• Carregando...

Mídias sociais

Mensalão 1

"Não há mais nada que se possa fazer, com exceção do clamor público. Após obterem a hegemonia do Executivo e do Legislativo, os petistas agora podem comemorar a conquista do Judiciário."

Marcus Vinicius de Andrade, no editorial "Um alerta poderoso" (Gazeta, 28/2).

Mensalão 2

"Agora ficou claro por que os mensaleiros cerraram seus punhos ao serem presos. Já sabiam que seriam beneficiados pelos novos ministros do STF nomeados pela ‘madrinha’ Dilma. Todos nós sabíamos que esse julgamento era ação teatral com final triste..."

Irineu Queiroz dos Santos

Greve

"Tinha de ser gratuito, pois o serviço é péssimo, mas, afinal, quem pensa no cidadão trabalhador?"

Frederiko Santos, na matéria "Falta de informação marca início da operação do ‘caronaço’ da prefeitura" (Gazeta, 28/2).

Vaquinha

"A Maurren deve falar com os mensaleiros. Eles têm o know-how para conseguir fundos pela internet."

Renato Assuero Ramon, na matéria "Ouro em Pequim, Maurren Maggi apela a ‘vaquinha’ para treinar" (Gazeta, 28/2).

* * * * *

Você também pode comentar as matérias publicadas no site da Gazeta do Povo. Acesse -www.gazetadopovo.com.br, faça seu cadastro e participe!

Causa desgosto essa palhaçada a que estamos assistindo no julgamento do mensalão. Evidências mostram a descarada corrupção daqueles que estão no poder, mas ao mesmo tempo vemos um Judiciário que – mesmo com exceções – encontra-se com as mãos amarradas por estar subjugado pelo Executivo. Expresso de longe a minha indignação, e fico me perguntando se um dia verei um país diferente, justo, com leis justas e, por mais paradoxal que pareça, com uma Justiça justa.

Padre Valdir Meira dos Anjos, Roma – Itália

Mensalão 2

Desconsiderar e desqualificar a verdade da profusão de provas condenatórias dos mensaleiros é tão insano quanto o evidente ato político da nomeação estratégica dos ministros contrários à condenação. Embora de direito, a despudorada intervenção do governo petista foi perpetuada na história como o marco pútrido e grito retumbante da impunidade parlamentar perante a Justiça.

Antonio Fernando Buch

Mensalão 3

De fato, como disse Joaquim Barbosa (Gazeta, 28/2), foi uma tarde triste. Democracia não é somente a eleição e o direito ao voto. Faz parte da democracia também o pleno funcionamento das sagradas instituições do nosso Estado democrático de direito. Do povo, pelo povo e para o povo? Não é isso que Executivo, Legislativo e Judiciário têm demonstrado nos últimos tempos. Do povo são eleitos, pelo povo não trabalham, para o povo só migalhas. Esse último ato do STF demonstra claramente que as três esferas hoje trabalham em prol exclusivamente de um determinado grupo.

Jorge dos Santos Avila, administrador, Ponta Grossa – PR

Greve 1

Qualquer trabalhador possui o direito de reivindicar melhores condições de trabalho, mas deve-se cumprir a lei e manter parte dos serviços para que a população não seja totalmente prejudicada. Acho um total desrespeito para com a população que nossos governantes, seja na esfera municipal, estadual ou federal, deixem uma cidade que já foi reconhecida internacionalmente como modelo de transporte coletivo chegar a tal ponto. Essa greve mostra como a população está abandonada pelos governantes.

Leonardo Cardoso

Greve 2

A respeito da greve de motoristas e cobradores, a Justiça determinou a circulação de uma frota mínima. Haverá penalização em caso de descumprimento? Empresas e pessoas prejudicadas poderão recorrer à Justiça? Duvido muito... A impunidade é que leva a essa situação por que passamos.

Helio Sugai

Petrobras

Uma plataforma da Petrobras corre perigo de afundar (Gazeta, 28/2) e, como medida de segurança, a equipe foi retirada do local. Quando uma plataforma afundou durante o governo FHC, o PT quis abrir até CPI para ligar a culpa ao presidente pela falta de bom gerenciamento na estatal. E agora? O PT vai culpar quem? As intempéries do tempo, furacão, tubarão? Falta investimento em simples conservação, imagine o resto?

Beatriz Campos, São Paulo – SP

Privilégios

Só se pensa no "seu direito". Solidariedade e respeito pelos direitos dos outros sumiram. Cada grupo faz greves, protestos, vandalismo e agressão, sem nenhuma consideração pelo bem comum. A origem de todo esse caos está na classe política. E aqui se incluem os três poderes, que só pensam em ampliar seus privilégios de poder e riqueza. O exemplo vem de cima.

Eloy Oto Schneider

Ucrânia

A antiga vocação totalitária russa, aparentemente hibernando, mostra-se novamente ativa pelos lados do Leste Europeu. É de se perguntar que tipo de liderança terceiro-mundista pode apontar para novas vias de atuação política externa. Os folclóricos presidentes latino-americanos ou despóticos dirigentes tribais têm moral e poder para isso? A hora e a vez seriam do Brasil, tivéssemos nós estadistas da envergadura de um Nelson Mandela ou um Óscar Arias Sanchez. Vale a lembrança de que a democracia exige a coerência entre a ordem interna e a internacional. Não se pode mudar o mundo sem melhorar a própria casa.

