Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Mensalão 1

O condenado Zé Dirceu foi à imprensa dizer que o ministro Fux prometeu absolvê-lo no julgamento caso fosse indicado, na época, para a vaga de ministro no STF. Ora, quem acompanhou o julgamento pela tevê notava claramente que não apenas Fux como Levandowski atuavam em prol da absolvição do meliante tão descaradamente que chegavam a trocar farpas com os demais ministros.

René da Cruz Belém

Mensalão 2

Se o ministro Fux cometeu essa ignomínia, pelo menos se redimiu ao tomar conhecimento do processo na íntegra e ao voltar atrás em seu entendimento, mas e os demais ministros que insistiram em inocentar os mensaleiros? Dirceu, mesmo com a corda no pescoço, continua o mesmo blasfemador de sempre.

Leila E. Leitão, pedagoga, São Paulo – SP

Vagas no TJ-PR

Certíssima a determinação do CNJ de pedir mais informações sobre a criação de vagas no TJ-PR (Gazeta, 10/4). A aprovação de mais 25 desembargadores e mais 175 cargos comissionados é uma vergonha. O governador Beto Richa é um mão-aberta para agradar aos tribunais. O estado deve estar nadando em recursos, não? Depois ficam correndo atrás de empréstimos...

Hermes Carlos Bollmann

Dívidas

Sou apolítico e não pertenço a partido nenhum, mas levanto uma questão como administrador. O ex-prefeito Luciano Ducci disse que deixou R$ 200 milhões em caixa na prefeitura; Gustavo Fruet, novo prefeito, corretamente fez um levantamento da situação econômica do município e encontrou um rombo de quase R$ 600 milhões em dívidas a pagar. Se isso foi comprovado, demonstra uma enorme má-fé do alcaide anterior e evidencia a dificuldade do novo prefeito em conduzir Curitiba.

Ariel J. Ressetti

Desaposentadoria

A proposta da "desaposentadoria" é uma ótima iniciativa. Sou aposentada há quatro anos e continuo a trabalhar no mesmo local, assim como várias colegas também aposentadas. Trabalhamos em um hospital que necessita de mais funcionários, mas que há muitos anos não promove concurso público. Se dispensarem os aposentados, o hospital fecha.

Alire Aparecida Bortolan

Conselhos de segurança

Afinal, qual é o papel dos conselhos comunitários de segurança? Não seria o de fiscalizar o uso do dinheiro público aplicado ao planejamento da segurança? Hoje vemos os governos que entram e saem do poder usando as polícias somente para se autopromoverem. Enquanto isso, a falta de segurança continua.

Mauro Pedro Ribeiro de Castro, Lapa – PR

Abono de multas

Absurdo o abono de multas de trânsito (Gazeta, 11/4). É por essa e por outras medidas tomadas pelas "autoridades" que não se leva nada a sério neste país! Em vez de tornar a legislação mais rigorosa, fazem exatamente o contrário, incentivando os abusos.

Onadir Rui Scholz

Calçadas

Agora que o prefeito Gustavo Fruet completou 100 dias de governo (Gazeta, 10/4), está na hora de organizar a nossa cidade. É incrível a falta de qualidade e limpeza de nossas ruas e calçadas. A maioria das ruas sequer possui passeio, colocando em risco a segurança dos pedestres. O asfalto também está em péssimas condições, sem contar aquelas ruas com antipó, cheias de remendos. A nossa cidade ainda tem fama de ser limpa e organizada, mas até quando isso durará?

Marcus Ely Soares dos Reis

Obras

Como ocorre na Rua Carlos de Carvalho, em diversas obras nas ruas de Curitiba não se encontra nenhuma autoridade de trânsito orientando o fluxo de veículos, salvo em horários de maior movimento, quando o "trabalho" dos agentes é o de multar aqueles que ficam presos no engarrafamento.

Flávio Ribeiro

Bebida

Que notícia triste essa a respeito do aumento do número de mulheres que consomem bebidas alcoólicas com frequência (Gazeta, 11/4). Está na hora de o poder público tomar providências, fazendo campanhas educativas para inibir essa praga e desestimular o consumo de álcool, principalmente entre jovens e adolescentes.

Dilete De Nez

ANS

Sobre a declaração do presidente da ANS, André Longo, de que multar operadoras não é o foco da agência (Gazeta, 10/4), não é de hoje que sabemos que o nosso país está entregue às traças. Até mesmo os cabides de empregos criados pelos governo federal em troca de apoio político estão corroídos. Deveriam acabar de vez com a ANS.

Alvino Rodrigues Magalhães

Gripe

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 visa imunizar idosos, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, profissionais da saúde, indígenas e agora também os presidiários. Mas e os professores, que estão em contato todos os dias com crianças e adolescentes? Não menosprezo os presidiários, mas questiono sua inclusão na campanha de vacinação enquanto os professores ficam de fora.

Claudia de Barros, Tijucas do Sul – PR

Ensino infantil

Compreendo a indignação de Carlos Ramalhete sobre o ensino (Gazeta, 11/4) e o parabenizo por expô-la ao público. Hoje o mercado sofre com a carência de bons profissionais, mas o mercado é o de menos quando se fala em educação – no caso, má educação. Os adultos mal sabem conversar e transmitir suas angústias, não entendem o que ouvem e esperam sempre que alguém faça as coisas no lugar deles.

Tiago Aurich, Vila Velha – ES

Festival de Curitiba

Acredito que ainda falta o Festival de Teatro ser realmente o Festival de Curitiba, ou seja: que ocorram espetáculos em espaços públicos existentes nos bairros. Um exemplo é a Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho. Ela é bem localizada, na região Sul da cidade, conta com um palco a céu aberto suficiente para acomodar ao menos 300 pessoas na "arquibancada". Fica a sugestão!

Julio Cesar Ruthes

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.