Números
1.023 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo na última semana.
Temas mais comentados Centro de Curitiba: 42 Sanepar: 34 Recesso branco: 20
"Curitiba está abandonada. Ruas e praças do Centro estão tomadas por lixo, fezes, restos de comida. O cheiro em certos lugares é insuportável, sem contar o perigo de sermos assaltados e coagidos a dar dinheiro para bebidas e drogas. Lamentável."
Leni Klitzke
"Nesse caso da Sanepar, não caberia recurso na Justiça para devolução de valores cobrados indevidamente, já que não existiu ou foi negligente a execução dos serviços contratados e cobrados da população?"
Jairo Bastos
"Fico extremamente indignado com essa folga dos deputados estaduais. Se eles querem participar ativamente das eleições em seus currais eleitorais, que o façam, mas que os dias não trabalhados sejam descontados."
Marco Aurélio Barbosa
Este julgamento (Gazeta, 21/9) é o prenúncio de bons tempos, aquela luz no fim do túnel tão aguardada. Tomara que também se faça acontecer, com a mesma transparência, condutas e isenção, o julgamento do mensalão do DEM/PSDB e que possamos contar com igual comportamento imparcial da mídia, com a mesma liberdade de expressão, instrumento contundente de nossa democracia.
Marcos Cavalcanti
Mensalão 2
A era Lula será futuramente chamada da era da inversão dos fatos. A última dessa turma é a acusação de que a oposição recorre a "práticas golpistas" para comprometer Lula. Está mais claro que nunca quem são os verdadeiros golpistas, aqueles que prometeram governar para o povo e o golpearam pelas costas.
Leila E. Leitão, pedagoga, São Paulo SP
Alianças políticas
Vemos que a política hoje é uma enorme "sopa de letrinhas" em que gregos e troianos fazem alianças. Creio que um partido que se diz de esquerda em hipótese alguma deveria se aliar a um de direita. Mas, como o Brasil é um país de todos (de todos os partidos), vemos a política unir amigos e inimigos. Por isso é de extrema importância estudar não só o candidato, mas também o meio partidário no qual ele está inserido.
Jean Michael de Oliveira, estudante de Administração
Greve dos Correios
Como existe monopólio da entrega postal, o país simplesmente não funciona por causa da greve. E temos esse "presente" todo ano. Por que o comando de greve não prejudica os chefes no lugar dos clientes? Poderiam parar de entregar somente documentos enviados pelos órgãos públicos. E por que não abrimos o mercado para a concorrência privada? O atendimento em franquias foi sempre muito superior ao atendimento em agências dos Correios.
Sérgio Creimer, engenheiro
Helicópteros
O Ministério Público deveria proibir o HSBC de usar helicópteros para levar os funcionários durante a greve (Gazeta, 18/9), primeiro porque o banco não respeita os grevistas e, em segundo lugar, porque o banco está desrespeitando o sossego do cidadão.
Edilson Rubert Brukmuller
Ferrovias
O trecho das ferrovias defendido pelo Sul (Gazeta, 19/9) faz a ligação de cinco estados pelo interior, justamente a região que necessita de maior investimento para o escoamento das safras, consequentemente propiciando o desenvolvimento local. Resta analisar a compatibilidade e padronização das bitolas dos trilhos.
Daniel Guerra, mecânico
Metrô curitibano
Creio que essa discussão sobre se o metrô deva ser aéreo, subterrâneo ou de nível não leva a nada. O ideal seria saber a opinião dos moradores de São Paulo, principalmente os que moram próximos às linhas. Fazer também uma pesquisa em Curitiba, principalmente com os cidadãos que morem próximos das áreas por onde o metrô passará, para saber se gostariam de ficar assistindo aos trens passando na altura de suas janelas.
Nelson Stelmasuk
Centro de Curitiba
A prefeitura poderia seguir o exemplo do que foi feito recentemente em Nova York e desapropriar áreas degradadas, repaginá-las e fomentar a instalação de novos restaurantes, bistrôs, galerias de arte e cinemas de rua, até mesmo oferecendo um período maior para o pagamento de impostos e tributos.
Gustavo Guimarães
Sanepar
Lembro muito bem de quando um professor no meu curso de Geografia na UFPR disse, em 1998, que 40 anos antes o Rio Belém já era fétido. Ou seja, a poluição dos rios em Curitiba vem de longa data. De qualquer forma, uma notícia mostrando uma companhia que deveria preservar a qualidade da água ser indiciada como a maior poluidora (Gazeta, 21/9) entristece muito.
José Hohmann Rodrigues
Torcida organizada
Já fui frequentador dos estádios e algo que me empolgava era exatamente a participação das torcidas organizadas no espetáculo. São elas que ditam o ritmo do público, animam, fazem literalmente o caldeirão ferver. Logicamente isso não se refere às atitudes de violência gratuita e atos de vandalismo cometidos por marginais infiltrados nas torcidas. Por isso, parabéns à Império e ao Coritiba pela reconciliação (Gazeta, 21/9). Só vai fazer bem para o futebol paranaense. Paz no futebol.
Anderson de Paula Rezende
Telefonia celular
A TIM continua com os mesmos problemas em Curitiba. O sinal desaparece e a internet não funciona direito. Isso ocorre com várias pessoas que trabalham comigo e muitas vezes só nos damos conta ao olhar para o visor do telefone e ver que não há sinal. De nada adiantou a ação da Anatel.
Fabiano Rosa da Silva
Violência
Eu queria deixar registrada a situação caótica da segurança no bairro Portão e bairros vizinhos. Fui assaltada à mão armada dentro do quintal da casa do meu namorado. Vivo em Curitiba há 38 anos e sempre liguei para a polícia a cada problema que tive. Agora eu não tenho mais certeza de que a polícia tem condições de atender a todas as ocorrências. Algo precisa ser feito.
Nivea Canalli Bona
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast