A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) lamenta profundamente a morte de Edmundo Lemanski, empresário e diretor-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Natural de Porto Alegre, mas radicado em Curitiba desde os 20 anos de idade, Lemanski foi exemplo como empreendedor à frente da rede formada por emissoras de rádio, televisão e jornais. Aos 83 anos, o empresário faleceu no começo da tarde deste sábado. Com sua obstinação e competência, Edmundo Lemanski contribuiu sobremaneira para o fortalecimento do segmento empresarial de comunicação do estado do Paraná. A Abert manifesta solidariedade aos amigos e familiares.

CARREGANDO :)

Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Abert

Luto 2

Publicidade

Em meu nome pessoal e em nome da TV Record São Paulo, transmito sentimento de pesar aos amigos pelo falecimento do companheiro Edmundo Lemanski.

Dermeval Gonçalves, TV Record São Paulo

Luto 3

Lamentamos profundamente a perda de um dos mais proeminentes homens da história do Paraná. O dr. Edmundo Lemanski, pioneiro no setor de comunicação, muito contribuiu para o desenvolvimento deste estado, em especial para a educação, por meio da sua compromissada condução à frente dos veículos da Rede Paranaense de Comunicação. Nossos sentimentos aos familiares e colaboradores da RPC.

Carlos Eduardo Cantarelli, reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Publicidade

Luto 4

A Associação Médica do Paraná, através de seu presidente, quer externar os seus sentimentos de profunda consternação pelo passamento do dr. Edmundo Lemanski, a quem a sociedade paranaense muito deve pelo que realizou em prol dos direitos da cidadania e da liberdade de imprensa. A sua falta, tanto quanto a do dr. Francisco Cunha Pereira, que dele foi companheiro de ideais, lutas e conquistas, abre uma enorme lacuna nos meios de comunicação do estado, apenas preenchível à proporção que os seus maravilhosos exemplos de operosidade e dinamismo possam vir a ser seguidos pelos seus sucessores.

José Francisco Macedo, presidente da AMP

Luto 5

O corpo diretivo do Grupo Educacional Opet lamenta com pesar o falecimento do diretor-presidente do Grupo RPC, Edmundo Lemanski. Graças ao seu espírito empreendedor e visão de futuro, ajudou a construir o maior e o mais importante grupo de comunicação paranaense.

Publicidade

José Antônio Karam, diretor-presidente do Grupo Educacional Opet

Recuperação de rios

A recuperação de nove rios da região metropolitana e litoral trata-se de uma medida de prevenção para evitar as futuras enchentes nos períodos de chuvas que irão começar em breve (Gazeta, 23/8). Mas por que a obra para o desassoreamento e limpeza do Rio Belém não começa nunca? Já perdi a conta de quantos anos faz que ela foi anunciada e nunca saiu do papel. Depois que começarem as enchentes a prefeitura virá com o velho e bom papo de que isso só aconteceu devido ao volume de chuva que foi acima do normal, e isso não tem como adivinhar!

Marcos Roberto Machado

Sistema de saúde

Publicidade

Acredito que há muito a ser feito na área da saúde. A espera é muito longa e muitos profissionais atendem com certo desgosto, muitas vezes pela má-remuneração. Curitiba, apesar dos problemas, é modelo nessa área! A primeira medida a ser tomada pelo governador é a prevenção. Não há nada melhor para controlar as despesas do estado do que mantendo a população saudável. É muito importante sempre atualizar as pessoas sobre os perigos da gravidez na adolescência, sobre hipertensão, tabagismo, diabete, etilismo, DSTs, tuberculose etc.

Isabela Bortoli

Trânsito

Embora não entenda como a simples recapagem das ruas previstas no projeto do anel viário irá efetivamente aliviar 30% do volume de trânsito na região central de nossa capital (Gazeta, 21/8), concordo que efetivamente algo precisa ser feito. Tenho diariamente tentado alternativas de roteiros que me permitam chegar ao meu destino na região central com maior tranquilidade, mas isso mostrou-se de total impossibilidade. Faltam, além dos investimentos estruturais, a atuação mais efetiva dos agentes de trânsito e uma maior educação por parte de nossos motoristas.

Pedro Eugênio Peil de Oliveira Neto

Publicidade

Amizade

O que todo mundo já sabia foi confirmado por pesquisadores norte-americanos em pesquisa realizada: que as pessoas precisam de amigos para ter uma vida saudável (Gazeta, 15/8). É nas horas mais felizes e também nas mais difíceis que precisamos dos amigos. Ao longo do tempo de uma amizade, se cria um vínculo familiar, e isso é uma dica para ter uma vida saudável.

Pedro Hideki Hirom

Ensino religioso 1

A religião no Brasil é culturalmente manifestada tanto no âmbito das classes sociais quanto no das faixas etárias. Unilateralidade religiosa em locais públicos torna-se cada vez mais difícil. A questão é delicada. No entanto é preciso entender que a sociedade e, principalmente, os jovens que usufruem de forma intensa das escolas, local onde a religião tem forte presença, devem ter conhecimento multifacetado das diversas religiões. Desse modo, possibilita-se um menor fanatismo e uma maior tolerância às crenças religiosas.

Publicidade

Danielle Soares Fonseca

Ensino religioso 2

O ensino religioso em escolas públicas ainda é uma questão em debate considerando-se o "Estado laico". Me pergunto para que correr o risco de ocorrer discriminação se a escola é pública e a questão de fé é tão objetiva? Não desconsidero que a religião seja uma parte importante no processo educacional, mas a escolha por uma ou outra profissão de fé deve ser pessoal e não interferir no coletivo.

Gabriela Gama Pereira Martins

Legalização da maconha

Publicidade

Vivemos em uma democracia, em que todos os cidadãos têm o direito de expressar suas decisões. Entretanto, ao mesmo tempo em que se impõem liberdade em certos aspectos, ela é retirada em outros. Nesse sentido, é fundamental um plebiscito como o proposto pela candidata à Presidência Marina Silva. Tanto os que defendem a ideia, quanto os que a abominam, terão a oportunidade de fazer valer em coletividade o que se considera o melhor para todos sem hipocrisia e abertamente.

Yasmin Sanches Perdoncini