Ao visitar a cidade de Chicago, nos Estados Unidos, tive a oportunidade de transitar pelo seu metrô. Em quase toda a sua extensão ele foi construído sobre pilastras de aço, e o trem percorre pelo alto toda a extensão da cidade. O trânsito de veículos flui normalmente. Não consigo imaginar para Curitiba um metrô diferente do construído em Chicago. As únicas escavações necessárias seriam para as fundações dos pilares de sustentação. Por que não adotá-lo aqui?

CARREGANDO :)

José Francisco Warth, professor

Propaganda eleitoral na escola

Publicidade

Ótimo artigo de Miguel Nagib sobre a propaganda eleitoral na sala de aula (Gazeta, 18/6). Isso vem acontecendo desde os anos 80. Quando eu estava no ensino médio ouvia minha professora dizendo que, se dependesse da opinião dela, deveríamos votar em determinado partido. Ainda bem que não tínhamos chegado aos 16 anos de idade.

Luís Lopes Diniz Filho

Divulgação de salários 1

Incorreta a posição dos desembargadores quanto à não divulgação dos salários e nome dos funcionários dos órgãos públicos, principalmente do TJ e Assembleia Legislativa (Gazeta, 19/6). A população precisa tomar conhecimento de eventuais casos de nepotismo, salários astronômicos e funcionários que nunca trabalharam nos órgãos públicos e recebem salários e aposentadorias indevidamente.

Ricardo de Souza

Publicidade

Divulgação de salários 2

Sou a favor da divulgação de salários de todos os servidores públicos e também de todos os aposentados e pensionistas. Além dos valores recebidos, deveria constar a idade e o tempo de contribuição efetivo.

Irineu Zandona, Guaraniaçu – PR

Obras da Copa

Sou terminantemente contra a aplicação do dinheiro público, seja por vias diretas ou indiretas (potencial construtivo), para as obras da Copa em Curitiba. Devido à precariedade das nossas finanças, estamos sem dinheiro para fazer manutenção das instalações públicas e muito menos para construção de novas escolas, hospitais, delegacias de polícia e outras obras mais importantes. Até hoje toda a transação financeira das obras da Copa não está muito bem explicada para a sociedade.

Publicidade

Estefano Vaine Jr.

Fim das multas 1

É justo acabar com as multas para infrações de trânsito leves e médias. O motorista que cometer uma infração deve continuar perdendo pontos na carteira. Se ele cometer muitas infrações, não poderá renovar a carteira de motorista e terá de passar por um curso de reciclagem.

Diego Paolo Tsutsumi

Fim das multas 2

Publicidade

É um retrocesso. Se com as multas alguns motoristas já não respeitam a faixa de pedestres, imagine com o fim das multas. E se o motorista não tem educação, dizer que a medida tem cunho educativo não terá a mínima importância.

Selma Gonçalves

Alta da gasolina

Quando dizem que esse país não é sério, muitos se ofendem. Recentemente estive no Chile e uma notícia chamou atenção. Um ministro daquele país anunciou que, devido à diminuição do preço do petróleo, o Chile estava baixando o preço dos combustíveis. No Brasil acontece ao contrário: o petróleo baixa e os preços dos combustíveis sobem (Gazeta, 22/6).

Vilson Bonacin

Publicidade

Desenvolvimento sustentável

O principal problema para uma agenda de investimentos em desenvolvimento sustentável (Gazeta, 18/6) é o descaso do poder público. Um exemplo é o desinteresse das prefeituras de municípios com até 50 mil habitantes em se habilitar para o uso dos recursos do Plano Nacional de Saneamento Básico. No caso de Curitiba, a agenda de sustentabilidade é mais complexa, pois envolve não só a população da cidade, mas de toda a "mancha urbana", distribuída por toda a RMC. O momento é especialmente importante para reflexão dos eleitores e dos candidatos.

Arlineu Ribas, engenheiro

Rio+20 1

Com um final melancólico, acaba a Rio+20, contrariando até mesmo o slogan "O futuro que queremos". O futuro não foi debatido, o presente foi omitido e o passado, desde a Eco-92, foi desprezado. O destaque da conferência foi a ação dos índios que fizeram os burocratas e seguranças do BNDES correrem para seus suntuosos escritórios. Essa foi uma síntese da Rio+20.

Publicidade

José Pedro Naisser, ecologista participante da Rio+20

Rio +20 2

Foi proposta a criação de um imposto para financiar os projetos contra a poluição, uma CPMF mundial. Em vez disso, por que não cobrar as multas dos verdadeiros poluidores e usar nos projetos?

André Luís Dalledone

Calçadas de Curitiba

Publicidade

Excelente a coluna de Rogerio Galindo sobre as calçadas curitibanas (Gazeta, 18/6). É a pura realidade. Curitiba é o Batel e alguns outros bairros. Claro, é onde estão os restaurantes chiques, academias frequentadas por pessoas que não precisam emagrecer, lojas de grife, festas em castelos, é por onde anda a high­ society da capital. E o resto da cidade não existe. Alguém, por acaso, já viu o governador ou mesmo o prefeito na periferia? Só quando precisam de votos.

Peter Horst Rautmann

Greve nas autoescolas

Trabalho em uma autoescola da região de Curitiba e a empresa amanheceu com adesivos sobre a greve. Isso pra mim é vandalismo. Deveriam pedir autorização antes. A greve é um direito, mas a depredação não é. Dessa forma, eles não vão conseguir nada a não ser críticas. É preciso bom senso.

Hayane Petrin

Publicidade

Ensino de ciências

Quando se fala em ensino de ciências, pensa-se logo em algo extremamente elaborado, de difícil entendimento e chega-se à conclusão de que as ciências não são coisa para criança. No entanto, há algo mais próximo às ciências do que a curiosidade, a busca dos porquês, a investigação constante, a vontade de experimentar e o estar aberto a mudanças? Essas características tão peculiares ao mundo infantil fazem das crianças excelentes cientistas.

Alexsandra Soares de Souza Fin, Cascavel – PR

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.