• Carregando...

O governo brasileiro devia ter vergonha por contratar trabalho escravo dos médicos cubanos que tiveram o azar de nascer em uma ilha tiranizada por dois irmãos sanguinários. Agora a médica cubana Ramona Matos Rodríguez (Gazeta, 6/2) deu o grito de independência e quer asilo, quer se livrar dos velhos gagás de Cuba. Ela deve pedir asilo para os EUA, porque lá há um governo sério e firme, diferente do nosso Brasil sem lei.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Médica cubana 2

Interessante este nosso país. Uma cidadã cubana pede asilo na liderança de um partido conhecido por suas posições políticas contrárias à ditadura cubana. E o que surpreende é que a cidadã não pediu asilo porque discorda do governo, mas porque foi enganada! Onde estão os direitos humanos? Como fica a responsabilidade do governo que "importou" esses cidadãos?

José Stechman Neto

Médica cubana 3

A doutora cubana Ramona Rodríguez, cansada de ser escravizada pela ditadura comunista da ilha, está pleiteando asilo político, possivelmente nos Estados Unidos. Mediante uma cópia do seu contrato, ela faz denúncias gravíssimas com referência ao programa Mais Médicos, uma escravatura imposta pelo ditador comunista cubano e compactuado pela presidente Dilma Rousseff. Espero apenas que não se repita com essa médica a covardia que o ex-presidente Lula praticou contra os boxeadores cubanos.

Benone Augusto de Paiva, São Paulo – SP

André Vargas 1

A foto do deputado André Vargas com o braço estendido e o punho cerrado, na frente do ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, em homenagem aos bandidos do mensalão demonstra a extensão de sua falta de respeito e educação. Fosse eu o ministro Barbosa, chamava a atenção do deputado e retirava-me do local.

Edgard Katzwinkel Junior

André Vargas 2

Vergonhosa e covarde a atitude do deputado André Vargas, com seu gesto de punho cerrado em solidariedade aos punidos pelo mensalão. O deputado não me representa, e está despreparado para o cargo para o qual foi eleito.

José Pedro Naisser

André Vargas 3

Atitude mesquinha e inoportunado vice-presidente da Câmara, André Vargas, que aproveitou a sessão solene de abertura do ano legislativo no Congresso para protestar contra as prisões dos condenados no processo do mensalão, erguendo o punho cerrado a exemplo dos "indignados" José Dirceu e Genoino quando foram levados para detrás das grades. Acredito que o povo do Paraná deva estar muito envergonhado com esse desrespeito.

José Marques, São Paulo – SP

Henrique Pizzolato

A alternativa de pedir o julgamento de Pizzolato na Itália me parece boa. Talvez uma eventual condenação venha a corroborar o julgamento dos réus do mensalão feito a duras penas no Brasil. De quebra, também parece ser mais barato para nós.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

"Vaquinha"

O ministro Gilmar Mendes levantou suspeita de que a arrecadação de dinheiro para pagamento de multas impostas aos mensaleiros pode ser lavagem de dinheiro. Somente agora o ministro acordou? E os demais ministros, o que acham dessa afronta à Justiça e à inteligência daqueles que pensam? O dinheiro entrou tão facilmente nesses sites conforme a mídia publicou e vai ficar por isso mesmo?

Izabel Avallone, São Paulo – SP

Corrupção

Lendo o livro 1889, de Laurentino Gomes, certifiquei-se de que o Brasil não mudou nada. Antes o imperador concedia títulos de duque, barão para ter mais votos a favor da monarquia, hoje temos corruptos de todos os partidos pedindo não títulos de barão, mas cargos de ministros. Que tristeza! Mais de 500 anos de história, sem evolução em relação aos nossos governantes.

Zainara Eliane Pereira, vendedora

Fantasia

Percebo que a maioria das pessoas que já votaram no PT não consegue sair do transe de marketing da "Joãosantanolândia" para cair de paraquedas na realidade brasileira! Então realmente se considera a volta da inflação e a violência sem controle uma "evolução evidente"? Por favor, chega de partidarizar! Tratem de enxergar a realidade! Vão ao supermercado! Façam as contas! Tentem pegar um ônibus ou andar a pé em segurança! E aí vejam se está tudo mesmo uma maravilha!

Carolina de Andrade

Desemprego

No mesmo momento em que se divulga que o Brasil tem o menor desemprego da história, temos a informação de que a economia vem apresentando resultados cada vez piores. Só para entender: então o pessoal está empregado, mas não está trabalhando?

Nelson Luís Trela, engenheiro

"Justiceiros"

Adolescente é surrado por um grupo, deixado nu e preso pelo pescoço a um poste por uma trava de bicicleta. Tal barbárie ocorreu no Flamengo, Rio de Janeiro, cidade maravilhosa. Como se diz, são os sinais dos tempos. Nossa sociedade está caminhado com passos largos para um futuro incerto e sem volta no que diz respeito à violência. Conforme comentários nas redes sociais, aparentemente pouca gente se indignou com o fato, muito pelo contrário.

