Desde o início do escândalo da maior engrenagem de corrupção já vista neste país, minha expectativa é ver a Polícia Federal cumprir os mandados de prisão e encaminhar os bilontras da pátria às suas novas residências. Porém, após a manifestação do ex-presidente Lula de que vai falar após o fim do julgamento (Gazeta, 14/11), espero para ver o que o ex-presidente revelará. Será que confessará que sempre soube de tudo e foi o arquiteto de toda a estrutura corrupta, ou irá dizer que tudo não passou de uma conspiração diabólica promovida por "forças ocultas", que desde Jânio Quadros instalaram-se em Brasília para desestabilizar governos ditos de esquerda?
Marcelo Rebinski, historiador
Mensalão 2
Sou favorável a que os condenados do mensalão tenham direito à prisão domiciliar porque o regime fechado os tornaria muito piores, aprendendo outros tipos de delitos; afinal, nosso sistema penal não corrige ninguém. Porém, a prisão domiciliar deveria ser acompanhada de medidas como a prestação de serviços comunitários. Poderiam, por exemplo, vestir uniforme de gari e varrer as ruas. Uma medida assim seria um alerta para aqueles que se sentissem tentados a repetir os mesmos erros.
Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro RJ
Feriado 1
A quantidade de feriados neste país é um absurdo, provocando queda de produtividade, principalmente na indústria, que precisa desligar tudo por causa de um dia de feriado. Todos os feriados deveriam ser comemorados no fim de semana. Poderíamos ainda adotar o sistema de quatro folgas de uma semana distribuídas ao longo do ano para todos, incentivando com isso o turismo.
Hélio Takefumi Mori
Feriado 2
A insistência no projeto do feriado do Dia da Consciência Negra demonstra bem o grau dos vereadores de Curitiba. Se fosse para ter feriado, todas as etnias deveriam ter. Os vereadores ganham demais para dar nome de rua, títulos de cidadania honorária, moção de aplauso. Chega de feriados. Precisamos de mais trabalho, especialmente dos vereadores.
Milton Rogério Thomé
Feriado 3
A decisão do TJ-PR em suspender o feriado do Dia da Consciência Negra foi equivocada, pois acredito que é de vontade do povo lembrar suas raízes e decidir comemorá-las na data que bem entender. Nem tudo é para ser decidido por juízes, que, aliás, estão abarrotados de outros processos mais relevantes e necessários para a sociedade.
Clifford C. Cobbe
Cotas
Sugiro que para as próximas eleições de 2014 sejam estabelecidas cotas para eleger políticos na proporção de pelo menos três éticos para cada corrupto. Aos poucos iremos preencher o governo, o Congresso, as câmaras estaduais e municipais com pessoas que se ocupem verdadeiramente de assuntos públicos.
Leila E. Leitão, pedagoga, São Paulo SP
Sociedade de confiança
Segundo o editorial "A sociedade da confiança" (Gazeta, 12/11), uma das causas para a não superação dos problemas básicos do país é a permanente crise de confiança reinante no Brasil, onde o povo não confia nas autoridades e instituições. Isso está correto, mas o problema não é tão simples. Na realidade, o grande problema é uma eterna crise de valores, bem mais acentuada nos últimos dez anos, sobretudo porque grande parte das autoridades que ascenderam ao poder passou a fazer apologia da ignorância em detrimento da educação e dos verdadeiros valores.
Luiz Rorato, escritor
Recursos
Sobre a matéria "Dilma promete empréstimo e cria linha direta com Beto" (Gazeta,13/11), em breve, próximo ao Porto de Paranaguá, poderemos ver aquela imensa placa estilo outdoor escrito "Brasil, país rico é país sem pobreza". Espero que esse navio chamado Dilma Rousseff encalhe, ou naufrague nas eleições de 2014 e nem chegue perto do Porto de Paranaguá, mas o dinheiro para investimentos, se chegar, será bem-vindo.
Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira
Loja franca
Quem tem um estudo que prove que a proposta da loja franca é nociva ao comércio local? Será menos prejudicial que o duty-free da Argentina e que a concorrência desleal do comércio de Ciudad del Este, que afrontam a economia brasileira. Foz do Iguaçu deveria ser isenta de todos os tributos para igualar as condições de todos os empreendedores instalados em território iguaçuense, formais e informais, aos do outro lado da fronteira. A lei contempla justamente as cidades fronteiriças que sofrem a concorrência de cidades que estão do outro lado das fronteiras. Ela não foi criada nominalmente para esta ou aquela pessoa, para esta ou aquela entidade, mas para toda a cidade.
Fouad Mohamad Fakih, Foz do Iguaçu PR
Violência
A polícia vai investigar a morte de um animal causada por crianças (Gazeta, 14/11). Isso é o retrato cruel e frio da total falta de limites existente hoje. Não existe mais educação, respeito, cultura e aí tudo pode ser feito. A criminalidade começa assim: hoje se mata cruelmente um animal; amanhã, um ser humano.
