Segundo pesquisa mostrada na Gazeta (27/5), o Brasil está entre os países mais liberais do mundo. Esse resultado mostra como o governo valoriza a liberdade de expressão e respeita as mais diversas culturas. Não devemos, porém, esquecer que junto com a liberdade devem atuar leis que impeçam o país de entrar num possível colapso. Esse deve ser o principal objetivo do governo: garantir ao mesmo tempo liberdade e segurança para a população.
Badrieh Soueid, Paranaguá PR
Kit anti-homofobia 1
Lendo e ouvindo os argumentos de pessoas que são contrárias à distribuição do kit anti-homofobia nas escolas, fico abismado com a simples repetição de argumentos, falta de raciocínio próprio e como esqueceram o papel da escola. A escola não tem como função formar cidadãos? Apoiar na educação intelectual e moral dos alunos? Os pais e a escola têm como obrigação orientar seus filhos e alunos a ter tolerância e respeito ao diferente. E não é isso o que vemos. É inaceitável, num país democrático como o Brasil, que seres humanos morram pelo simples fato de amar e desejar pessoas do mesmo sexo.
Luis Henrique da Silva
Kit anti-homofobia 2
Gostaria de pontuar que o foco desse tipo de produção está totalmente equivocado! Os homossexuais são apenas um grupo entre os tantos que podem sofrer preconceito e discriminação na sociedade. Assim, precisamos de um kit tolerância e não um kit homofobia. É preciso resgatar o respeito às diferenças e não lançar os holofotes sobre elas. Nada mais excludente do que expor as minorias dessa forma. Daqui a pouco teríamos kit-negro, kit-gordo, kit-anoréxico, kit-drogado, kit-separados.
Danielle Lourenço, pedagoga
Código Florestal
Acho errado compensar-se área de reserva legal em outro bioma, pois a natureza de cada bioma é muitíssimo diferente. Se sancionada a nova lei aprovada pela Câmara dos Deputados, no que se refere a esse assunto, seu princípio básico será o de compensar áreas desmatadas em locais de alto valor por outras situadas em locais de valor inferior. Até pode ser, desde que a área compensada seja apenas a do direito de desmatamento no outro bioma. E, sendo assim, se uma propriedade situada no bioma Mata Atlântica ou Campos Gerais tiver necessidade de ser reflorestada em 20 alqueires, deve ser compensada com uma área de 100 alqueires na Amazônia Legal ou 30 alqueires no Cerrado da Amazônia Legal e mantê-las intactas, o que será muito difícil sem vigilância.
Devalmir Aparecido Beletatti
Palocci
Nunca vi um presidente da República justificar o que um ministro seu fez. Com certeza, em outros países, ele seria afastado até tudo ser resolvido e teria de explicar muito bem explicado como fez para ter seu patrimônio aumentado tanto tão pouco tempo. Também nunca vi um Judiciário tão devagar como o nosso.
Joaquim F. Menezes
Carros fantasmas 1
Provavelmente esse deve ser o maior índice mundial de roubo de veículos e o valor do seguro para esses carros é exorbitante. Será que os carros particulares dos parlamentares também são furtados com essa frequência?
Paulo Amir Czaczkes, médico
Carros fantasmas 2
49 veículos roubados em quatro anos, de um mesmo proprietário, no caso a Assembleia Legislativa do Paraná, é muito azar. Nossos nobres deputados são os maiores pés frios do mundo. Se procurarem bem, vão achar alguns desses carros transitando livre em alguma cidade daquele país vizinho que todos conhecem e outros com suas partes compondo carros que rodam por aqui.
Humberto Araujo
Fórum Cível
Só quem frequenta o Fórum Cível sabe que a situação é realmente caótica. Além de termos de lidar com um modelo de gestão arcaico e familiar das varas cíveis, a estrutura do prédio já não atende à demanda de forma adequada há anos. O pior de tudo é ainda ouvir discussões sobre a construção de um novo edifício para abrigar todos os desembargadores, quando resta claro que a prioridade é outra.
André Luis Bettega Joaquim
Saúde e educação
O caos na saúde está diretamente ligado ao caos na educação. Talvez seja o momento de se criar uma disciplina chamada "Ética Moral e Cívica" nas faculdades, já que isso não vem de berço. Quem sabe os representantes do governo, que "deveriam" ter curso superior, pudessem então legislar não em causa própria, mas para a causa social. Temos impostos destinados à saúde e à educação, porém essa verba nunca chega completa ao seu destino, pois barra insistentemente na corrupção.
Lisiane Piotto
Livro didático
Escrevo para parabenizar pelo esforço feito na matéria "Para onde caminha a língua portuguesa" (Gazeta, 21/5). Depois da enxurrada de ignorância que veio das mídias nacionais e que estava me deixando desiludida com o jornalismo informativo em geral é reconfortante perceber que ainda existe quem esteja disposto a ir a fundo na questão, em vez de repetir a mesma bobajada preconceituosa que prevalece sobre o real estudo da língua portuguesa. Parabéns por estarem acima do discurso do senso comum e trazer aos leitores a verdadeira informação.
Isadora Massa
Paraná Clube
Ao longo dos últimos anos, temos visto o Paraná não saber aproveitar a superioridade numérica (11 contra 10 ou 11 contra 9), além de ter tido inúmeras expulsões de seus jogadores por "infantilidade". Quanto à superioridade numérica, a orientação fica a cargo do técnico, ao passo que com relação às expulsões a punição deveria ser severa. E a cobrança de penalidade máxima? Essa deveria ser sempre batida por um zagueiro, com muita seriedade.
Adalberto Teixeira de Souza
Licitações para a Copa
A flexibilização das licitações para a Copa do Mundo foi uma jogada calculada. A ideia foi deixar atrasar o cronograma para fazer obras sem licitações, ou com licitações frouxas e assim poder desviar mais recursos.
Sidney José Pigato
* * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020
Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.