Não sou médico, mas essa declaração do ministro Alexandre Padilha é de uma ingenuidade, para não dizer burrice, que não tem tamanho. Será que ele seria capaz de eliminar todos os equipamentos de sua residência e passar a usar um fogão a lenha, lamparina ou lampião para iluminar, ir trabalhar a pé, e fazer seus despachos em uma máquina de escrever manual? Se existem instrumentos que agilizam e dão diagnósticos rápidos e precisos aos doentes, por que não usá-los? Nesse caso, não precisa trazer médicos de fora. Fica mais barato criar Escolas Técnicas para Formação de Pajés!
Sergio Dalbeto, aposentado
Médicos 2
Todos sabem que a saúde vai mal, seja por falta de profissionais, ou por falta de infraestrutura. É óbvio que um médico que cursou seis anos de faculdade, mais um ou dois de residência, sem contar com especializações, não está disposto a ganhar apenas R$ 10 mil. Um deputado paranaense fatura pelo menos o dobro, sem precisar cursar uma faculdade. Um médico deveria ganhar R$ 20 mil, caso contrário as vagas não serão preenchidas nunca. No fundo, é isso que o governo torce para acontecer.
Sebastião André da Silva, aposentado
Eleição no TC
Sobre o editorial da Gazeta do Povo, de domingo, dia 14 de julho de 2013, com o título: "Eleição TC, chance de moralização", esclareço que a representação proposta perante a OAB/PR faz parte do emaranhado de medidas judiciais e administrativas, com cunho puramente persecutório, propostas/interpostas contra mim, desde o desenrolar da CPI das Falências, sendo que todas as decisões transitadas em julgado até agora rejeitaram as intenções dos meus perseguidores, o que, certamente, se repetirá, junto à OAB.
Em momento algum a decisão, da qual recorro, atesta minha inidoneidade moral. Trata-se de equívoco no preenchimento da ficha de inscrição, quando me submeti ao exame da OAB. Comprovadamente, esse lapso nunca me favoreceu, por isso minha boa-fé será evidenciada no momento do julgamento.
Quando o Conselheiro Relator fala sobre a averiguação de idoneidade moral, é porque o Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94), assim prevê. Isso não é apenas em relação a mim, mas a todos que, porventura, tiverem que solicitar novo registro à Instituição.
Tanto não existe qualquer juízo de valor, que desabone a minha idoneidade, que no último ano concorri à vaga de Desembargador do TJ/PR, garantida pelo Quinto Constitucional, e, embora tenha obtido expressiva votação para a inclusão do meu nome à lista sêxtupla, mas não o suficiente para ter êxito. Vale lembrar que dentre os votos que recebi estão os de Membros Natos da OAB/PR, como José Cid Campelo e Mansur Theophilo Mansur, que dentre tantos outros candidatos tão bem preparados, optaram por mim.
Os pré-requisitos para aquela eleição na OAB/PR se identificavam com os exigidos para o cargo de Conselheiro do TCE. Se pude participar da disputa dentro da própria Instituição, por óbvio, deve-se ao preenchimento de todas as exigências impostas. A OAB/PR permitiu que eu concorresse à vaga, porque tenho reputação ilibada e idoneidade moral e meu notório saber jurídico, da mesma forma, foi reconhecido pela Instituição, através dos votos que muito me honraram.
Destarte, hoje, encontro-me apenas licenciado perante à OAB/PR, desde quando passei a fazer parte da Mesa Diretiva da Assembleia Legislativa do Paraná (atividade incompatível com a Advocacia), sem a existência de qualquer penalidade imposta. Aliás, assim diz certidão que tenho expedida pela OAB-PR. Como tantas outras, civis e criminais, de primeira e segunda instância, sem apontamento algum que me desabone.
Fabio de Souza Camargo
Tribunal de Contas 1
Logo será necessário criar um Tribunal de Contas para fiscalizar os Tribunais de Contas da União e dos estados. Infelizmente, os níveis de corrupção, desmandos, ineficiência, incompetência e muita cara de pau estão em tal grau que será muito difícil voltar a um nível aceitável sem medidas enérgicas. A cada dia aparecem mais motivos de indignação para os brasileiros.
Dinho Sprenger
Tribunal de Contas 2
Como participar de um jogo de cartas marcadas, em que até o Tribunal de Justiça já disse quem vai ser o vencedor, impondo o filho de um desembargador à cadeira de conselheiro do TC? E até agora nenhum deputado se pronunciou contra isso porque certamente todos devem ter o "rabo preso", ou algum processo transitando no TJ. Infelizmente, trata-se de um grande jogo de interesses!
Carlos Henrique de Oliveira
Manifestações
Quando os caminhoneiros bloquearam as estradas, os políticos disseram que esse tipo de ação era criminosa e por isso seria atacada com rigidez pela polícia. Até a presidente Dilma disse que o seu governo não admitiria jamais que parassem o Brasil. Mas na semana passada uns magotes de pelegos dos sindicatos bloquearam estradas e vias brasileiras, e não vi nenhuma intervenção policial impedindo esses manifestantes, cujas reivindicações pedem menos horas de trabalho em troca de melhor remuneração.
Mara Montezuma Assaf
Investimentos
Pouco tem resolvido o governo federal propor recursos para obras no Paraná. Sabemos que nossos políticos provincianos inviabilizam qualquer projeto aprovado por seus adversários. Mudam-se os administradores, mudam-se os projetos. Não é por acaso que muitos municípios paranaenses têm perdido verbas federais por falta de projetos ou contrapartidas. Assim, talvez percamos também os recursos já destinados para o metrô. Uma pena!
