A falta de médicos no interior (Gazeta, 11/6) se deve à falta de condições de trabalho, dificuldade para participar de cursos de atualização e ao fato de que a maioria das pessoas prefere viver em cidades grandes. Mas isso não deve mudar porque o poder público nunca investirá o necessário para que a saúde pública seja boa, e os médicos têm liberdade de escolha. O que pode ser feito? Lutar por mais investimentos e exigir dos que se formam com dinheiro público a prestação de serviços no interior.
Sérgio Corrêa, Guaratuba PR
Médicos 2
Muitos não apoiam a vinda de médicos estrangeiros para atender à demanda causada pela falta de profissionais, mas nenhum político faz projeto para criação de faculdades de Medicina e nem de paramédicos. Por que não aceitamos os estrangeiros para atender emergência e primeiros socorros no interior?
Gilberto Hyczy
Benefícios sociais
Em uma democracia, a opinião da maioria define os rumos de uma nação. O que aconteceria se, em um determinado Estado democrático, a maioria detentora do poder do voto fosse improdutiva, acomodada com benefícios sociais, e somente uma minoria fosse produtiva, sobrecarregada com impostos cada vez maiores, para poder suprir as "necessidades" dos demais? Essa minoria teria o mesmo destino de uma única galinha poedeira para uma família faminta. Os ovos não seriam suficientes e a galinha acabaria na panela.
Altemir das Chagas Lima
Investimentos
Os governantes, leia-se a presidente Dilma, vão à tevê, prometem obras e mais obras, fazem propaganda de seu partido, o povo acredita nas suas palavras e apenas 50% é realizado, como no caso do PAC 2 (Gazeta, 11/6). É como se fosse uma campanha política, em que o candidato promete mundos e fundos e acaba não fazendo nada, alegando falta de recursos. Só que o governo sabe exatamente se tal obra vai poder ser concluída, pois tem todos os dados necessários. Essa atitude tem um número no Código Penal: 171.
Luiz Dias
Prisão 1
Parabéns ao delegado Rafael Brodbeck pelo artigo sobre o fim principal da pena de prisão (Gazeta, 11/6), que na sociedade brasileira está caminhando para outro lado, onde ninguém mais será preso, por pior que seja o crime cometido. O autor fez uma análise histórica da pena, sem se deixar levar pelo politicamente correto tão em moda nos dias atuais.
Martim Marques Bonfim
Prisão 2
Muito importante o artigo do promotor Mário Ramidoff (Gazeta, 11/6) a respeito das cadeias no Brasil. É exatamente como ele descreveu: falta investir nas famílias. Trabalho num colégio estadual e vejo que tratar os jovens que não têm estrutura familiar adequada com castigo e violência não resolve. O Estado teria de investir mais nas famílias, não só com apoio financeiro, mas com apoio moral para termos menos pessoas violentas.
José Vilmar dos Santos
Maioridade penal 1
Defendo totalmente a maioridade aos 15 anos. Eu tenho três filhos, um menor, e sei que eles já bem antes dos 15 anos sabem o que é certo e errado. Ou um menor com 15 ou 16 anos com um revólver na mão não tem noção do crime que está cometendo? Ele sabe tanto quanto uma pessoa de mais de 20 anos. Não há nenhuma dúvida em relação a isso.
Carlos Fuchs
Maioridade penal 2
Se os menores têm idade para estuprar, matar, atear fogo em pessoas vivas, também têm idade para responder pelos seus atos, de acordo com a monstruosidade praticada. E não estamos falando do menor abandonado que fica no semáforo pedindo esmola, daqueles que são espancados, abusados dentro da própria casa. Falamos de "menores" de 1,80 m que ateiam fogo em pessoas vivas, matam pelo puro prazer de matar.
Sandra Domingues, São Paulo SP
Tatuagem 1
Esse deputado autor do projeto para proibir a realização de tatuagens em menores de 18 anos, mesmo com o consentimento dos pais (Gazeta, 11/6), quer apenas ficar famoso sem ter feito nada de realmente produtivo. Por que ele não proíbe os menores de 18 anos de votar? Votar é uma decisão que pode mudar a vida de toda a população, enquanto fazer uma tatuagem ou colocar um piercing só afeta a própria pessoa.
José Luiz Lima Souza, administrador
Tatuagem 2
Quem deve proibir ou não as tatuagens em menores de idade são pai e mãe. O deputado Gilson de Souza deveria se preocupar com temas mais importantes como o combate às drogas nas portas das escolas, tirar as crianças da rua, construção de creches, segurança pública. Há muitas coisas mais importantes com o que se preocupar.
Silvana R. Gomes
Salários
A divulgação dos vencimentos de juízes e magistrados é mais uma alternativa para reduzir a distância entre parte desses servidores e o restante da população. Vai ser bom para toda a sociedade ver a análise da imprensa a respeito dos auxílios-fruta, livro, e outros penduricalhos que a Justiça paranaense utiliza para engordar seus próprios salários. A decisão do CNJ só demonstra, mais uma vez, que o Paraná é um dos estados mais atrasados do Brasil quando se trata de comprometimento público.