Wagner Rocha D'Angelis

Drogas

A legalização do uso da maconha é um erro. As drogas são, como seu nome diz, drogas. Temos lutado para recuperar muitas pessoas das consequências do uso de drogas e álcool, e agora alguns querem promover a liberação do uso da maconha. A maconha e outras drogas são portas de entrada para outras mais pesadas, como o crack. Não queremos droga alguma!

Paulo Roberto Girão Lessa, Fortaleza – CE

Carnaval

Soube que durante o carnaval haverá apresentações de bandas do rock. Realmente, Curitiba não é uma cidade que preserva as tradições que caracterizam um grupamento urbano. Fiquei imaginando, durante o carnaval, apresentações de conjuntos de jazz, da Orquestra Sinfônica do Paraná e de duplas sertanejas. Salve Ouro Preto, em Minas, que instituiu que, durante o carnaval, as músicas tocadas sejam sambas e marchinhas; assim se preserva a memória cultural de um povo.

Oswaldo E. Aranha

Auxílio-moradia 1

O que a população pode fazer em relação ao auxílio-moradia para o Judiciário? Não dá para não votar neles, nem prendê-los, ou ignorá-los; afinal, são eles que fazem cumprir a lei. Resta esperar que a OAB recorra novamente ao CNJ contra esse absurdo aumento ilegal de salário.

João Augusto Moliani, professor da UTFPR

Auxílio-moradia 2

Não há como não haver indignação coletiva! É um grande desrespeito ao povo paranaense o auxílio-moradia aprovado pela Assembleia Legislativa. Tenho certeza absoluta de que quase todos os juízes e desembargadores dispõem de imóvel particular e ainda devem ter imóveis para explorar locação. Nenhum deles precisa desse auxílio. Embora o Judiciário tenha orçamento próprio, é dinheiro público; deveria ser investido em infraestrutura e em pessoal para melhorar o atendimento jurídico ao povo.

Sebastião Donizete Santarosa

Auxílio-moradia 3

Uma vergonha esse auxílio-moradia para juízes e desembargadores, enquanto outros esperam por sua casa na Cohab. Eles, que recebem altos salários, vão receber um auxilio de que nem precisam.

Rose Ane Weiss

Democracia

Disseram que a democracia dava o direito ao cidadão de ir e vir, de ter um salário com que pudesse viver com dignidade, ter direito à saúde, educação. Todavia, parece que nossas "autoridades" só querem encontrar maneiras de arrecadar mais e mais. O povo é apenas números, estatísticas e títulos de eleitor que os políticos usam e depois jogam no lixo.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Venezuela 1

O editorial "Flerte com o totalitarismo" (Gazeta, 23/2) é de uma clareza cristalina, mostrando as reais intenções de uma parte significativa do PT – encabeçada pelo presidente do partido, Rui Falcão -- de implantar no Brasil o socialismo bolivariano, moldado em fonte cubana, e que necessita, como ponto de partida, do controle e do silêncio da imprensa, a voz maior dos anseios da população.

Luiz Fernando Mazzarotto

Venezuela 2

A Venezuela, assim como o Brasil, diz ser democrática, mas o que vemos é uma pseudodemocracia. Obrigam o povo a trabalhar para pagar pesados impostos, mas o que cabe ao governo executar não é feito, e começam a proibir alguns direitos do cidadão que em uma verdadeira democracia jamais seriam tocados. O que preocupa é a geração da violência desenfreada, e no Brasil isso não está longe de acontecer.

Airton Kraismann

Polícia Militar

A PM-PR corta alimentação no refeitório para agentes da polícia lotados no Quartel do Comando Geral e raciona alimentos para os cães da PM. Não dá para calar-se, não dá para não se indignar, nem se omitir diante disso.

Ivani Omura

Transporte público

Por que a prefeitura não municipaliza o transporte público? Não tem dinheiro para comprar as empresas de ônibus? É só colocar os fiscais de trânsito nas ruas de Curitiba, mas em todas, não só em algumas específicas, que eu garanto que em um mês haverá dinheiro até para trocar a frota de ônibus por veículos novos.

Estela Galeazzi

Trânsito 1

Para punir adequadamente motoristas alcoolizados ou imprudentes que se envolvem em acidentes de trânsito com morte, deveriam cancelar provisoriamente a CNH, talvez por um ano, e só depois desse prazo permitir que o condutor possa fazer um curso de reciclagem e recuperar a carteira. Óbvio que essa não seria a única punição. A multa é algo bem significativo, pois para a maioria da população é necessário mexer no bolso para que as atitudes mudem e se tenha mais consciência.

Eduardo Rodrigues

Trânsito 2

Discordo do uso do termo "acidente" para ocorrências de trânsito que envolvem motoristas embriagados ou até mesmo os que usam o celular enquanto dirigem. Acidente é algo fortuito, não contribuímos voluntariamente para que ele aconteça. Quando há morte ou danos causados por motoristas embriagados, o tratamento deve ser o de crime comum.

Marcos de Luca Rothen

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]