Lula, que é na prática a maior liderança do PT, agora será também a maior liderança do governo. No papel de ministro que supervisiona e coordena todos os demais ministros, transforma nosso sistema de governo em parlamentarismo: o ex-presidente atuará como primeiro-ministro e a presidente Dilma será a chefe de Estado, que reina, mas não governa.
Paulo Marcos Gomes Lustoza
Governo
Dilma, desde o segundo mandato, sacrificou todos os ajustes necessários para o país, numa época de recessão, inflação e desemprego. Conhecemos o “pacote de bondades” do governo e seu hábito de postergar ações importantes para não entrar em desgaste com a população ou com o PT. E lá vem mais aumento de gastos, repetindo uma história cujo final já conhecemos.
Myrian Macedo
Impeachment 1
Nas sessões da comissão de impeachment, são uma perda de tempo essas discussões acaloradas e inúteis entre os que defendem a saída de Dilma e os partidários da sua permanência no governo. Não vão ser os discursos bem elaborados, nem a apresentação de motivos consistentes, que irão fazer a cabeça dos juízes-deputados. As decisões serão motivadas por interesses pessoais: vantagens oferecidas, inclusive financeiras, e preocupações com a carreira política de cada um. A última coisa que será levada em conta será o interesse do Brasil.
Ronaldo Gomes Ferraz
Impeachment 2
José Eduardo Cardozo, da AGU, de forma eloquente, argumentou que o TCU errou ao condenar as pedaladas de Dilma, e que o STF errou quando aceitou os pré-requisitos para a Câmara dar sequência ao impeachment. Para ele, a presidente é inocente, e condená-la é rasgar a Carta Magna. Não vai colar. Atropelar a Lei de Responsabilidade Fiscal é crime de responsabilidade. Até como exemplo para os demais, a lei deverá ser respeitada, senão o que será do Brasil? Impeachment já, ou então vai liberar geral!
Humberto Schuwartz Soares
Arrastões
Os empresários já pagam uma enormidade em impostos, e ainda precisarão contratar sua própria polícia para defender seu estabelecimento? Curitiba virou uma terra de ninguém, onde a impunidade faz com que os meliantes não tenham receio de nada. A única solução é armar a população e permitir que ela mesmo se defenda.
Andrei Trompczynski
Direito de família
Juízes de família precisam empenhar-se em realizar audiências de conciliação antes de deferirem, em uma lauda, liminares de afastamento do lar ou de mudança de guarda. Muitos jurisdicionados sentem-se muito injustiçados e ainda pode ocorrer alguma tragédia.
Fernando de Caron