Para saciar a sede por cargos da chamada de base aliada no Congresso Nacional, foram criados diversos novos ministérios, fora os secretários com status de ministros. O novo governo, que anunciou um ajuste fiscal, cortando despesas essenciais, não poderia estar esbanjando cargos e estruturas tão caras quanto corruptas na Esplanada dos Ministérios.

CARREGANDO :)

Sandro Ferreira, Ponta Grossa

Ministério dos Transportes 2

Publicidade

O Ministério dos Transportes é do Brasil e não de um partido. Acredito que os responsáveis pela futura designação do cargo devem analisar o que é melhor para o nosso país e por isso escolher os mais capazes e, continuamente, buscar o que hoje parece utopia.

Edinéia N. Sforza, estudante

Ministério dos Transportes 3

O PR desfruta de um ministério com orçamento gigante e só poderia dar no que deu. A prática do governo de premiar os partidos aliados com ministérios e cargos importantes sem o uso de um "filtro" na escolha permite que pessoas despreparadas, tanto do ponto de vista profissional como moral, transformem esses cargos em trampolim para enriquecimento rápido.

Mara Montezuma Assaf

Publicidade

86.500%

Sobre as denúncias de enriquecimento do filho do ex-ministro dos Transportes (Gazeta, 7/7), sou um contribuinte e meu dinheiro faz parte desse imenso volume de recursos públicos arrecadados por intermédio dos impostos. Se esse governo e o PT respeitam a Constituição, tenho o direito e quero saber: quantos reais foram devolvidos aos cofres públicos pelos muitos políticos que se apoderaram indevidamente dos recursos destinados ao serviço público?

Benone Augusto de Paiva

Carreçúcar

O empresário Abilio Diniz, ao ser perguntado por que não buscou os R$ 4 bilhões necessários para promover a fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour com bancos privados, deu a seguinte resposta: "A minha ideia era ter o branding (marca) do BNDES". Caso tenha algum revés em seus negócios e precise recomeçar do zero a sua vida, Abilio deveria tentar a carreira de humorista.

Publicidade

Ronaldo Gomes Ferraz, engenheiro

Gastos com saúde

A saúde pública está um caos. A regulamentação dos gastos com a saúde deveria ser votada com urgência para a melhoria do sistema. É preciso acabar com tantas filas de espera por consultas e exames, que prejudicam um tratamento adequado.

Jéssica Dias de Ramos

Moradores pedem socorro

Publicidade

Acho que todos deveríamos abraçar a iniciativa dos moradores do bairro Ouro Verde, em Campo Largo (Gazeta, 7/7), que colocaram uma faixa na rua avisando os ladrõe que no local todos foram assaltados. Sou moradora de São José dos Pinhais e sofri com arrombamento em minha residência. Também já foram inúmeros arrombamentos, chegando a quatro na mesma semana na vizinhança. Não consigo sair tranquila na rua.

Maria Tereza Silveira

ONGs transparentes 1

O país tem grandes problemas com fiscalização do dinheiro das ONGs. No Paraná temos ONG sérias e com compromisso social. É importante que haja transparência. O que poucos sabem é que os tribunais de contas não permitem que uma ONG coloque em sua lista de despesas os contadores e administradores, que devem estar no quadro de funções da entidade. Minha experiência no terceiro setor mostra o quanto é difícil fazer prestações de contas para o Tribunal de Contas. Qualquer coisa já vira notificação por pendências. Não há recursos suficientes para fazer uma boa administração contábil. Se precisarem publicar balanços na internet, o custo da administração vai aumentar, porém continuarão sem verba.

Carlos Eduardo Christ, sociólogo

Publicidade

ONGs transparentes 2

Estão cobrando transparência nas contas de ONGs que recebem dinheiro público. Por que não aplicar a transparência nos gastos dos senhores deputados estaduais? Se o dinheiro vem da mesma fonte, por que tratamentos diferentes? O Paraná precisa de ONGs para atuar onde o Estado não chega.

Eduardo Szazi

Exame da OAB 1

A imprensa deveria desafiar o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, a fazer novamente o teste. Será que ele passaria?

Publicidade

Gerson Giacomassi

Exame da OAB 2

Os exames da OAB são feitos para proteger a classe contra o inchaço da oferta de advogados. É reserva de mercado mesmo. O pretexto de garantir que apenas os profissionais competentes estão no mercado não é verdadeiro, pois boa parte dos aprovados pela Ordem está longe desses padrões.

Sérgio Corrêa

Banda larga popular

Publicidade

A ideia de oferecer banda larga a preço popular é boa, mas uma coisa que não me agradou foi saber que haverá reajustes nas tarifas. Qual será a porcentagem desses reajustes? Inicia com R$ 35 e daqui a três meses vai para quanto? Dependendo do valor, compensa ficar mesmo com o serviço particular.

Renato do Nascimento Lara

Brasil de verdade

Belíssimo o texto do professor Carlos Ramalhete na Gazeta do Povo (7/7). Continuarei acompanhando sua coluna para poder contar com suas reflexões, que são certeiras de longa data.

Silvio Medeiros

Publicidade

Renato Gaúcho

Sou Atleticano, mas como todos sabem, um nome não é sinônimo de resultado. O time do Furacão está muito abaixo do esperado. Esperamos que com a chegada do Renato Gaúcho a diretoria traga alguns reforços. Pois, senão, a história será sempre a mesma: bons técnicos, porém jogadores que não honram a camisa que vestem e nem jogam o futebol pelo qual são pagos.

Luiz Fernando Abreu

Happy hour

Eu tenho comigo que hapy hour independe de pratos: é mais um estado de espírito no qual até uma batata-frita vai bem. Essa condição de mais ou menos saudável é irrelevante, mesmo porque o que interessa é o papo amigo, o relaxamento mental. Enfim, happy hour é não ficar preso a qualquer tipo de condicionamento.

Publicidade

Carlos Roberto de Oliveira

* * * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.