o seu ranço autoritário. Neste momento em que a imprensa livre é o único canal de oposição num país feito de fisiologismos, o presidente do Tribunal de Justiça faz ressurgir a censura prévia, uma das figuras mais nefastas do período sombrio da ditadura militar. É a soberbia e o despotismo do cargo confundindo autoridade com autoritarismo.
Sioney da Silva
Liberdade de imprensa 2
A censura imposta à Gazeta do Povo foi um ato de abominável autoritarismo. Esse ato procurou desviar o foco da atenção do (enorme!) público leitor do jornal das mazelas ocorridas no TJ-PR, impedindo que as notícias chegassem ao conhecimento dos paranaenses. Faz muito bem a Gazeta em prosseguir com a ação em que busca definir as razões da censura, que em última análise ocorreu apenas nas folhas do jornal, pois em outros veículos de comunicação o advogado da parte contrária fazia ampla explanação sobre o conteúdo da ação a quem dela quisesse saber.
Hélio Azevedo de Castro, economiário aposentado
Liberdade de imprensa 3
O mais tradicional e conceituado jornal no nosso estado não pode se curvar a qualquer tipo de ameaça ou censura. Num país onde alguns representantes das esferas de poder, não raramente, são investigados sob suspeita dos mais absurdos envolvimentos delituosos, o que resta a nós cidadãos comuns é a vigilância vigorosa da imprensa denunciando atitudes e o comportamento incompatível de quem aí está para representar o povo.
Vanio Panato Preis
Mensalão
É verdade que o Supremo Tribunal Federal se equivocou na dosagem das penas de alguns mensaleiros. Mas é verdade também que alguns se saíram muito bem em face da participação que tiveram em todo o esquema arquitetado para a manutenção do PT no poder. Um dos exemplos é o Zé Dirceu. Se é verdade que tudo partia dele, e considerando-se o princípio da individualidade da pena, como poderia ter pegado pena menor que Marcos Valério, que era apenas o executor?
Harry Françóia
Aposentadoria 1
Ao solicitar a vergonhosa aposentadoria por invalidez (Gazeta, 5/9), José Genoino está dando mostra de seu caráter. Até agora estava licenciado e ao ter seu recurso negado pelo STF resolveu se aposentar para fugir da cassação. Com certeza a "junta médica" emitirá o parecer favorável dentro dos próximos dias. É uma pouca vergonha; bem feito para quem votou nele.
René da Cruz Belém
Aposentadoria 2
Será lamentável uma pessoa condenada pelo STF por má utilização de dinheiro público ganhar uma aposentadoria paga pelo contribuinte. Em qualquer país sério ele seria preso, cassado e perderia todos os direitos. Temos de rever nossas leis, pois ser desonesto neste país traz vantagens.
Hernani Paulo Bergossi
Acordo
O editorial "Acordo entre amigos" (Gazeta, 5/9) revela uma informação que o governo não fez questão de esclarecer. A vinda dos médicos cubanos foi um negócio combinado ainda em abril, pelo qual o Brasil comprou serviços de profissionais que representam a maior fonte de renda de Cuba. Ninguém duvida de que o objetivo principal era realmente um acordo de amigos, que depois seria travestido de socorro aos desassistidos. Entende-se que ainda tem "muita lebre nesta restinga".
Laudi Vedana, Pato Branco PR
Espionagem
Assim como o caso do boato da extinção do Bolsa Família, que provocou aquela correria às agências bancárias e a origem não ficou esclarecida, suponho que essa questão atual da tal espionagem da presidente Dilma esteja no mesmo nível. É o PT tentando "arranjar" um estímulo para o povo ficar indignado e pelo civismo e patriotismo unir-se para defender a presidente contra um "inimigo de armação". Nossos reais inimigos estão aqui mesmo e ano que vem estarão, na cara dura, pedindo o nosso voto.
Luiz Eduardo Hunzicker
Governo
O Brasil é um país sem liberdade porque não existe autoridade. Nas capitais e cidades do interior não se pode mais sair às ruas sem risco de ser assaltado. Não se pode mais sacar dinheiro ou pagar uma conta, seja na máquina ou agência bancária, sem o risco de sofrer uma "saidinha". Não se pode mais parar um carro num semáforo sem correr o risco de sentir um cano de revólver apontado para a cabeça. O governo prestigia mais o malfeitor do que as polícias militar e civil. Saudade dos tempos em que no governo predominavam ordem, progresso, honestidade, autoridade, respeito e liberdade.
José Batista Pinheiro, Fortaleza CE
Violência
Muito bonita a manifestação dos policiais em nome de quem foi assassinado (Gazeta, 6/9). Onde estão os nobres senhores dos direitos humanos agora? Para bandidos eles aparecem. E os nobres políticos corruptos que não dão atenção à segurança, onde estão? Será que em alguma reunião para discutirem como roubar mais?