Sérgio Corrêa
Impostos
O problema tributário no Brasil tem dois inconvenientes: elevada carga de impostos e complexidade na execução dos inúmeros encargos tributários. Há no Congresso um projeto de lei visando à instituição do Imposto Único ou Imposto sobre Movimentação Financeira (IMF), incidente sobre a movimentação financeira nos bancos. As empresas ficariam livres de serviços de escrituração fiscal, preenchimento de guias de impostos e de complicados informes fiscais, que só os contabilistas sabem avaliar.
Taras Savytzky, economista
Energia elétrica
Esse reajuste da tarifa de energia anunciado pela Copel se chama incompetência. Se precisavam reajustar a tarifa, que o fizessem na data correta, sem fazer sensacionalismo na opinião pública como foi feito quando o aumento foi adiado anteriormente. O que adiantou ao consumidor esse adiamento? O governador disse que não iria autorizar o aumento, mas agora o concede retroativo a junho! Ficou muito feio para o senhor Beto Richa.
Gerson Luiz Zaguine
Abastecimento
A falta de água em Curitiba toda será uma constante. Estão aprovando grandes empreendimentos imobiliários, megaedifícios e conjuntos habitacionais em toda Curitiba e Região Metropolitana, mas não estão prevendo infraestrutura de saneamento básico para tal. Quantas represas estão sendo construídas para garantir o abastecimento de água da cidade? Falta planejamento urbano!
Wilson Paulo Bettega
Jornada Mundial da Juventude
Sobre a ação civil pública do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro tentando impedir que a prefeitura do Rio preste serviços de atendimento médico aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude, onde estava o Ministério Público quando da autorização da Copa do Mundo, que está cheia de dinheiro público? A JMJ vai render mais para a cidade do Rio de Janeiro e para o país do que a Copa, se levarmos em conta o dinheiro investido. O MPE deveria se preocupar com causas mais importantes.
Hernani Bergossi
Lei Seca 1
Bastante temerosa essa decisão do TJ-RS de que beber e dirigir só será crime caso os reflexos do motoristas sejam afetados (Gazeta, 11/7). Isso abre uma brecha em todo o país para ações de motoristas "inocentes" que foram pegos dirigindo embriagados. Existem certas coisas que não deveriam ser discutidos, como essa de beber e dirigir.
Dionisio Francisco Grabowski
Lei Seca 2
Os juízes e desembargadores do TJ-RS estão tentando achar todas as brechas na lei para que os bêbados continuem dirigindo. Inaceitável que a própria Justiça continue incentivando os crimes no trânsito. Será que eles precisavam ter parentes mortos por acidentes provocados por pessoas alcoolizadas para se sensibilizarem?
Orestes B. Neto
Dívidas
Nada neste governo é feito sem segundas intenções. Esse inacreditável perdão da dívida de milhões do Congo, com tanta pobreza dentro do Brasil para ser resolvida, só está sendo feito para atender o interesse de empreiteiras que pretendem atuar por lá, e tem por objetivo tirar esse país da condição de inadimplente, possibilitando o uso do dinheiro barato do BNDES para financiar seus empreendimentos. Como uma mão lava a outra, as empreiteiras, que farão contratos milionários com o governo do Congo, retribuirão ao governo Dilma com gordas contribuições na campanha eleitoral de 2014.
Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro RJ
CPI do Pedágio
Fiquei muito surpreso ao saber que o deputado Bernardo Carli é membro da CPI do Pedágio no Paraná, tendo em vista que um primo de seu pai é dono de uma empresa sócia de concessionárias de pedágio investigadas pela CPI.
Brain Silva
Senado
Parece que o Senado não entendeu o recado das duas durante os protestos de junho. Também pudera, com o Renan Calheiros como presidente, o que se poderia esperar? Acho que no Brasil, somente uma atitude como aconteceu no Egito, para colocar a casa em ordem e reiniciar do zero.
Milton Rogério
Arena
Essa suspensão do repasse do BNDES à Arena da Baixada é mais um jogo de cena. O "imperador" Mario Celso irá a alguma reunião com deputados, vereadores, secretários e conselheiros do Tribunal de Contas, dará um tapa na mesa, será aplaudido, como já foi antes, e tudo estará resolvido. Viva a impunidade, a mentira! Viva a farra com nosso dinheiro!
Dejair Zem
Passeio Público
Para revitalizar o Passeio Público deveriam proibir o grupo que alimenta moradores de rua no local aos domingos. Eles devem ir a outro local. Sobre as grades, elas são necessária para a proteção dos animais. Também poderia ser cobrada uma taxa de visitação ou criar-se uma carteirinha para controlar os frequentadores.
Leticia de Castilho Freire
Ler e Pensar
Parabenizo o presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, ao superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares, pela renovação com o projeto Ler e Pensar da Gazeta do Povo, levando o jornal aos alunos do Colégio Sesi no Paraná. O jornal é rico em editoriais e artigos abordando os mais variados assuntos, todos de relevância considerável. Não podemos esquecer que ausente a Cultura, predomina a ignorância.
João Darcy Ruggeri, presidente da Academia de Cultura de Curitiba
Detran
Quando achamos que os serviços públicos estão ruins, eles nos surpreendem e conseguem piorar. Um exemplo claro é o novo site do Detran-PR. O que já não era bom acabou fincando pior! Antigamente você conseguia emitir a segunda via do IPVA, hoje não mais. O próprio 0800 que visa agilizar o atendimento também tem o horário até às 14 horas. Não existe um campo Fale Conosco, talvez para evitar a grande quantidade de mensagens que receberiam.
Fabio Matias Araujo
* * * * * As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.