A decisão de adiar o depoimento de Lula no inquérito aberto pelo MP de São Paulo dá uma ideia da sofreguidão em blindar o ex-presidente. Todo servidor público deveria ser tratado, durante e após o exercício do cargo, como cidadão comum, sujeito às exigências da lei, como todos. Tal fato é típico de uma sociedade que ainda tem longo caminho a percorrer em direção à cidadania.
Paulo Roberto Gotaç
Rebaixamento
O ministro Jaques Wagner afirmou que Dilma “não se preocupa com a aprovação ao seu governo”. A agência de risco Standard and Poor’s acaba de rebaixar mais ainda a nota de investimento do Brasil, por causa do triste resultado das contas públicas. Será que ela também não se importa com isso?
Beatriz Campos
Impeachment
Sou do tempo em que se falava “o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”. Felizmente, criamos a Embrapa, dominamos a saúva e sobressaímo-nos na agropecuária. Hoje o entrave brasileiro é administrativo e político. Parafraseando a citação, “ou apeamos um determinado partido político do poder ou o tal partido acaba com o Brasil”. Está nas mãos dos eleitores virar o jogo.
Humberto Schuwartz Soares
Agências reguladoras
Hoje, as agências reguladoras, que foram criadas para proteger o cidadão, não passam de cabides de emprego. ANS, ANA, Anatel, Anac, Aneel deixam sempre o consumidor na mão e protegem as empresas, em vez de fiscalizá-las. Empresas de planos de saúde, água, telecomunicações, aviação, energia prestam um péssimo serviço, mas serão premiadas com uma resolução que prevê 80% de desconto nas multas que devem.
Izabel Avallone
Médicos
O Cremesp divulgou que 48,1% dos formandos de Medicina de 2015 não atingiram o mínimo de 60% numa avaliação a que foram submetidos. Dentre os reprovados, quase 60% vieram de escolas privadas, o que demonstra a má qualidade de alguns cursos de Medicina. E o governo federal pensa ainda em abrir 11,5 mil vagas, a maioria em faculdades particulares, até 2017. Se em São Paulo o ensino é precário, dá para imaginar que tipo de médico está sendo formado por aí?
Luiz Nusbaum
Metrô
Nós não temos estrutura, pessoal qualificado e dinheiro para construir um metrô em Curitiba. Se nem a Linha Verde, que era um projeto de relativamente baixo custo, foi terminada, imaginem o que ocorrerá com o metrô! O que precisamos é de criação de novas linhas e restruturação das existentes, junto com o término das obras de mobilidade prometidas na década passada.
Daniel Cardoso
Governo promete reforma, mas evita falar em corte de gastos com servidores
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
“Vamos falar quando tudo acabar” diz Tomás Paiva sobre operação “Contragolpe”
Brasil tem portas fechadas em comissão da OEA para denunciar abusos do STF