O áudio não entrega o que prometia, mas não resta dúvida de que PMDB e PSDB se somam ao PT na corrupção generalizada. É o velho equilíbrio de Nash, nesse caso, equilíbrio na corrupção. Agora, imagine um Poder Moderador apolítico permanente com poderes de dissolver o parlamento e convocar eleições. Sim, muitos países o têm. E o Brasil precisa disso, de uma monarquia federativa como Canadá, Austrália, Bélgica e Holanda.
João Queiroz
Michel Temer 2
Vivemos uma nova e séria crise política. O melhor caminho para o presidente seria, sem dúvida, renunciar. Mais um processo de cassação seria traumático e doloroso para o país. Com a renúncia, evitar-se-ia a atuação de movimentos de rua que abrigam vândalos e arruaceiros, que destroem o que conseguem, gerando confronto e ação policial entre outras consequências. Espera-se que tudo ocorra de forma ordeira e pacífica.
José Ademir do Vale Berthier Fortes
Áudio de Joesley
As denúncias feitas por Joesley Batista, da JBS, as armações para envolver o presidente, a desenvoltura do denunciante, a facilidade com que os Batista saíram do país, a divulgação atabalhoada feita pela Globo, tudo leva a crer que as coisas não são bem assim. Ficaram no ar muitas interrogações com respostas mal explicadas. O que o Brasil espera são averiguações isentas e sérias.
Eloy Oto Schneider
Grampos
Estranhei a postura de alguns, de tratar de forma diferente a gravação de Dilma e a de Temer. Na ocasião em que Dilma foi grampeada, foi uma indignação nacional, “onde se viu gravar uma presidente e um ex-presidente, e ainda por cima vazar a conversa?”, e olha que quem fez o grampo foi a PF com aval da Justiça. Agora, um corruptor que faz delação premiada grava o presidente de forma ilegal e todo mundo acha correto e sai pedindo renúncia e impeachment. Parece-me haver dois pesos e duas medidas. A quem interessa a renúncia do atual presidente? Quem ganha com o caos nacional?
Luiz F. Mazzarotto
Eleições diretas
É preferível sempre a eleição direta, sempre o povo escolhendo os seus representantes. Isso, sim, é republicano, democrático. Outra via, mesmo que constitucional, é legal, porem imoral.
Athos Sergio Barreto
Imprensa
Colocar a culpa na imprensa é argumento de quem não sabe raciocinar. Quem tem capacidade para analisar o que acontece não lê apenas um jornal, lê todos e tira suas conclusões. A culpa não é da “mídia golpista”. A culpa é do povo ignorante que não sabe pensar e precisa achar um bode expiatório para tudo.
Leandro Pires
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião