Acredito que as obras do metrô são de caráter eleitoreiro. A maioria dos curitibanos acredita que o metrô vai solucionar os problemas com transporte público de nossa capital, o que na realidade não acontecerá. É só verificar o caos que os trabalhadores enfrentam em São Paulo e Rio de Janeiro para chegarem ao local de trabalho.
Selma Gonçalves
Multa
Independentemente da "municipalização" das multas, quero saber de que forma nosso governo pensa em proteger o cidadão contra a "indústria da multa". Tenho uma multa pendente desde 2007 e que está na última instância recursal há três anos, sem decisão nenhuma, por estacionar em local de EstarR que não possuía instalação de placa sinalizando corretamente o local. Qual a punição para eles?
Ulisses Zambrzycki Diório
IPI para bicicletas
Guido Mantega não cita o aumento de 10% no imposto para bicicletas importadas, que visa o protecionismo das marcas nacionais. Em um momento em que o transporte sustentável deveria ter todos os incentivos é, no mínimo, incoerente este tipo de decisão. Agem como se os importadores também não gerassem empregos diretos e indiretos, como é o caso da manutenção de seus produtos, que é feita por brasileiros.
Arnaldo Soares
Buracos pela cidade 1
Uma vez que Curitiba tem quase um carro por habitante e cada carro tem seu respectivo IPVA, por que priorizar somente as vias e quadras por onde passam os ônibus? Os motoristas de carro, que pagam os impostos, e também pagam caro pelos estragos decorrentes dos inúmeros buracos da cidade, merecem mais consideração.
Andréa Muller Oliveira
Buracos pela cidade 2
Como os gestores da prefeitura dizem ser incapazes de resolver todos os problemas com a pavimentação, sugiro que nossa cidade seja pedagiada. Cada dia fica mais claro que os nossos órgãos públicos são muito competentes para multar, arrecadar, e muito incompetentes para administrar os nossos recursos, que não são poucos.
Rogério Gurski
CNJ
O CNJ deve continuar com seus poderes fiscalizatórios porque todos os órgãos públicos devem ser fiscalizados, independentemente de que papel exercem na sociedade. É necessário para que haja transparência em tudo que a sociedade custeia.
João Alberto Liberato
Cesare Battisti 1
Cesare Battisti é uma vergonha para o Brasil. Somente Lula poderia deixá-lo livre no país das impunidades. É um assassino e tem de ser punido no país de origem.
Renato Zagonel
Cesare Battisti 2
O STF, por maioria, confirmou a decisão do governo de deixar Cesare Battisti no Brasil. Se após essa decisão houver mudança no resultado, será desmoralizante para a corte maior e, consequentemente, para a Justiça brasileira e a nação como um todo. Gostemos ou não, a decisão é soberana.
Antônio Francisco da Silva
Consegs
Os conselhos de segurança não reduzem a criminalidade. Reduzir a criminalidade é colocar a bandidagem na cadeia. Infelizmente, o que precisamos urgentemente é investimentos no sistema prisional do país.
César Francisco Cordeiro
Gratificação de Rossoni 1
A função do MP neste caso da gratificação dos presidentes da Assembleia Legislativa deve ser de cobrar uma explicação de onde o dinheiro público foi gasto e abrir processo investigatório contra todos os ex-presidentes que receberam a gratificação. Como é difícil fazer a contabilidade justa neste país! Parece ser normal desperdiçar e não ser punido.
Joensen Disperati
Gratificação de Rossoni 2
Além da devolução do dinheiro, o Ministério Público deveria abrir uma investigação. Afinal se existem irregularidades, os culpados devem ser punidos. A Justiça não pode ficar calada diante dos desvios cometido pelos ex-presidentes da Assembleia.
Mareli Martins
Gratificação de Rossoni 3
Para o bolso deles sempre há recursos. Enquanto isso, as ruas estão esburacadas, os hospitais sem condições de atender, a polícia sem pessoal e viaturas, as escolas caindo aos pedaços e sempre que uma autoridade é questionada, a resposta é de que faltam recursos. Muitas obras iniciam e são interrompidas por falta de dinheiro e nós sofremos os transtornos de desvios de trânsito. E quem paga?
Marcos Antonio Scheffer
Um apitaço para Laís Groff
Linda recordação na coluna "Um apitaço para Laís Groff". Eu achava que era o único a admirar Laís Groff, pois ela faz parte dos melhores momentos de minha vida estudantil.
João Bueno de Sá
Dia do Professor
Respeito é uma palavra que ouvimos muito, mas nem todos a praticam. Principalmente com os familiares e professores. Mas afinal, quem é esse tal de professor? É quem educa, ensina a pescar ao invés de dar o peixe. É aquele que se prepara durante anos para um dia estar na sala de aula e ensinar. Professor é aquele que nos prepara para um dia sermos um adulto capaz. Mas nem todos respeitam seus professores e os culpam pelos seus próprios erros. Gritam, discutem e até mesmo agridem. Obrigado, professor, por ter a capacidade de dar a volta por cima e que você se lembre de cada um de nós com o mesmo carinho que nos lembraremos de você!
Brenda Malucelli Rocha, 11 anos.
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Deixe sua opinião