Mídias sociais

Leitura

"Não importa se o cidadão ocupa seu tempo lendo Cinquenta Tons de Cinza ou Guerra e Paz. O fato é que o hábito da leitura melhora a comunicação e a maneira como você manifesta sua opinião sobre os mais diversos assuntos. E o mais importante: ajuda a conhecer seu próprio idioma e impede que nos deparemos todos os dias com os ‘concerteza’, ‘menas’ e os ‘pra mim fazer’ da vida."

Eleonardo Santos, via Facebook, sobre o artigo "Ler qualquer coisa é melhor do que não ler nada?"

Lixo no Litoral

"É o mesmo tipo de gente que vai aos shoppings em Curitiba e não retira o lixo das mesas, depois de se alimentar. Deixa para que o próximo ou a faxineira o faça. É uma questão de educação. Quem faz isso também ouve som alto, joga lixo na calçada, solta bombas no ano novo, para o carro na calçada etc."

Eduardo de Biagi Silos, via Facebook, sobre a sujeira nas praias paranaenses.

CARREGANDO :)

Se a pesquisa fosse realizada na década de 1970 (Gazeta, 4/1), certamente muitos também seriam contrários à criação das canaletas exclusivas para ônibus ou mesmo à aquisição de veículos articulados. Alegariam que isso não seria necessário. Sempre vai haver aqueles que não conseguem olhar para o futuro. O metrô já é uma necessidade hoje, em Curitiba, e será uma necessidade ainda maior num futuro próximo. É vergonhoso que a 4ª cidade mais rica do país não tenha nenhum sistema de transporte sobre trilhos.

Ederson Zabarskas

Publicidade

Metrô 2

Se Curitiba continuar nesse crescimento desenfreado, a construção do metrô será inevitável. Mas não entendo como a prefeitura não implementa algumas ações simples e baratas para atenuar o problema de transporte público. Uma delas é obrigar as concessionárias a aumentar a quantidade de veículos mesmo nos horários fora do pico. É comum ter de esperar 40 minutos pelo Pinheirinho-Rui Barbosa, por exemplo.

Hélio Takefumi Mori

Metrô 3

Se um dia o projeto do metrô sair do papel, acho que será bom para desafogar o tão caótico transporte curitibano, que dizem ser de primeiro mundo. O meu medo é dos cartéis de empreiteiras, do superfaturamento da obra e da demora na conclusão, como na Linha Verde, que até hoje não foi terminada.

Publicidade

Abraão de Souza Santana

Garis

Admirável a reportagem sobre os anônimos trabalhadores de nossa cidade, que labutam na limpeza pública: os garis (Gazeta, 4/1). Trabalham sob as intempéries de nosso desequilibrado tempo, para que tenhamos uma Curitiba cada vez mais limpa e agradável de se viver. Entretanto, lamento o descaso com que são vistos por grande parcela da população. Já paramos para pensar no que seria apenas um dia sem esses "trabalhadores invisíveis"? Beatriz Leme Gonçalves Nascimento

Lixo no Litoral 1

Muitas pessoas ainda não têm o espírito de limpeza em suas mentes. Deixam todo o seu lixo espalhado na areia da praia (Gazeta, 3/1) e nas ruas. Os governantes, porém, são os maiores culpados: a coleta do lixo não é realizada regularmente. Basta ver que não houve a coleta em vários pontos da praia no dia 31 de dezembro. As lixeiras não estão sendo esvaziadas. Mas a cobrança da coleta é feita, religiosamente, na fatura da água.

Publicidade

Paulo Roberto Lauer

Lixo no Litoral 2

O fato de não haver lixeiras nas praias não impede que os veranistas levem uma sacolinha para a areia e depois a joguem na lixeira mais próxima. Não esperem as sacolinhas serem distribuídas; todo mundo tem uma no "puxa-saco" de casa. Já sabemos que o Litoral está assim. Mas temos de pensar em como podemos contribuir no curto prazo. Parece que a preguiça e o comodismo estão falando mais alto.

Tatiana Vidal

Língua portuguesa

Publicidade

Impossível, num país continental como o Brasil, tentar universalizar a fala, seguindo a transcrição fonética do dicionário. O grande desafio da escola é a competição com a internet usada à revelia em sala de aula. Faz com o que o professor dê aula para as paredes. Também é preciso conscientizar o aluno das situações para usar o "internetês". Paulo Pedro da Cunha

Gilberto Carvalho

Quanto à afirmação de Gilberto Carvalho "não somos ladrões", o que nós, brasileiros, esperamos dos políticos é que governem com honestidade e competência. Não precisa afirmar que não é ladrão, basta não sê-lo.

Maria do Rocio Barszcz

Assembleia

Publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná não faz o orçamento correto de suas despesas anuais. A devolução de saldos no fim de ano é a prova do descontrole. Quem deve fiscalizar erra na soma das despesas anuais, ou é o Executivo que libera uma verba maior? É uma vergonha que a Assembleia receba quotas além do necessário, enquanto o governo do Paraná atrasa as contas. Essa jogada dá margem para que a Assembleia tenha vontade de criar novas despesas, como ocorreu durante anos, o que culminou com o escândalo dos Diários Secretos.