João Augusto Moliani, professor da UTFPR
Economia
A mesma agência de classificação de risco Standard & Poors que rebaixa a economia do Brasil (Gazeta, 11/6) eleva a perspectiva da economia dos EUA. Enquanto os EUA continuarem na dianteira tecnológica, financeira e militar, imprimindo a moeda padrão, deixando as demais nações endividadas numa moeda que não é a sua, não há solução e a crise mundial tende a se agravar.
Antonio Negrão de Sá, Rio de Janeiro RJ
Casa Estrela 1
Adorei a reportagem sobre a Casa Estrela (Gazeta, 7/6). Não moro em Curitiba, mas quando visitar a cidade com certeza incluirei a Casa Estrela em meu roteiro. Koran saluton! (saudações de coração!) Gostei muito de poder acompanhar tudo sobre a Casa com vocês.
Fernando Pedrosa Maia Júnior
Casa Estrela 2
Parabéns a José Carlos Fernandes pela matéria sobre a Casa Estrela e ao Jonathan Campos pelas lindas fotos. A maioria dos esperantistas costuma qualificar o esperanto não como universal, mas como internacional. A casa ficará em paz no Prado Velho, mas espero sinceramente que os sonhos de Augusto de Castro não descansem. Que instiguem as pessoas a pensar na ordem linguística vigente e na experiência vivenciada pelos esperantistas há 125 anos. É, pois, de extrema importância que a casa esteja em uma universidade.
Ivan Eidt Colling
Agentes de trânsito
Gostaria de salientar que todos os agentes de trânsito de Curitiba hoje estão ilegalmente exercendo suas funções na Setran. Os funcionários foram transferidos da Diretran, que era vinculada à Urbs, sem prestar concurso público e, portanto, não poderiam multar. Esse assunto esteve ou está sob investigação do Ministério Público do Trabalho. Todas as multas aplicadas correm o risco de serem anuladas, pois os agentes não possuem poder de polícia, que só é obtido através de concurso público.
Flávio Alberto Melotto
Bom Retiro
Agora o MP interfere num projeto urbanístico futurista que incorpora o Bom Retiro e Pilarzinho no boom desenvolvimentista do resto da cidade. Assim como os prejuízos da Pedreira e do Colégio do Abraches, agora vem o embargo do projeto no local do antigo hospital, onde a iniciativa privada investiria milhões para desenvolver o bairro.
Gilberto Felipe Daher, engenheiro
Ônibus
Agora eu tive de rir alto ao ler que uma empresa de limpeza de ônibus tem de ser "alertada" que, além de lavar os bancos dos ônibus, tem de secá-los para que os passageiros não sentem em bancos molhados. Isso tem de ser piada.
Miriam Machado
Candidato
Precisamos com urgência de um candidato à Presidência disposto a enfrentar o desafio de reverter todos os desmandos cometidos pelo petismo, nesses seus dez anos no poder. Aqui índio quer impor regras; bandidos, assassinos e ladrões são protegidos; traficantes não são incomodados. O povo foi separado em castas: negros, índios, menores, homossexuais, políticos. Para cada grupo há um privilégio diferente. Mas as pessoas de bem vivem acuadas, sem proteção e sem direitos.
Anita Driemeier, Campo GrandeMS
Política
Coisas bizarras estão acontecendo na política. O governador Geraldo Alckmin viajou para o exterior e o ministro Afif Domingos foi exonerado da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (do governo petista) para poder assumir o governo de São Paulo (do PSDB). Com o retorno do titular, Afif será reempossado no cargo de ministro. Além do deboche geral, parece mesmo que a oposição no Brasil vendeu a sua alma ao diabo por mísero cargo figurativo.
João Rubens Jacyszen
Ditadura
Os tempos eram sinistros, sim, mas porque o terrorismo promovido pela turma da nossa estimada "presidenta" se intensificou, dando um ótimo motivo para os militares promulgarem o AI-5. Só relembrando, aqueles caras estavam matando gente. Vamos contar a história direito?
Hauer Malschitzky
Médicos
É óbvio que a solução para a melhora da saúde no Brasil é a criação de planos de carreira envolvendo médicos, dentistas, fisioterapeutas e profissões afins. Do alto dos meus 45 anos de profissão, assino embaixo do comentário do diretor da Federação Nacional dos Médicos Mario Antônio Ferrari (Gazeta, 11/6), que defendeu um plano de carreira para médicos nos mesmos moldes dos planos de carreira do Judiciário, das Forças Armadas e da diplomacia. Essa é a hora de os conselhos regionais e federais, e das associações de classe dessas profissões se unirem e lutarem pelo mesmo objetivo.
Patricio Caldeira de Andrada, cirurgião dentista
Professor
Na matemática econômica e política, um professor vale muito pouco. O piso salarial de um professor de escola pública para 40 horas semanais gira em torno de R$ 1.350, ou seja, 1/3 do salário de um policial militar ou 15% de um policial civil do estado do Paraná. E o que falar do salário de um capitão, que é o triplo do salário de uma diretora de escola pública?
Carlos Bahia
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.