Na semana entre o Natal e o ano-novo, a prefeitura de Curitiba instalou uma lombada eletrônica na Rua Renato Polatti, no Campo Comprido. Porém, em vez do tradicional totem, a administração optou pelo formato de radar, mais oculto, mas ainda com limite de 40 km/h. Resultado: quem não viu a instalação da lombada-radar certamente ficará confuso, pois não saberá o ponto exato onde deve trafegar a 40 km/h. A lombada, parece-me, ainda não está em funcionamento. Vamos esperar que a sinalização melhore antes que seja ativada.
Fernandes Gabardo, engenheiro de segurançaCuritiba, PR
Carta ao governador 1
O sr. Guilherme Caron precipitou-se na sua conclusão no que se refere à atitude do governador Roberto Requião. Temos motivo de sobra para nos orgulharmos de um raro e honesto político. Quanto ao senhor Guilherme, que Deus o ilumine, pois errar é humano!
Saad Hamdar, administrador de empresasCuritiba, PR
Carta ao governador 2
Guilherme, cumprimento-o pela coragem em levar a público sua indignação pela atitude de alguém que se diz representante do povo. Não vamos aceitar essa intransigência. O regime político deste país ainda é a democracia. Ao contrário de você, não votei nesse cidadão, não sou e não pretendo ser da política, pois entendo que existem muitas outras formas de ajudar as pessoas, como por exemplo, pela educação.
Marilena Oliveira de Almeida Santos, dona de casaCuritiba, PR
Pedra no caminho
No meu caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meu caminho. Não a da poesia de Drummond, uma que existe, que é real: veio de uma roçadeira à beira da estrada, no trecho entre Ponta Grossa e Curitiba. Numa estrada pedagiada, roçadeiras puxadas por tratores, que fazem ali o seu serviço, atiram pedras que causam danos materiais aos veículos que por ali transitam e colocam em risco a segurança de seus condutores. É preciso providências.
Antonio Pereira, contadorLondrina, PR Sinaleiro em Garuva 1
Claro que é o sinaleiro de Garuva que causa congestionamento no acesso à BR-376/101. Disso todos sabem. A solução mais rápida e menos onerosa é instalar uma rotatória.
Denílson SilveiraCuritiba, PR
Sinaleiro em Garuva 2
Sem dúvida, o sinaleiro atrapalha. Já presenciei filas de cerca de 30 quilômetros, começando antes mesmo de Itapoá (SC). A alternativa seriam duas saídas para Curitiba e outra sentido Florianópolis, antes da entrada de Garuva, para quem vem das praias.
Flávio SerafiniCuritiba, PR
Sinaleiro em Garuva 3
É lastimável o descaso dos policiais de trânsito, que ficam a alguns quilômetros do sinaleiro da discórdia, multando os cidadãos em vez de coordenar o tráfego nos momentos de maior movimento. Não precisa desligar o semáforo, nem construir um viaduto. Basta vontade dos policiais.
Narciso DoroCuritiba, PR
Sinaleiro em Garuva 4
Quero parabenizar a Gazeta do Povo por levantar essa questão, pois, desde que foi implantado, o sinaleiro em Guaruva (SC) iniciou-se o tormento dos veranistas que utilizam a PR-412 após feriados prolongados. Será que a implantação desse sinaleiro foi proposital por parte do governo de Santa Catarina para prejudicar ainda mais o nosso litoral paranaense? Por que nossos representantes políticos nunca se interessaram em resolver o problema?
Luís Alcyon S. MazalottiCuritiba, PR
YouTube 1
Vamos supor que alguém tire a sua foto em atos obcenos em uma praia e envie pelos Correios a diversas pessoas no Brasil. Essa atitude por sua vez se torna pública e vem a ser manchete entre jornais, sites e revistas. Qual seria a melhor forma de aliviar sua indignação? Processar o autor ou o meio? Se você pensa como a Daniela Cicarelli, que barrou o site YouTube, provavelmente processaria os Correios. No entanto, a lei diz que praticar ato obsceno em lugar público, aberto ou exposto ao público é ato punível com detenção, de três meses a um ano, ou multa. Se nós, anônimos, fizéssemos isso, provavelmente estaríamos presos ou endividados. Nos resta lutar contra essas situações "irônicas" pelo nosso direito de expressão.
Heraldo Fantinatti, designer gráficoCuritiba, PR
YouTube 2
Escrevo para expressar minha indignação sobre o bloqueio do site YouTube pela "Justiça" brasileira. Por causa de um ato inconseqüente de uma pessoa pública, em um local público, um juiz decreta o bloqueio, no Brasil, de um dos sites de maior sucesso e com maior conteúdo do mundo.
Alexandra M. Santos, bancáriaCuritiba, PRRevitalização urbana
Nem só a Praça Tirandentes precisa de melhorias. É necessário muito mais. Um exemplo é a Praça Santos Andrade.
Fernando PereiraCuritiba, PR
Assalto na praça
Seria cômica se não fosse trágica a ocorrência de um assalto a 150 metros do posto policial da Praça Afonso Botelho. Ainda mais com a justificativa de que o único policial de plantão não pôde sair, por atender possíveis notificações. Ou seja, o policionamento na praça tem hora marcada. Depois, nisso só no plantão mesmo que o assalto seja na própria praça.
Gilmar Tadeu StrasbachCuritiba, PR
Crise aérea
Graças à crise na aviação, eu, minha mulher e meu filho realizamos um sonho antigo: viajar de navio. Conseguimos uma cabine no Grand Mistral, praticamente uma semana antes de o navio zarpar. A viagem foi tranqüila e reconfortante. Transformamos a crise aérea em uma unanimidade familiar: aprovamos o cruzeiro marítimo.
Adílson Luiz GonçalvesSantos, SP
"Na polêmica sobre o bloqueio do YouTube, há uma dúvida a ser resolvida: é Daniela Cicarelli que deve processar o site ou ela e seu parceiro é que deveriam ser processados pelas famílias que estavam naquela praia espanhola, submetidas, forçadamente, ao espetáculo filmado?"
Murilo Antônio SimõesCuritiba, PR
****
As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.
E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Deixe sua opinião