Em um país onde, após as eleições, os políticos entendem que o mandato lhes pertence, nada mais normal do que o Executivo legisle através de medidas provisórias (Gazeta, 21/6). O Legislativo está mais preocupado em tirar proveito que em fazer sua função constitucional: legislar e fiscalizar o Executivo.
Valmir Ledon
Voto secreto
O voto secreto no Congresso Nacional é prejudicial à democracia, pois acaba com a transparência dos atos públicos e ainda favorece a política da "troca de favores" em que congressistas votam não com interesse no bem comum, mas em interesse próprio ou de uma pequena parcela de pessoas.
Iago Guilherme de Macedo
Divulgação de salários
Sou funcionário público estadual e sou totalmente a favor da divulgação dos salários. Quem entrou para o serviço público tem obrigações a cumprir. Não vejo motivos para esconder os valores dos salários, sejam de servidores municipais, estaduais ou federais.
Márcio Ranulpho de Oliveira, Campina Grande do Sul PR
Vereador no Litoral
Atualmente estou residindo mais em Guaratuba que em Curitiba e, nos últimos 15 dias, tenho visto de forma constante, em plena semana, a figura de um vereador de Curitiba fazendo sua corrida matinal pela orla. Pelas informações que eu tenho, a Câmara não está em recesso e não é feriado.
Pedro Ogrysko
Fraude em concursos
Antigamente colocavam apadrinhados para trabalhar no serviço público. Com a Constituição de 1988, ficou mais difícil apadrinhar alguém, então institucionalizaram a fraude através dos concursos públicos (Gazeta, 18/6). A dificuldade é provar que as irregularidades acontecem.
Edes Finatto, Francisco Beltrão PR
Fim das multas 1
O fim das multas em casos de infrações de trânsito leves e médias (Gazeta, 20/6) mostra que, novamente, os legisladores estão trocando os pés pelas mãos. Sou totalmente contra. Essa mania de beneficiar infratores permite que a impunidade continue a existir. Aos infratores a lei, nada mais que isso.
Onadir Rui Scholz
Fim das multas 2
Concordo que as multas leves e médias sejam transformadas em advertências, porque muitas vezes os motoristas são multados por pequenos descuidos e uma advertência seria suficiente. Mas, em caso de reincidência, deveria ser cobrada multa.
Celso Rissetti, Matinhos PR
Acidentes com motos
A forma de diminuir o número de acidentes com motos (Gazeta, 21/6) é reformular os cursos e exames de formação de motociclistas, tornando o processo mais rígido e formando condutores efetivamente habilitados.
Osnir Mayer Junior
Trânsito em Curitiba
Vemos na cidade muitos sinaleiros não sincronizados, que complicam o trânsito em horários de pico. Muitos dos problemas são fáceis de resolver, mas para isso é preciso ver o trânsito caótico de Curitiba nos horários de pico e não ficar o tempo todo atrás de uma mesa.
Eluir Alves dos Santos
Rio+20 1
Essa conferência Rio+20, assim como a CPMI do Cachoeira, é conversa para boi dormir. Desde a Eco-92, só foram palavras e mais palavras, uma retórica maçante e sem sentido. O Brasil, como os demais países, está sendo governado por pessoas que olham apenas para os seus interesses pessoais e de seus aliados.
Rosel Antonio Beraldo, Verê PR
Rio+20 2
O Brasil não tem maturidade para lidar com as obrigações e problemas diários das suas cidades e não deveria assumir uma responsabilidade tão grande como sediar a Rio+20, pelo menos não neste momento. O país está engajado com o projeto da Copa e não concluiu sequer 50% das obras de infraestrutura das cidades. Claro que a reunião terá pontos positivos, porém os responsáveis pela redação do documento final da Rio+20 tenderam a reduzir a sua responsabilidade porque sabem que não dariam conta de cumprir metas arrojadas.
César Falcão
Doação de órgãos
Por que sacrificar duas vidas se você pode salvar uma? A doação de órgãos também é um gesto de carinho e amor ao próximo.
Simone Viana
Casa João Turin
Uma vergonha para nós, curitibanos, ver a Casa João Turin, que homenageia um dos maiores representantes do Paranismo, ter as portas fechadas (Gazeta, 20/6). Com certeza é uma atitude que desvaloriza a nossa cultura e a nossa história.
Lucinéa Dobrychlop, professora
Educação em tempo integral
Fala-se muito em escola em tempo integral. Querem que as crianças tenham onde ficar, não importando se há qualidade. Aos pais cabe apenas receber os filhos e colocá-los para dormir. Será que o amor dos pais, o abraço carinhoso, o aconchego do lar, as refeições em família, os momentos mágicos das histórias infantis poderão ser substituídos pela escola?
Sarita Azevedo Monteiro dos Santos
Colégio Maria
A matéria sobre o Colégio Maria (Gazeta, 17/6) está muito boa. Coloca o dedo em nossa ferida maior: o abandono da galerinha do ensino médio, que rejeita a escola chata e é prato feito para o tráfico.
Teresa Urban
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.