O fato de as melhores universidades do mundo serem privadas é um tapa na cara para muitos; outro tapa na cara é o Brasil ser um dos países que mais investem em educação, majoritariamente em universidades públicas, e essas serem incapazes de estarem no topo da lista. Aliás, se o mercado não fosse realmente mais eficiente do que o Estado, qual explicação existiria para as melhores do mundo serem privadas e não públicas?

CARREGANDO :)

Ellen Martins

Bolsa Família 1

Com o megacorte de famílias cadastradas no programa Bolsa Família, sobra mais dinheiro para engordar os já polpudos salários dos juízes, para as emendas dos deputados e para as diárias dos procuradores da Lava Jato. Somos um país que está deixando de cuidar do seu povo, dos pobres e da classe média - ah!, a classe média: simples trouxas recolhedores de impostos. Finalizo com uma maravilhosa afirmação de Jessé de Souza. “A elite tem uma relação de convencimento com a classe média para saquear o país”, diz o sociólogo.

Publicidade

Rogério Otto

Bolsa Família 2

“Vida fácil”, “chuva de peixes”, “bolsa preguiça”... É, acho que vou me candidatar ao Bolsa Família. Se conseguir essa mamata, vou virar marajá com minha bolsa de R$ 85 mensais, e poderei viver só às custas do governo, sem fazer nada, só aproveitando a vida.

Luís Veiga

Dívidas públicas

Se um adolescente endividado escondesse dos seus pais dívidas contraídas irresponsavelmente, o que indubitavelmente aconteceria um dia? Precisaria enfrentá-los, já que o jovem vive da renda deles. Foi mais ou menos isso que fizeram nove estados da nação (GO, MG, MS, MT, PB, PR, RN, RS). Esconderam R$ 30 bilhões das suas dívidas públicas, fizeram malabarismos contábeis, o que aparentemente não nos interessa. Interessará no dia em que os bolsos dos contribuintes forem requisitados a pagar esse rombo. A maioria dessas dívidas foram contraídas pelo excesso de funcionários públicos, especialmente os aposentados, que recebem aposentadoria integral. Só de pensar que o presidente Temer, na reforma da Previdência, resolveu deixar que estados e municípios fizessem suas próprias reformas... Foi o mesmo que dar cartão de crédito sem limite a adolescentes irresponsáveis. Mesmo maquiando o rombo, um dia toda a nação deverá pagar.

Beatriz Campos

Publicidade

Monumentos dos confederados 1

Uma estátua é uma homenagem, diz que algo ou alguém é valorizado. Por isso, causa revolta erigirem uma estátua de alguém que cometeu diversas ações ruins, como é o caso do General Lee, que lutou pelos confederados. Eles queriam manter a escravidão nos EUA, algo que é horrível. Vejam que, quando a União Soviética caiu, a primeira coisa que fizeram foi destruir as estátuas de Stálin e de Lênin. Homenagear quem fez o mal é errado, simples assim.

Fabrício Maoski

Monumentos dos confederados 2

Uma estátua é somente uma estátua! Destruir ou deixar em pé não muda nada! O que importa é a ideia que ela simboliza, e isto é bem mais difícil de ser destruído!

Jorge Luis Silveira dos Santos

Socialismo real

Há gente que crê que o socialismo não funciona, que nenhuma experiência até hoje deu certo, mas a grande verdade é que estão enganados. O socialismo funcionou perfeitamente aonde ele foi implementado, sempre atingindo os seus objetivos - que não são exatamente aqueles que foram ao longo dos anos propagandeados. Os verdadeiros objetivos do socialismo são dar poder e dinheiro aos líderes socialistas às custas da perda de liberdade, dos direitos civis, da perda da autodeterminação e da livre iniciativa de um povo. Já os objetivos propagandeados são qualquer baboseira que faça a massa ignorante apoiar o socialismo. Nesse sentido, o socialismo é um sucesso inequívoco, sendo um sistema incrivelmente eficiente à finalidade que se propõe. Essa descrença no socialismo se dá porque algumas pessoas o analisam, o enxergam, erradamente, confundindo os seus verdadeiros objetivos com os objetivos que foram alardeados. Como disse Lawrence W. Reed, “a única coisa que o socialismo já fez para as pessoas pobres foi dar-lhes bastante companhia”.

Publicidade

Marcos Menezes

Resistência venezuelana

Eu queria ter a força do povo venezuelano para impedir, ou pelo menos lutar, contra o que Brasília nos impõe...

Eduardo Figueiredo Mercado

Minorias

O preconceito persiste porque, até agora, vimos poucas ações destas minorias. Fazem paradas, viram chacota e nunca vi um auxílio a um hospital, a uma instituição séria. A pergunta é: como você quer ser respeitado se não se dá ao respeito?

Orlei Kantor Junior

Publicidade

Transtorno de atenção

Só quem tem TDAH sabe como é difícil. Eu descobri que tinha déficit de atenção com 26 anos. Antes disso, reprovei vários anos na escola, quando entrei na faculdade acumulei 12 dependências e desisti, e no trabalho estava estagnado e desmotivado. Depois que fui diagnosticado e tive o devido tratamento, voltei para a faculdade e descobri o que é estudar; no trabalho, fui promovido porque consegui organizar meus pensamentos e estruturar minhas ideias. Antes do diagnóstico, não tinha lido um livro sequer na minha vida, e não é porque eu não gostava de ler, era porque não conseguia me concentrar. Hoje, leio 50 livros por ano. Agora vão me dizer que essa doença é tudo invenção de pais preguiçosos?

Diogo Nascimento