Curitiba sem um transporte de massa como o metrô será, daqui a uns 30 anos, um pesadelo, com o povo a andar de ônibus velhos e lotados todos os dias. Curitiba merece um metrô por toda a cidade.

CARREGANDO :)

Luis Carlos Soares

Metrô 2

Se metrô fosse solução, São Paulo não estava quase parando. Se o BRT fosse ineficiente, mais de 250 cidades pelo mundo não usariam nosso modelo. O que falta é uma requalificação do sistema, com reconstrução dos terminais; um novo modelo de estação que não seja o de estações-tubo, com banheiros e ar condicionado; renovação da frota; e novas linhas como uma “interterminais”, que faria mais uma ligação em anel além do Inter 2, e uma “intermetropolitana”, entre todos os municípios da RMC. Metrô subterrâneo em Curitiba sairia caro, e pela topologia e tipo de solo haveria problemas.

Publicidade

Denis Costa

Reserva de mercado

Marcelo Conrado (Gazeta, 26/1) diz que “o mercado é controlado por poucas e grandes empresas”. Os setores citados, aviação e telecomunicações, sofreram reserva de mercado. O de aviação não pode ter ingresso de mais de 49% de capital estrangeiro e sofre com o monopólio estatal no querosene de aviação. Competitividade zero e o fato de as famílias donas de empresas aéreas serem muito “íntimas” dos ocupantes do poder nos trazem a essa situação sofrível.

Marcos Eisenschlag

Aposentadoria de militares

A reforma da Previdência pode mudar a regra para a aposentadoria de militares. Nessa discussão, limitam-se ao descaso com os militares. Na prática, um general, que tem um poder de decisão grande, recebe menos que outro agente público com igual poder de decisão.

Leandro Ribas

Publicidade

Litoral

Com a aprovação da Antaq e com a construção da faixa de infraestrutura de Pontal do Paraná, a concretização do porto pontalense está mais próxima do que nunca. O Brasil dará um grande passo para o crescimento do PIB. O povo de Pontal sentirá os benefícios desse porto, com a geração de centenas de empregos. O Paraná vai crescer economicamente. A natureza sofrerá algum impacto, mas, com a tecnologia atual e os pesados investimentos, dá para fazer um projeto ambiental e economicamente sustentável.

Felipe Corrêa Pontes Nogueira

Trump e a imprensa

Trump disse que está numa guerra com a imprensa. A verdade é que a maioria dos jornalistas da grande mídia não se interessa em buscar a verdade, e serve aos engenheiros sociais. Muita gente já percebeu isso, e o maior temor do establishment é que alguém com tanto poder diga isso.

Luiz Santos Jr.