Números
959 e-mails foram recebidos pela Gazeta do Povo entre 14 e 20 de dezembro.
Temas mais comentados Empréstimo: 58 Mensalão: 54 Comissionados: 33
"Não é de hoje que Requião tem uma obsessão por seus rivais. Para ele, a prioridade é sempre atacá-los, não importando se o estado todo vai ser prejudicado."
Bernardo F. Marcondes, Ponta Grossa PR
"É uma palhaçada os beneficiados pelo mensalão alegarem inocência, incluindo Lula, que sempre declarou ter sido apunhalado pelas costas, mas continua amigo dos supostos traidores."
Vera G. Santos
"É sempre a mesma coisa: um político em campanha critica quem está no poder pelo número de cargos criados e supridos, mas, quando é eleito, cria o dobro de cargos."
Maria Inez Damasceno
São perigosíssimas as insinuações sobre concessão de "abrigo" aos parlamentares condenados pelo STF feitas pelo presidente da Câmara, Marco Maia, e também sobre o poder do Parlamento para nomear ou cassar ministros do Supremo (Gazeta, 21/12). Parece-me que Sua Excelência está tentando levar o Brasil a um enfrentamento dos honestos contra os desonestos.
Antonio Valente, Colombo PR
Empréstimo 1
Não temos mais espaço para políticos com comportamento revanchista. Esse, como tantos atos insanos de Requião, sai da esfera pessoal e realmente deve prejudicar milhares de pessoas. Uma vez que ele liberou o empréstimo para outros estados, poderíamos convidá-lo a se retirar do nosso Paraná.
Humberto Alfredo Mendes
Empréstimo 2
O governador atual do Paraná deve repensar sua administração. O estado é uma máquina de consumir dinheiro e não é somente o senador Requião que desconhece o destino desses recursos. Além disso, para suprir necessidades como as alegadas, o governo deve ser previdente.
Álvaro Pereira de Souza
Pichações
Gostaria de parabenizar a Associação Comercial do Paraná pela iniciativa contra as pichações (Gazeta, 21/12), pois a ação de "meia dúzia" de vândalos acarreta significativos custos na restauração das fachadas, comprometendo inclusive a qualidade de vida da população. Curitiba não merece o que estão fazendo com ela.
Rogério Busch
Táxis
Acho que quem receber uma concessão de táxi deverá primeiro assinar um termo afirmando que a mesma será para exercer a atividade e que não poderá vendê-la. Espero que isso seja inclusive um critério da Urbs. A concessão não pode se tornar objeto de especulação e sim um meio de sobrevivência e fonte efetiva de renda.
Oscar Burzyo
Aeroportos regionais
Deveria haver apenas um aeroporto para servir Francisco Beltrão e Pato Branco (Gazeta, 21/12). É melhor um bom aeroporto que dois mambembes e desequipados. Por outro lado, Guarapuava há muito tempo já deveria ter um bom aeroporto para atender a toda uma enorme região do estado.
Orlando Pilati, Brasília DF
Acordo ortográfico
A prorrogação do prazo para vigência do acordo ortográfico instaura um clima de incerteza e instabilidade no espaço lusófono em geral e no mundo editorial e escolar brasileiro; tira do Brasil o papel de merecida liderança pelo modo cuidadoso e ponderado com que conduziu essa questão desde 2005; e desprestigia a comissão técnica que assessorou o governo em 2008 em favor de quem não tem nem competência técnica, nem respaldo político.
Carlos Alberto Faraco, ex-reitor da UFPR e membro da comissão que assessorou o governo federal no processo de implantação do Acordo Ortográfico.
Agradecimentos
A Gazeta do Povo agradece e retribui os votos de feliz Natal e próspero ano novo de Sinepe-PR, presidência da Câmara dos Deputados, Imprensa Editorial, Palladium Shopping Center, UniBrasil, Grupo Marista, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Setcepar, Instituto Oncoguia, Coodetec, Movimento Pró-Paraná, Evidência Comunicação, Centro Europeu, Exxon Mobil, Paraná Pesquisas, Grupo Dignidade, deputado Valdir Rossoni, Lide Multimídia, NQM Comunicação, Literato Comunicação e Conteúdo, e Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (Ateal).
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro - Curitiba, PR - CEP 80010-020 - Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.