Luís Fernando Santos, Laguna – SC

Literatura

Nada mais justo do que o projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná que obrigará as universidades paranaenses a incluir pelo menos um livro de autor paranaense no programa de suas provas. Como se já não bastasse a História do Paraná não fazer parte dos ensinos fundamental, médio e superior, por que alimentar também o já famigerado autofagismo do paranaense e não aplaudir essa brilhante iniciativa?

Beatriz Leme Gonçalves Nascimento

CNH

Recebi o aviso de renovação de CNH, paguei o documento no BB fui agendar a consulta. O local fica a mais de 20 quilômetros de casa, e há várias clínicas nas imediações de onde moro. Não entendo como o Detran redige em sua carta de aviso que está mais moderno, ágil e econômico se tudo isso é desrespeitado na marcação da consulta.

Fred Branco

Copa do Mundo 1

Neste ano de eleições, é preciso que o povo saiba que, enquanto se aumenta em R$ 11 milhões o orçamento das obras da Arena em duas semanas (Gazeta, 7/2), faz três meses que os pacientes de Parkinson não recebem da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná medicamentos que são de uso continuado obrigatório!

Reginaldo Werneck Lopes, professor aposentado da UFPR

Copa do Mundo 2

Vamos parar com essa "papagaiada" de que há risco de não ter Copa em Curitiba. Aposto que vai ter, sim. Qualquer pessoa com o mínimo discernimento sabe que não passa de teatro para meter a mão no nosso dinheiro.

Fernando Faria, engenheiro

Aniversário 1

Parabéns por mais um aniversário do jornal Gazeta do Povo. São 95 anos de muita dedicação para levar o que há de melhor para os leitores. Desejamos longevidade para o maior jornal do Paraná.

Heidi Motomura, assessoria de imprensa do Grupo Opet

Aniversário 2

Ao comemorar os 95 anos de fundação, a Gazeta do Povo registra um marco importante para a história da imprensa paranaense e brasileira. Ao longo de todos esses anos, a Gazeta, sempre com imparcialidade e independência, mostrou todos os feitos da história do Paraná e do Brasil, bem como vem acompanhando o avanço tecnológico de fazer jornal.

Ney Leprevost, deputado estadual

Aniversário 3

Às vésperas do centenário, a Gazeta do Povo é parte da história do Paraná e de toda a nossa gente. Com uma linha editorial sempre atenta aos fatos, o jornal ajuda a traçar os contornos desta história.

Ratinho Júnior, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano

Fidelidade partidária

Eu não votaria em um político que troca frequentemente de partido, embora aqui no Brasil os partidos sejam constituídos sem explicitar qual é a ideologia que fundamenta sua criação. Com tantos partidos, muitos deles sem se diferenciar ideologicamente uns dos outros, o político fica reduzido a escolher qual o partido que, pessoalmente, mais o favorece.

Antonio Carlos Pacheco

Vistorias

A OAB vai vistoriar as cadeias para verificar as condições das mesmas. Gostaria de sugerir à Ordem que também efetuasse vistorias nos prontos-socorros, hospitais e ambulatórios para exigir o cumprimento por parte dos governos do que diz a nossa Constituição. Os bandidos estão presos porque cometeram algum delito, ao contrário do cidadão que sofre nas filas da saúde pública.

Hélio Ishida

Representação

Considerável parcela de nossa população não está interessada em saber quais são os deveres daqueles que elegemos para nos representar. O eleito precisa fazer muito pouco para agradá-la. Quando vai fazer a entrega de um feito insignificante, é recebido com festa. Fogos de artifício tomam conta dos céus. O demagogo chega, dá tapinhas nas costas, escolhe uma casa para tomar um cafezinho, afaga criancinhas. Temos espertalhões que estão há mais de meio século se locupletando à custa do dinheiro público e dando migalhas para o povo.

Jeovah Ferreira, Brasília – DF

Recursos naturais

É evidente a corrida incessante ao consumo, historicamente estimulado pelo desenvolvimento. O ser humano age assim, extrai até a escassez, para só então pensar numa nova saída, mesmo que isso signifique o sacrifício da maioria. Há pouca esperança de que a humanidade mude seu comportamento sem que haja um grande impacto. Não desaparecerá, como sugere o artigo de José Pio Martins (Gazeta, 7/2), mas pode retornar à idade da pedra.

Edilson Miaqui, engenheiro

Viagem

Seja bem-vindo esse novo voo direto de Curitiba para Buenos Aires (Gazeta, 4/2). Precisamos urgentemente reforçar a malha aérea com países da América Latina. Igualmente necessária é uma ligação com o velho continente, seja pela França, Portugal ou Itália.

Dionisio Francisco Grabowski

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]