O Brasil vai na contramão da realidade. Quando aquelas pessoas que deveriam preservar as instituições basilares da sociedade e da família votam por liberalidades como marcha da maconha, o que podemos esperar? Foi o que aconteceu com a votação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Rubens Recalcatti
Marcha da maconha 2
O Supremo não levou em conta a moralidade da questão ao julgar a liberação da marcha da maconha. Apenas julgou tecnicamente. Da mesma forma, se um grupo resolve expressar publicamente seu apoio ao nazismo, não haverá problema nenhum? As pessoas que defendem certos direitos muitas vezes não sabem dos seus deveres.
Izael Arsie
Viagens de secretário 1
O secretário Luiz Carlos Hauly afirma que gasta R$ 3.800,00 de aluguel por mês. Por muito menos é possível alugar ótimos imóveis em Curitiba. Se um secretário da Fazenda não sabe administrar seus gastos, fico com sérias dúvidas sobre como administra o dinheiro público.
Odenir de Paula
Viagens de secretário 2
O secretário da Fazenda utiliza diárias para fins privados, nos moldes de alguns ministros do atual governo federal (Gazeta, 16/6). E o Estado tenta adquirir uma aeronave para as viagens do governador. São ações que depõem contra a atual administração estadual.
João Augusto Moliani, professor universitário
Sigilo eterno
Para o senador José Sarney devemos todos viver nas trevas, em uma realidade fantástica, inventada. Vamos esconder os arquivos da ditadura, os fatos "desagradáveis" como o impeachment do ex-presidente Collor, manipular fotografias e sustentar o faz de conta. Sarney está totalmente perdido em fantasias.
Julio César Caldas Alvim de Oliveira
Novo senador 1
O novo senador Sérgio Souza não teve nenhum voto dos paranaenses. Como pode ser chamado de senador? Não é justa essa lei que permite que ele seja representante do povo sem ter se apresentado como candidato para receber votos.
Nelson Scheer Junior
Novo senador 2
Se Sérgio Souza conseguir colocar em prática seus projetos, com bons argumentos, falar diante dos senadores firmemente e não se deixar levar pela maioria, talvez ele consiga aprovar alguns projetos. Nós paranaenses esperamos um bom desempenho do novo senador.
Maria Aparecida Vieira Ribeiro
Gleisi ministra 1
Quando uma pessoa é eleita pelo voto popular para aquela cadeira, jamais deve assumir outra função, como fez Gleisi Hoffmann.
César Nóbrega
Gleisi ministra 2
Até que enfim temos no Planalto uma personagem sem o sotaque molhado meio assobiado, "carioquês". Todos os estados, principalmente o Paraná e os do Sul, devem ter lugar no governo.
Lotar Kaestner
Base aliada 1
Dificilmente Dilma conseguirá domar a base aliada no Congresso, pois há um jogo de interesses pessoais e partidários políticos muito grande. A presidente vai ter muita dificuldade para governar e pôr em prática seu projeto de governo.
José Vilmar dos Santos
Base aliada 2
Se o futuro do Brasil depender do poder de agregar da Dilma, estamos fritos. Pelo contrário, a tendência é de rompimento até mesmo com aqueles que a apoiaram na campanha. Basta avaliar as escolhas para a Casa Civil e coordenação política para perceber que pretende centralizar as decisões no "chá das três". Caminhamos em passos largos para o rompimento do PT com o PMDB.
Joao Arnaldo Hobmeir
Lula 1
O Lula deve se conscientizar que não é mais presidente da República. Deve ter a atitude superior e deixar que a nova presidente desempenhe seu cargo com características pessoais. Entretanto, falta a Lula esse desprendimento do poder.
Agostinho Baldin
Lula 2
Lula sempre foi um homem público. No movimento sindical foi líder, assim como na oposição à ditadura e ao neoliberalismo. Na Presidência da República foi o maior líder que a história conheceu. No pós-Presidência continua militante de um partido e líder de todo povo que jamais o esquecerá.
Zeni Pereira
PT paranaense
O PT paranaense é, e sempre foi, tímido, fraco e quando esteve perto de ganhar a prefeitura, parece ter ficado com medo.
Hercílio Henrique Cardoso
Laser atrapalha voos
Essa tal caneta a laser, além de causar problemas para a aviação (Gazeta, 16/6), serve para vândalos apagarem as luzes dos postes de rua. Uma tarde dessas, quase escurecendo, presenciei alguns homens apagando a lâmpada usando a tal caneta.
Edison Aloir
Acidentes de trânsito
Já notaram que a maioria dos motoristas fala "não vi", ou "foi de repente" quando se envolve em acidentes? Isso mostra a falta de atenção dos nossos motoristas. Não é só culpa dos maus motoristas, mas também de pedestres e ciclistas. Nas ruas, atenção é tudo porque distração mata.
Flademir Henrique Tozato
Ciclista morto
Que notícia triste: mais um ciclista morto! Por que não constroem ciclovias de verdade, devidamente sinalizadas e protegidas, ao lado das principais vias da cidade?
Mauro Majczak
Tempo de aula
A indisciplina é um problema cada vez maior em sala de aula. O professor não pode mais chamar a atenção do aluno sem ter receio de ser repreendido pelos pais do aluno e da direção da escola. O aluno agora é cliente e como tal se acha no direito de reclamar de tudo e de todos.
Luciane Giovenardi
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020
Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Deixe sua opinião