Acredito que as pessoas devam sempre exercer seu direito de cidadania, conforme determina a Constituição Federal. Um assunto atualmente de grande relevância é a segurança: devemos exigir que nossos representantes trabalhem para proporcionar o maior bem-estar social possível. Depois de muitos acidentes e vários apelos, foram colocadas duas lombadas de nível para redução da velocidade dos veículos que trafegam na Rua Desembargador Hugo Simas, perto da esquina com a Francisco Schaffer. O pessoal da comunidade que trafega na região agradece.
João Carlos de Almeida Júnior, administrador de empresasCuritiba PR
Rodízio de veículos
Pela quantidade de veículos que circulam diariamente pela cidade, penso que seria interessante ser implantado em Curitiba o sistema de rodízio. Seria uma possível solução para desafogar o trânsito e, acima de tudo, para diminuir a quantidade de poluentes lançados no ar pelos automóveis. Fala-se muito em preservação, luta pela sobrevivência e aquecimento global. Porém faz-se pouco pela solução desses grandes problemas.
Sara Vitória Silva MonteiroCuritiba PR
Foro privilegiado 1
O foro privilegiado para ex-autoridades e também para as atuais autoridades (reportagem de 31/5) nada mais é que tornar a corrupção e o roubo como causa pétrea na constituição brasileira, aquele que ousar comentar algo contra poderá ser preso por contrariar interesses dessas aturidades.
Irineu Queiroz dos Santos, administrador de ImóveisCuritiba PR
Foro privilegiado 2
Foi um alento ler as idéias do sr. Friedmann Wendpap (artigo publicado em 1/6). Chega de autoridades com privilégios que mais combinam com a Idade Média, tempo em que suseranos tinham direitos nem de longe sonhados pelos vassalos.
Laura Malaquias Mendes, historiadoraCuritiba PR
Estágio
Porque estudantes do curso de jornalismo, segundo o Sindijor, não podem fazer estágio antes de estarem no terceiro ano (ou quinto período) de faculdade? Seria algum preconceito com os novatos? É certo deixar para aprender tarde demais o que pode ser aprendido agora? Que tipo de jornalistas temos nesta cidade que, sabendo da situação, não fazem nada para mudar as coisas? É por essa e outras coisas que o país não vai pra frente.
Suzane SkrochCuritiba PR
Cara-de-pau
A charge do Paixão que mostra o senador Renan Calheiros se barbeando frente a um espelho em que se vê sua imagem feita de madeira é memorável (edição de 31/5). Realmente é necessário ser muito cara-de-pau para fazer o que este senhor fez no Senado. Dizer que traiu sua mulher mas não trairia seu país seria risível, se não fosse trágico. Mentir é um vício, enquanto a veracidade é uma virtude. Ambos são hábitos adquiridos ao longo da vida. O mau hábito é um vício e o bom hábito uma virtude. Quando se tem o vício de mentir, mente-se sempre e em qualquer lugar, até na decisão firme de não mais fazê-lo. Conseqüentemente, quem trai uma vez...
Sávio Ferreira de Souza, professorCuritiba PR
Porcelana
A China com mais de um bilhão de habitantes realmente precisa crescer, mas o nosso governo tem de olhar mais para nossa indústria. Em Campo Largo, a capital brasileira da louça, foram demitidos 221 trabalhadores de uma fábrica de porcelana. Outros tantos foram dispensados pela empresa em outras regiões. Ao governo brasileiro um apelo: antes de olhar para os chineses e outros povos, que tal olhar para os trabalhadores brasileiros?
Luiz Wanderley Andrade da Cruz, professorCampo Largo PR
Educação
Muito bons os textos de Araci A. Luz e Dora F. Porto a respeito das escolas mistas e separadas (29/5). Se há relações de submissão, falta de respeito ou violência entre homem e mulher, é porque um dos dois, ou ambos, não estão vivendo sua condição feminina ou masculina na integridade. E isso também pode-se aprender ou desaprender na escola. Igualdade de oportunidades e de direitos sim, mas de resto somos completamente diferentes (psíquica, afetiva e biologicamente) e é conseqüência que tal fato reflita no modo de aprender. A sociedade ganharia muito se cada homem e cada mulher pudessem aportar às suas várias áreas de atuação (família, política, educação, saúde...) seus atributos bem vividos. Juntos, não uns contra os outros, homens e mulheres poderiam construir um mundo melhor, sendo diferentes (aqui está a diversidade). Talvez as escolas separadas ajudassem homens e mulheres a reencontrar suas identidades perdidas na confusão de conceitos criados neste mundo pós-moderno. Seria mais que justo que os pais pudessem optar por escolas mistas ou separadas, segundo o que acharem melhor para os filhos.
Eliane Bordini, especialista em desenvolvimento pessoal e familiarCuritiba PR
Dúvida
"Como pode o senador Renan Calheiros, oriundo da República das Alagoas e aliado de primeira hora do ex-presidente Collor, ser eleito pela segunda vez presidente do Senado Federal?"
Marcos Schier, empresárioCuritiba - PR
***
Gazeta do Povo
Praça Carlos Gomes, 4CEP 80010-140 Curitiba, PR Fax (041) 3321-5472
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião