Que condições tem o futuro ministro do Esporte, Aldo Rebello, para comandar o Ministério depois de ser noticiado que ele recebeu doações de campanha de empresas ligadas à CBF e também de empreiteiras que estão prestando serviços para o governo visando a Copa do Mundo e Olimpíada? É mais um tiro que vai sair pela culatra.
Leônidas Marques
Comissão da Verdade 1
Os temas que passarão pela Comissão da Verdade são muito delicados e de difícil solução, pois os crimes cometidos ocorreram em outra época, em outra realidade e com motivos que hoje não possuem mais sentido. Julgar os responsáveis é quase impossível. Uma pedra bem pesada deveria ser colocada sob este assunto.
Ana Maria Holzmannn
Comissão da Verdade 2
A Comissão da Verdade só teria credibilidade se fosse formada por agentes isentos e investigasse tanto os militares da ditadura quanto os comunistas que queriam implantar uma "ditadura do proletariado" no Brasil. Não temos santos nessa história, pois todos cometeram crimes em nome de suas causas. Formar a comissão com militantes de esquerda só resultará em revanchismo e parcialidade.
Daniel Venturi
Exame da OAB
Não sou advogado, mas, sem entrar no mérito da questão, a justificativa do STF em favor do exame da OAB é um atentado à inteligência: reducionista e enviesado! Deveriam saber os ministros daquela corte que, se há um profissional cujos erros praticados podem ser corrigidos a posteriori, é o advogado. Esse raciocínio se aplicaria muito bem à Medicina, à Engenharia e à Educação, cujos erros podem causar estragos incorrigíveis e irreparáveis. A decisão é corporativista e carece de razoabilidade.
Sérgio Corrêa, Guaratuba
Emendas cruzadas
A destinação de emendas feita por deputados federais paranaenses a outros estados melhora o conceito dos deputados "bondosos"? Pouco fazem pelo estado que representam, estão fazendo por outro. É nobre? Não é! É Legal, é! Todavia, totalmente imoral! Os fins justificam os meios. Mas qual é o fim? Não há votos a barganhar.
Napoleão Luiz Peluso Junior, Antonina
Royalties
Nessa guerra dos royalties sobrou para a Marinha, que já tem suas verbas orçamentárias comprometidas e que vai perder o seu quinhão no bolo. Não é um estado que vai perder, perde todo o Brasil, que não terá as forças navais compatíveis para a defesa de nossas riquezas no mar.
Paulo Marcos Gomes Lustoza, capitão de mar e guerra reformado
Leitura
Devemos despertar o interesse pela leitura começando pelas crianças. A implantação de programas e compras de livros novos para as escolas seria o primeiro passo para incentivar nos pequeninos o amor pela leitura, tendo em vista que o Estado é o principal responsável por essa iniciativa, pois tem o dever de garantir uma boa educação ao futuro da nação. As crianças.
Aline Jamile Nossabein
O sumiço da Santa 1
Que bela reportagem "O sumiço da Santa", de Rosy de Sá Cardoso sobre a senhora do Rocio (Gazeta, 28/10). Vi as fotos da imagem e senti a falta de uma. Na antiga igreja do Portão, a Bom Jesus do Portão, existe uma capelinha para Nossa Senhora do Rocio. Na parede há uma retratação do Santuário em Paranaguá mostrando como era em tempos idos, com o mar quase até a porta.
Jean Pyerre
O sumiço da Santa 2
Tentei várias vezes comprar a imagem de Nossa Senhora do Rocio na feirinha do Largo da Ordem em Curitiba. Não achei em lugar nenhum, nem camisetas com a imagem. Acredito que só em Paranaguá tenha, mas por ela ser a padroeira do Paraná deveria ser encontrada em todas as nossas cidades. Uma pena!
Daniela Dumke
SAS
Como pode o Hospital da Polícia Militar atender mais 118 mil servidores se hoje não tem capacidade para atender pouco mais de 100 militares em dias úteis?
Edison Bindi, Militar da Reserva
Mamografia
Sou paciente considerada do grupo de risco para câncer de mama e faço mamografia anualmente. O exame não é dolorido, apenas um pouco desconfortável. Contudo, meus médicos têm dito que a mamografia não seria tão precisa quanto à ecografia de mama para diagnóstico precoce. Talvez seja o caso de incluir mais essa opção no rol dos exames gratuitos para as mulheres.
Zuleika Loureiro Giotto
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados.
O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.
Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.