Jerson Gonçalves Ferreira

Promessas de campanha

As propostas de campanha não podem ser consideradas tão-somente como questão moral e eleitoreira. Deve haver responsabilização na Justiça Eleitoral e também criminal.

Renato dos Santos Taborda

Publicidade

Investimentos

Quando o governo drena e faz evaporar 42% do PIB (36% em tributação e 6% do déficit), nunca irá sobrar 25% do PIB para investimentos. Esqueçam-se dessa história de crescimento econômico no Brasil. Com esse tamanho de Estado, nunca vai acontecer. O governo vai anunciar planos, os economistas vão "discutir políticas econômicas" no jornal e na tevê, e nós experimentar, no melhor, 1,5% de crescimento médio. A próxima década vai ser de estagnação.

Josinei Kosmoski

Água 1

Estamos fazendo reaproveitamento de água para outros serviços dentro de casa. Economizamos no que é possível. É preciso, porém, que os governos das três esferas de poder façam suas partes. São elas: construção de estações de tratamento de esgoto; novos reservatórios; limpeza dos mananciais; reflorestamento das margens de rios e afluentes e modernização das empresas de água e esgoto.

Publicidade

Rafael Moia Filho, Bauru – SP

Água 2

O uso racional da água é muito importante. Também é necessário, porém, que as autoridades despertem e tentem minimizar o problema. É preciso construir mais represas para o consumo, e, paralelamente, mais estações de tratamento do esgoto nas cidades. Há mais de 20 anos não se faz investimentos nessas áreas. A população cresce geometricamente. Se não houver essas e outras ações, dentro de dois anos, alegaremos que a culpa é da estiagem, para justificar a falta de planejamento dos nossos governantes. Estaremos como São Paulo, que depende de uma velha represa "Cantareira".

Wilson Paulo Bettega

Leitura

Publicidade

Quase o "preconceito literário" estragou toda a matéria "Ler qualquer coisa é melhor do que não ler nada?", do crítico Tim Parks. O "qualquer coisa" tem seu valor como obra. É preciso contextualizar o período histórico das obras que ele cita como mais importantes do que 50 Tons de Cinza ou Guerra dos Tronos. Ele salva a discussão ao concluir que é importante ler. Não somente os livros da moda, mas conhecer o que ele considera como produtos culturais de maior valor, como Dostoiévski ou Virginia Woolf. Desqualificar a televisão, porém, nega ao meio a chance de trazer novos formatos baseados em clássicos da literatura.

Clécio Alberto de Sousa

Bono Vox

Um raríssimo exemplo de artista consciente de sua importância. Não apenas como um ícone pop, mas como um cidadão.

Edson Oliveira

Publicidade

Redes sociais

Eu mantenho somente os amigos com os quais realmente desejo ter contato. Não aceito qualquer pedido de amizade e descarto aqueles que costumam se expor demais nas mídias sociais com fotos e opiniões que não contribuem em nada. Participar de forma ética e segura nas redes sociais preserva a imagem da pessoa e seleciona melhor seus seguidores.

Hélio Abreu

Educação

O "Brasil, Pátria Educadora", lema do segundo mandato de Dilma, começa com a educação entregue ao grande educador Cid Gomes, no fatiamento dos ministérios para distribuição a grupos políticos aliados. Não tem como dar certo.

Publicidade

Ronaldo Gomes Ferraz, Rio de Janeiro – RJ

Legado da Copa?

O coordenador-geral da Copa tem a cara de pau de dizer que houve melhoria na segurança em Curitiba. Ele não lê jornal? Não assiste à tevê? Se fosse mais bem informado, saberia dos tiroteios no estacionamento de um supermercado na Avenida das Torres. E das crianças mortas por balas perdidas na favela que leva o nome da Avenida das Torres – avenida que ele aponta como o grande legado da Copa.

Gilberto Nascimento

Administrador infiel 1

Publicidade

O artigo "A parábola moderna do administrador infiel" é tão excelente quanto verdadeiro. Atinge a cada um de nós e leva-nos a refletir: se não formos fiéis ao pouco que nos é confiado, como seremos fiéis quando nos confiarem muito? Se eu sou incapaz de gerir uma "lojinha", como então vou conseguir gerir um país? Para os honestos, está reservada a recompensa no plano espiritual, lembra-nos o articulista. O que me consola é que os dilapidadores do patrimônio público pagarão, no outro plano, até o último centavo.

André Renato Wenglarek

Administrador infiel 2

Excelente texto. Revela que a corrupção tem uma relação umbilical com a humanidade. E também que riquezas amealhadas ilicitamente são verdadeiros castigos para os homens.

Odacyr Carlos Prigol

Publicidade