Ediomar Rapini
Médicos
Imagine um carro que foi maltratado pelo uso, sem manutenção, com péssimos motoristas, arrebentado, com o motor queimando óleo, transmissão ruim e pneus carecas. O mesmo acontece com a saúde pública. O problema do carro não é apenas o motor, assim como o da saúde não é a falta de médicos. O problema é estrutural. O artifício de anunciar a contratação de médicos estrangeiros é um jogo de cena para enganar a população menos esclarecida.
Paulo Afonso Bley Di Giorgio, aposentado
Cultura do medo
Gostaria de ter escrito o artigo "Alimentando a cultura do medo e do terror" (Gazeta, 13/11). Realmente, enfatizar o erro é alimentá-lo, divulgar o "proibido" é dar margem à curiosidade. A educação é o único caminho para que a droga e outros males possam ser amenizados ou extintos das relações sociais. Precisamos valorizar o bom e o bem para que a vida fique mais leve, para que os valores sejam retomados! Mente (bem) ocupada não tem tempo de procurar o vazio.
Márcia Regina Ciambroni
Felicidade
Muito bom o artigo de João Satt sobre a felicidade (Gazeta, 12/11). A felicidade existe e pode ser conquistada, depende exclusivamente de cada um de nós. Como ensina o pensador e humanista González Pecotche, para conquistá-la é preciso manter uma vida digna, não criar para si situações que o façam ocultar-se dos semelhantes e procurar ser cada dia algo melhor. É preciso buscá-la em muitas partes, fazer as coisas com gosto, não se incomodar por pequenas coisas, partilhar e aprender a ouvir.
Lauro Laertes de Oliveira, magistrado
Bicicletas 1
Muitos ciclistas usam a bike para ir trabalhar e não para passear. Usa-se a bicicleta também para economizar; afinal, ida e volta de ônibus custa R$ 5,40 por dia ou R$ 120 por mês. Por isso mais ciclovias devem ser criadas e o acesso entre bairros deve ser mais fácil, passando por menos cruzamentos. A possibilidade de levar a bicicleta no ônibus é boa, mas os ônibus teriam de ter um local específico para isso, como os lugares para cadeirantes. E seria justo que o ciclista pagasse de 50% a 80% a mais da passagem para usufruir do serviço.
Kim Batista
Bicicletas 2
Sou contra o transporte de bicicletas dentro dos ônibus. Quem usa o transporte público diariamente vai entender meu ponto de vista. As más condições dos ônibus de Curitiba não permitem esse tipo de carga; a falta de espaço, aliada à falta de educação dos passageiros, geraria muitos transtornos. Se já não respeitam os lugares preferenciais, também não iriam respeitar os para bicicletas.
Thaiana dos Santos Dias
Polícia 1
A respeito da violência policial, acredito que não se possa comparar o Brasil com os Estados Unidos, que possui nível de desenvolvimento social bem melhor do que o nosso e onde a criminalidade é menor.
Zaqueu Rodrigo Kosow Meireles
Polícia 2
Falta melhorar a formação dos policias, que deveriam ter aulas sobre como se portar diante das diversas situações do dia a dia, para que, quando precisarmos desses heróis, eles estejam preparados para nos servir sem truculência ou covardia, mas com respeito.
Cristiane Luiza Muller
Partidos
A facilidade de se criar partidos políticos e com eles receber o Fundo Partidário, participar de eleições e negociar apoios, demonstra, segundo especialistas no assunto, a fragilidade do sistema eleitoral brasileiro. Hoje, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o país convive com cerca de 30 partidos políticos, dos quais seis nem sequer têm representantes no Congresso.
Danilo Guedes Romeu, professor, Porto Alegre RS
Glúten
Parabéns pelo artigo "A doença que não vende remédio" (Gazeta, 13/11), sobre a Doença por Sensibilidade ao Glúten, mal misterioso que atinge milhares de pessoas. A autora tratou o assunto de maneira inteligente e objetiva.
Luís Roberto Laurino
Canis irregulares
A Gazeta do Povo e seus profissionais têm feito um trabalho de excelência e ajudado muito aqueles que não podem se defender os animais , divulgando e levando informação a toda a população sobre canis irregulares e outros temas. Como sugestão, poderia ser feita uma reportagem sobre a situação dos cães da Região Metropolitana de Curitiba.
Ronaldo Tavares
Pedágios
Li na coluna de Celso Nascimento que o governador Beto Richa teria pedido a Dilma Rousseff a prorrogação dos contratos de concessão das rodovias em benefício das atuais concessionárias (Gazeta, 14/11). Será que ele está achando que os valores praticados estão bons?
Luciano Buzatto
FGTS
Gostaria de propor aos nossos representantes que criem um projeto de lei estipulando uma data fixa para as empresas pagarem os seus funcionários, ao contrário do que acontece hoje, quando os empregadores podem fazer o pagamento em até cinco dias úteis. Quando há feriados, esse dia útil pode ser apenas no dia 7 ou 8 do mês, atrasando o pagamento das contas.
Patricia Schmidt
* * * * * As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Deixe sua opinião