Que cidade desenvolvida vive sem metrô? Não adianta enrolar, tem de fazer logo (Gazeta, 29/4)! O transporte de superfície nunca será melhor do que o subterrâneo. As pessoas precisam do metrô para sair dos bairros e da região metropolitana e chegar ao centro. Se esses professores ouvidos pela reportagem têm uma ideia melhor, entrem na discussão apresentando propostas claras para resolver o problema do transporte coletivo da cidade.

CARREGANDO :)

Anderson Assis

Carros guinchados

Publicidade

Concordo com o serviço de guincho, mas não concordo com os locais que têm horários alternativos para estacionamento, como ruas que não permitem o estacionamento entre 17 h e 20 h, por exemplo. Seria melhor que proibissem o estacionamento de uma vez para que fossem evitadas situações como a da dona Dinéia, citada na reportagem por ter tido o carro guinchado ao se atrasar em uma consulta médica (Gazeta, 28/4). O trânsito curitibano piora a cada dia, portanto a proibição definitiva de estacionamento em vias movimentadas é uma questão de tempo.

Viviane Pimentel Vieira

Insegurança 1

Como leitor da Gazeta do Povo acredito que esta violência do Paraná vem do descaso que o governo tem com a segurança pública. Os policiais são mal remunerados e quando recebem aumento é uma miséria. Acredito que a segurança está na mão da polícia, que, quando é bem paga, trabalha melhor. Em contrapartida, quando mal paga, finge que trabalha.

Arildo Vieira

Publicidade

Insegurança 2

Eu acho que não resta mais dúvida de que Curitiba é uma cidade sem governo, sem segurança pública, enfim, sem autoridade. Bem, a julgar pelos acontecimentos na AL, nada mais pode nos surpreender. Agora vamos aguardar o dia em que precisaremos de passaporte para entrar na cidade e, ao chegar, nos depararemos com "suas excelências, os senhores traficantes", que assumiram tudo na falta de governantes. Agora não me digam que não sabem de quem é a culpa, porque se não sabem como fazer, eu sei.

Rui Ventura

Indicação de farmácia

O médico até pode indicar uma farmácia ou um laboratório pelo reconhecimento das qualidades dos serviços prestados. O que não pode é usufruir de remuneração pela indicação. Isso é inaceitável e muita falta de ética.

Publicidade

Paulo Diniz

Motoboy morto

Vou acompanhar passo a passo o andamento desse caso do motoboy que teria sido morto por policiais. E fico na torcida pela condenação de todos os envolvidos nessa barbárie. Já tive vários amigos vítimas desse excesso e abuso de poder de policiais doentes e mal treinados, mas nunca vi nenhum ser devidamente punido.

Adriano Sants

Ivo Rodrigues

Publicidade

Nada mais justo do que homenagear o músico Ivo Rodrigues (Gazeta, Caderno G, 28/4), recém-falecido. Como sugestão, seu nome poderia ser dado a uma sala do Conservatório de Música Popular ou a outro espaço voltado principalmente à música, como também, um troféu com seu nome. Quem fosse escolhido para receber ficaria muito feliz, com certeza.

Maura Ribas de Paula

Adoção por casais homoafetivos

Não concordo com a adoção de crianças por casais homoafetivos (Gazeta, 27/4). Fico pensando como ficará a cabeça da criança quando na escola ou na vida social for alvo de chacotas. Some-se a isso o fato de a criança crescer sem os referenciais basilares, constitucionais e biológicos da família, o pai e a mãe. Isso posto, o ato da adoção acaba por revestir-se de um sentimento egoísta dos adotantes, que revelam ter pensado apenas em si mesmos, em detrimento da futura vida social da criança.

Wilson S. Amaral

Publicidade

Caso Banestado

O esforço concentrado por meio da força-tarefa liderada pelo governador Orlando Pessuti para pôr um ponto final na questão da multa do Banestado é, definitivamente, uma aula de boas práticas e convivência política num Estado Democrático de Direito. No discurso de posse do Pessuti ele dava esse norte ao afirmar categoricamente: "Caminharei como sempre, pautado pelo que reconheço essencial; o diálogo, a aproximação, a compreensão e o bom-senso". Nota dez. O Paraná agradece!

Dina Cardoso, Farol – PR

Parques e praças

Nossos parques não recebem a atenção e os cuidados que merecem e, consequentemente, nós também não! Penso por que o município, embora se apoie no discurso da "cidade com qualidade de vida", não investe seriamente nessa área. Meio ambiente (principalmente parques) é a cara de Curitiba.

Publicidade

Antonio Juarez

Eleições

O PSB acaba de embarcar na mesma canoa do PMDB. O partido também não quis lançar candidato à Presidência da República. Descartou a candidatura de Ciro Gomes e vai apoiar a candidata do PT, Dilma Rousseff. É mais um partido político interessado em cargos e nada mais. Isso prova que a "boca" no governo é mais interessante e provavelmente mais rica. O bom é que a maioria dos eleitores de Ciro já anda dizendo: "Estamos fora desse cambalacho".

Leônidas Marques

Diários secretos 1

Publicidade

A Gazeta do Povo, a RPC TV e o Ministério Público estão fazendo a sua parte no caso de corrupção da Assembleia Legislativa do Paraná. E o eleitor? Vai continuar votando nos deputados envolvidos nesses escândalos? Espero que essa denúncia sirva de lição ao povo paranaense. Acredito que nas próximas eleições a escolha dos deputados para nos representar na Casa do Povo será mais seletiva por parte do eleitor. Os corruptos terão que ser banidos do poder.

Izaira Rodrigues de Andrade

Diários secretos 2

Não concordo que tenhamos a nossa parcela de culpa na roubalheira que acontece na Assembleia. Aliás, esses atos ilícitos ocorrem onde exista políticos no meio. Eu faço minha parte. Acompanho, por exemplo, pelos sites disponíveis, quanto os parlamentares, estaduais e federais, vêm gastando com verbas indenizatórias. É uma vergonha. Gastam uma "nota" com assessoria, quando têm a seu dispor um monte de assessores em seus gabinetes. Os corregedores que lá estão não veem isso?

Carlos Guimarães

Publicidade

Voto consciente

O Grupo RPC está de parabéns pela campanha Voto Consciente. Precisamos de mais ações como essa para trazer a sociedade para dentro da política. Precisamos entender que falar de política não é só falar em quem se vai votar, qual o melhor partido, qual a sigla mais séria. Precisamos entender o conceito de política, a ética dessa ação.

Jefferson Rodrigues Marques

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.

Publicidade

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.

Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5129.