Minha proposta para a separação do lixo (Gazeta, 18/3) é que a Prefeitura de Curitiba estabeleça o uso preferencial de sacolas pretas ou brancas para lixo orgânico e azuis ou verdes para o reciclável. Em paralelo, deve fazer um acordo com os supermercados da capital para que, além das sacolas de plástico brancas, também sejam oferecidas as coloridas. Em vez de um gasto a mais com a compra, e um desincentivo para a população separar o lixo, as próprias fontes das sacolinhas colaborariam para incentivar o descarte correto.

CARREGANDO :)
Alvaro Antunes
CARREGANDO :)

Lixo reciclável 2

CARREGANDO :)

Acredito que são necessários mais investimentos em termos ambientais. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente não tem fôlego para cuidar de uma cidade de 2 milhões de habitantes e também não há campanhas regulares a respeito dos resíduos. As pessoas têm que se sentir responsáveis por aquilo que geram em casa e serem apresentadas às alternativas. Em outros países, a própria empresa de coleta de resíduos é corresponsável pela educação ambiental dos moradores.

Josmari Novosad Pertile

Pacote anticorrupção

Por que não fazem uma lei para que a empresa que der dinheiro para campanha política, obrigatoriamente, não poderá participar de licitações?

André Camargo, via Facebook, sobre o pacote anticorrupção do governo federal.

Greve dos coletores de lixo

Os coletores de lixo merecem ser pagos dignamente (Gazeta, 18/3). Se alguém tem alguma crítica, aconselho que essa pessoa recolha a sujeira que todos nós produzimos diariamente. Todos os setores são importantes, mas esse é o serviço público primordial por excelência que um município possui.

Marcelo Antonio Gomes, via Facebook, sobre a paralisação dos funcionários da limpeza pública.

Falta de merenda escolar

O retorno às aulas não foi imposição da justiça? Cadê o juiz ou o desembargador para verificar a falta de merenda no Colégio Estadual do Paraná? Ou agora isso não é necessário?

Edna Aparecida da Cruz, via Facebook, sobre a matéria “na maior escola do PR, alunos ficam “só com arroz”; direção alega “erro de cálculo”.
Publicidade

Lixo reciclável 3

Esse tipo de notícia demonstra o quanto darmos a Curitiba o título capital ecológica é fácil; mas o difícil é agir dessa forma. Reciclar o lixo deveria ser a prioridade máxima, aliada com a educação ambiental desde o berço.

Emerson Pugsley

Protestos 1

As vozes das ruas não podem ser separadas. Alguns afirmam que as manifestações foram apenas contra a corrupção e não contra o governo. Mas se a presidente Dilma é a representante máxima do Executivo – e há suspeita de corrupção –, não dá para separar uma coisa da outra. Tanto é que ao mesmo tempo que o povo gritava contra a corrupção, seguia o coro de “Fora Dilma”.

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Protestos 2

Eu fico decepcionado com aqueles que vão gritar na rua contra a corrupção da Petrobras, mas não se manifestam sobre os fatos que estão “dentro de casa”. As suspeitas de corrupção na Assembleia Legislativa, por exemplo.

Edson Nogueira

Protestos 3

Creio que a grande maioria dos manifestantes que saíram às ruas no domingo foram as pessoas que não votaram na presidente Dilma Rousseff e são de alto poder aquisitivo. A massa popular, o povo periferia, não foi registrada, de forma alguma, nesse protesto. A verdade é que pedir intervenção militar é algo inusitado, inconstitucional e que fere a democracia. Independente da classe e ideologia política, temos o direito de almejar a transparência nos poderes constituídos. Devemos agir sempre na forma da lei e respeitar a soberana Constituição do Brasil.

Célio Borba

Ouvidor municipal 1

A Ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o cidadão e a prefeitura (Gazeta, 16/3). Colabora com o fortalecimento da cidadania e contribui para o aperfeiçoamento e melhoria das atividades prestadas pelo município. O estabelecimento dessa função é uma resposta à demanda social diante da inércia ou descaso do poder público. Tentando acabar com o cargo, os vereadores estão na contramão da história. Repúdio a iniciativa de extinção do cargo de ouvidor de Curitiba.

Publicidade
Antonio Moura

Ouvidor municipal 2

O ouvidor não tem utilidade alguma. Ele não tem autoridade e o acúmulo de reclamações impede sua atuação. Temos a Central 156, da Prefeitura de Curitiba, que seria na verdade uma ouvidoria, mas que não funciona. Sou contra mais um cabide de empregos.

Luiz Fanchin Jr.

Contribua você também com sua opinião para a Gazeta do Povo.

www.facebook.com/gazetadopovo

twitter.com/gazetadopovo

google.com/+gazetadopovo

IPVA

Recebi meu IPVA de 2015 e, além dos 40% de reajuste, estão cobrando o valor venal de novembro de 2014. Liguei para a Receita Estadual e disseram a cobrança será feita dessa forma mesmo. No meu caso, estou pagando 3,5% a mais sobre R$ 3.079. Como pode o valor venal do IPVA de novembro ser cobrado em abril de 2015?

Hermes Carlos Bollmann

Futebol

É triste a realidade do nível técnico do futebol paranaense. Os nossos dois representantes na Série A, depois que ganharam um título no Campeonato Brasileiro cada um, deram-se por satisfeitos e acomodaram-se. Atlético e Coritiba não investiram e praticamente estagnaram na captação de associados. Esses cansaram de acompanhar seus times na luta para não cair para a Série B e não na briga por títulos.

Luciano R. Ayres