Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Linha Verde

É preocupante que uma administração pública precise abrir mão das regras urbanas para poder realizar obras de melhorias na cidade. A notícia de que, para concluir a Linha Verde, a prefeitura depende da venda dos Cepacs, que dão aos compradores o direito de construir mais do que permite a Lei de Zoneamento (Gazeta, 7/6), nos leva a crer que em breve Curitiba será dominada pelos interesses da especulação imobiliária. Além disso, com a terceirização de parques e espaços públicos, logo teremos uma cidade totalmente controlada pelas vontades vorazes do "mercado", com a população em segundo plano.

Miguel Ratton, engenheiro

Táxis hereditários 1

Concordo com a posição do Sinditaxi-PR sobre as licenças hereditárias (Gazeta, 6/6). A permissão pode e deve ser repassada ao cônjuge ou filhos se esta for a única fonte de renda da família. Mas somente nesse caso. Existem em Curitiba muitas cooperativas de táxis que controlam o mercado. Uma delas, inclusive, comandada por um vereador muito conhecido da cidade. Acho que esse foi um dos motivos que levaram à aprovação da lei.

Anderson Tozetto

Táxis hereditários 2

Nem é necessário ter formação jurídica para perceber a impropriedade da lei sobre as licenças hereditárias de táxis. Como boa parte dos prestadores são pessoas físicas, talvez fosse possível proteger filhos menores ou em idade escolar no caso de falecimento do taxista, estendendo a autorização aos seus familiares, mas só temporariamente.

Luiz Carlos, Campo Largo – PR

Transporte coletivo

Como usuário do transporte público de Curitiba, fiquei triste ao saber que o número de passageiros atendido pelo sistema está caindo ano a ano (Gazeta, 2/6). Infelizmente, estamos trocando o que restava da nossa qualidade de vida por mais engarrafamentos, barulho e poluição. Se Curitiba tivesse um dos mais modernos sistemas de transporte público do mundo, isso não estaria acontecendo.

Marcus Vinicius de Andrade

Lula na surdina

No governo Dilma surgiu mais um cargo bem próximo à presidente: o de primeiro-ministro, cujo ocupante é Lula. Realmente, nunca na história deste país se viu um ex-presidente tão atuante, seja querendo blindar o julgamento do mensalão, impondo-se junto ao Supremo, e, agora, chutando a canela da companheira ao apoiar a candidatura de Haddad à prefeitura de São Paulo. Ele continua maquiavélico nos bastidores.

João Carlos Cassoli, Toledo – PR

Negócio Fechado

Gostaria de parabenizá-los pelo ótimo trabalho investigativo sobre os problemas na Câmara Municipal de Curitiba. É importante que todos nós, contribuintes, não nos intimidemos diante de tanta corrupção e mau uso do dinheiro público. O governo é um especialista em arrecadar, mas um miserável na hora de compartilhar e fiscalizar.

Vilmar França Alves

Divulgação dos salários 1

Não acho que a divulgação do salário dos servidores seja correta, pois expõe o próprio servidor. O controle deve ser feito internamente, não havendo a necessidade de divulgar o nome e o salário de cada servidor.

Milena Rigoni Nasser

Divulgação dos salários 2

A divulgação dos salários dos servidores da Câmara é um início, mas não garante a transparência. É preciso tratar os recursos do gabinete como recursos públicos, ter respeito pelos contribuintes. Isso não é nenhum gesto de bondade, mas obrigação da Câmara.

João Santiago

Hipermercados e lojas de bairro

Os hipermercados oferecem preços menores em alguns produtos, mas têm problemas como o péssimo aspecto das lojas, que parecem sempre sujas; a qualidade baixa de frutas e verduras; a falta de respeito em não retirar produtos vencidos ou na iminência de vencer; e filas intermináveis nos caixas. Eu prefiro mercados menores por encontrar justamente o cenário oposto.

Newton Machado

Educação em tempo integral

O aumento de 25% na permanência integral dos estudantes é um ótimo projeto do PNE (Gazeta, 6/6), que melhorará a qualidade de vida e o futuro dos alunos paranaenses. Além de possibilitar maior acesso à cultura, certamente oferecerá ao estudante a merenda escolar, que por muitas vezes acaba sendo a sua única refeição significativa.

Anna Elisa Vigiano Lima, vestibulanda

Arborização

Não adianta plantar árvore para não ser cuidada, principalmente sem levar em conta que tipo de árvore se está plantando. Infelizmente hoje não podemos mais querer fazer florestas dentro das cidades; é preciso planejar antes, porque do contrário a árvore pode se tornar um problema no futuro.

Pedro Ribeiro de Castro

Mobilização

Realmente não dá para entender a reação de certos grupos de nossa sociedade diante de tantos desmandos e desvios de verbas públicas. Há uma enxurrada de impostos para pagar os exageros e mordomias dos donos do poder e seus aliados. E vemos milhares de pessoas que se mobilizam quando o assunto envolve desejos privados, mas ficam inertes diante dessa situação.

Wilson Oliveira Trindade, Londrina – PR

Paixão

Simplesmente genial a charge de Paixão sobre Ronaldinho Gaúcho (Gazeta, 7/6). O olhar do técnico Cuca diz mais que mil palavras!

Renan Maciel Brasil, advogado

Terceira idade

O que me faz feliz na terceira idade? Estar livre dos deveres e obrigações, podendo desenvolver minha criatividade, potencialidade, ler mais, ainda ser útil, tentar melhorar a mim mesma.

Mariléa Keinert Castor

Coluna Nostalgia

Sou leitor da Gazeta há 50 anos e tenho guardado a coluna desde 1989. A Nostalgia, graças ao saudoso Dr. Francisco com Cid Destefani, nos dá todo domingo a grata satisfação de rever e relembrar fatos marcantes da nossa Curitiba.

Manoel O. Natel Portela

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.