Glauco Moura
Gaeco
A população do Paraná deve ficar atenta com essa medida de rodízio no Gaeco (Gazeta, 5/9). Justamente quando o Gaeco está na pista de muita gente "graúda", o secretário de Segurança Pública, com a conivência do governador, vai implementar esse rodízio? Muito estranho. E quanto ao atraso nas investigações? Vão começar tudo de novo?
Hermes Carlos Bollmann
Educação
O artigo "Parece ótimo, mas na verdade é um absurdo" (Gazeta, 5/9), de Fábio Araújo, desconsidera seus próprios números para dizer que não precisamos aumentar os investimentos em educação. Os percentuais investidos no setor pelos EUA (5,5%), Reino Unido (5,6%), Islândia (7,8%), Noruega (7,3%), são próximos aos 5,7% investidos pelo Brasil, mas a relação PIB e renda per capita daqueles países é muito superior à brasileira, o que resulta muito mais dinheiro por aluno. E lá eles só financiam educação básica...
Sérgio Corrêa
Formigas
Sobre a matéria "Arte transformada pela destruição" (Gazeta, 5/9), vi a exposição de perto. Algo que não foi citado na reportagem é que as obras de arte eram de isopor ou algo parecido, um material frágil. Estudo Design de Produto e sei que existem formas de se transformar materiais como isopor ou PU deixando-os com aparência real de outro material. As formigas expostas eram de isopor, mas aparentavam ser de madeira. Não é difícil que as pessoas tenham danificado as formigas sem querer.
Ana Koch
Presídios
Quando é que o Estado vai tratar com responsabilidade e dureza a questão penal? Esses presídios se tornaram hotéis para presos e o crime organizado dita ordens lá de dentro. Nosso país é mesmo uma piada, e as vidas vão se perdendo. Os "coitadinhos" dos marginais é que estão certos e protegidos; eles é que devem ser atendidos pelo Estado, não o trabalhador que levanta cedo, usa transporte coletivo e volta tarde da noite cansado.
Luiz Henrique Rezende
Voto secreto 1
Como grande parte da população entende muito pouco e se importa menos ainda com a política, a aprovação do fim do voto secreto (Gazeta, 6/9) pode ter sido somente uma tentativa de limpar a ficha dos deputados jogando a sujeira para debaixo do tapete. O fim do voto secreto não impedirá que casos como o do mensalão continuem e cheguem ao esquecimento da população.
Bruno Schon dos Santos
Voto secreto 2
Os deputados mantiveram o mandato de um deputado condenado à prisão porque eles sabem que um dia poderão ser beneficiados também, só pode ser isso. O voto precisa ser aberto, chega de voto secreto! Vamos mostrar a cara desses parlamentares em que votamos.
Maria Scarabelot Kobylarz
Voto secreto 3
A maioria dos "cidadãos" que estão no Congresso estão lá apenas para defender os próprios interesses e de seus pares, e não estão nem aí com o resultado da posição que tomam porque o voto é secreto e fica muito fácil dizer que votaram de determinada maneira. Quantas palhaçadas mais se encontram colocadas nas entrelinhas da Constituição, que legaliza tantos atos do Congresso?
Mauro Pedro Ribeiro de Castro
Política
No filme "Gladiador", na iminência de devastar os germanos, o imediato Quintus diz ao general Maximus: "As pessoas deveriam saber quando são conquistadas". E Maximus responde: "Você saberia Quintus? Eu saberia?". Na América Latina são os bárbaros que dominam. Eles inundam os miseráveis com agrados e os jogam contra o restante da população. As últimas vítimas foram os médicos. Os próximos podem ser os funcionários públicos, engenheiros, advogados, jornalistas etc.
Marcelo Henrique da Silva
Táxis
Sobre o recadastramento dos taxistas em Curitiba, se fosse feito igual ao que foi feito em São José dos Pinhais, eu até acreditaria que resolveria. Lá, todos os táxis foram licitados e só trabalha taxista permissionário. Até o Ministério Público interveio. Mas em Curitiba o lobby é muito grande, pois até juiz tem táxi.
Rui Martins
Senador boliviano
É muito bom que a presidente Dilma fique na dela caso não queira se queimar com o eleitor brasileiro. Basta apenas um "click" na internet e o povo volta às ruas em prol do senador Roger Pinto Molina e do diplomata Eduardo Saboia, que num gesto heroico e humano acabou livrando mais uma vítima das garras daquele abutre do Evo Morales. O povo brasileiro não vai com a cara daquele ditador tirano, nem dos irmãos Castro, Nicolás Maduro ou Rafael Correa.
Jason Correia Santos
Litoral
O Ministério Público quer que as escolas trabalhem ética e corrupção em sala de aula. Antonina é um terreno fértil! É só colocar o pé na calçada que vemos sinais do dinheiro público desviado. Uma aula prática seria o Ministério Público colocar a Câmara de Vereadores de Antonina inteira na cadeia.
Luiz Fabiano Alves Rosa, Antonina PR
* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.