• Carregando...

Acredito que há, sim, manipulação exagerada de imagens usando programas de edição em propagandas (Gazeta, 26/3). Isso está contribuindo para alterar a visão da sociedade sobre o que é beleza e o que é ou deveria ser "atraente" e está influenciando negativamente o inconsciente coletivo. Essas manipulações devem e podem facilmente ser coibidas por uma lei, já que as alterações estão, normalmente, agregadas a produtos, marketing ou anúncios e podem facilmente constituir um tipo de propaganda enganosa, já que não representam a realidade.

Jefferson Moreira

* * * * * *

Manipulação por Photoshop 2

Totalmente despropositada a proposta de lei do deputado Wladimir Costa sobre retoques de fotos. Melhor seria que os programas eleitorais e demais peças de convencimento do eleitor trouxessem a seguinte advertência: "Cuidado: político ficha-suja".

Toshikazu Hassegawa, professor e administrador

Odisseia no trânsito 1

Concordo com a reportagem "Odisseia nas ruas" (Gazeta, 26/3). As calçadas em Curitiba são extremamente ruins, com piso totalmente irregular e escorregadio.

Joel Cappellesso

Odisseia no trânsito 2

Ando todos os dias de bicicleta ou a pé para ir ao trabalho. E me arrisco todos os dias. Faltam sinaleiros para pedestres e, quando há, o risco continua porque aqui é normal os carros passarem no sinal vermelho. Outra coisa: os carros não sinalizam quando vão fazer uma curva. Ou seja, os motoristas são mal educados! Não é à toa que Curitiba é conhecida como a capital com mais "barbeiros".

Denise Kelm Soares

Odisseia no trânsito 3

Conscientização e respeito são as palavras chave para esta situação caótica do trânsito curitibano. Conscientização dos motoristas, porque se há a faixa ou sinaleiro de pedestres a prioridade é do pedestre, o que tenho visto nas ruas é o motorista aproveitando o sinal e furando no momento em que o semáforo para os pedestres está aberto. Respeito das duas partes: se tem faixa, atravesse; não tem faixa, respeite; tem pedestre atravessando, espere.

Celio Cunha

Meio ambiente

É muito triste dizer isso, mas durante a disputa eleitoral todas as propostas dos candidatos referentes às questões ambientais no Brasil têm mais relação a tentar agradar ao eleitorado e conseguir votos em cima desse importante pilar, do que a preocupação com o meio ambiente efetivamente. Portanto não vou considerar muito essas propostas.

Luiz Henrique de Carvalho Cortelleti

Roubo e furto de carros

Infelizmente, por falta de justiça social, o roubo e o furto de carros vêm ocorrendo com muita e cada vez maior frequência, em todo o Brasil. O que pode e deve ser feito é oportunizar, dar chance ao cidadão de exercer a sua cidadania com segurança, ofertando emprego, salários dignos a todos e assim privilegiar as famílias que poderão educar melhor seus filhos, ensinado-lhes a vida na sociedade, respeitando o bem alheio, que é preciso trabalhar para conseguir obter sucesso e que o crime não compensa!

Ana Lúcia Gouvêa da Silva

Diários secretos 1

Concordo com o Promotor Fuad Faraj que o Ministério Público estadual não pode fazer parceria com o presidente da AL nem com qualquer outro membro daquela Casa. Quero alertar que o Procurador Geral da Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior, no mínimo por uma questão de ética, támbem deve se dar por impedido de indicar algum representante do MP para participar das necessárias investigações, uma vez que o irmão do mesmo Severo Olympio Sotto Maior ocupa um cargo de direção na Assembleia há muitos anos, sendo, portanto, no mínimo, suspeito também.

Luiz Kugler

Diários secretos 2

Parabenizo a RPC pela reportagem sobre os diários secretos da Assembleia. Infelizmente essa situação jamais irá mudar, pois isso é uma prática que vem de décadas. Por que não cassar os mandatos do presidente e demais deputados da mesa executiva da Assembleia, pois eles sabem de tudo que ocorre na Casa. Será que vai adiantar tirar o diretor geral e administrativo, se os comandantes da casa continuam? Vamos ficar de olho.

Fabiano Lima

Diários secretos 3

É vergonhoso o que vem ocorrendo na Assembleia do Paraná. Parabenizo o promotor de justiça Fuad Faraj pela coragem e determinação em dizer que o deputado e presidente da Assembleia deve ser tratado como suspeito (Gazeta, 26/3). Portanto Justus deve ser afastado da instituição, assim como Abib Miguel (Bibinho).

Izaira Rodrigues de Andrade

Lula contra a imprensa

Lula está cuspindo no prato que lhe é servido de graça, quando critica a imprensa que, na tevê, exibe diariamente seus destrambelhados discursos e, nos jornais e revistas, suas fotos. A exposição diária e gratuita nessa mesma imprensa é que lhe dá de presente os 80% de aprovação que as pesquisas indicam. Mas não gosta que a mídia divulgue o que ele não fala, como mensalões, as obras brecadas pelo TCU e as empacadas. O negócio dele é autoelogiar-se a qualquer pretexto e a mídia divulgando – estratégia adotada desde o início de sua carreira de sindicalista e que tem funcionado – com os 80%.

Mário A. Dente

Santo Daime

Discordo da antropóloga Beatriz Labate (Gazeta, 21/3). Caso uma droga fosse liberada para uso e somente depois fosse constatado um possível malefício, os danos nas pessoas seriam muito maiores e talvez irreversíveis. Quem seria então responsável por isso? Razão pela qual os laboratórios estudam anos e décadas drogas em cobaias, visando à segurança e minimizando riscos em seres humanos. Outro ponto: será que os praticantes da seita do Santo Daime têm capacidade para diferenciar uma pessoa saudável de um portador de transtorno mental na hora de tomar o chá de ayahuasca?

Fábio Akira, médico

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.

O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 •

Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]