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Não há como discordar do editorial (Gazeta, 3/3): desejamos ministros acima de qualquer suspeita, com capacidade técnica, de articulação política e com absoluta credibilidade moral. O que me parece difícil, quase impossível, é encontrar, nos quadros políticos atuais, três dezenas de nomes que preencham tais requisitos.

Domingos José Buenos Ribeiro

Obras inacabadas

A sugestão de que sejam selecionadas apenas as empresas que tenham condições de tocar a obra enquanto não recebem todo o pagamento, além de excludente e de prejudicar as pequenas empresas, não ataca o verdadeiro problema das obras inacabadas. A administração pública deve desenvolver um processo de medição para pagamentos mais rápidos e justos.

Francis Macedo

Juíza de Barracão

A juíza Branca Bernardi é querida por todos: vive concedendo indenizações absurdas contra o Estado e empresas grandes para todo mundo, e não apenas para esses auxiliares diretos do fórum. É a alegria dos cidadãos e dos advogados da cidade. Façam as contas: 5 mil e poucas ações por ano para uma comarca que não tem 10 mil habitantes passa longe do razoável. É litigância para todo lado.

Ricardo Silva Pinto

Cotas raciais

O sistema de cotas foi copiado dos Estados Unidos, país onde existe enorme segregação racial. Lá o critério adotado é o de “uma gota de sangue”: se o indivíduo tem um antepassado negro, por mais distante que seja, ele é considerado negro. Os calouros cotistas que não foram reconhecidos como negros na banca presencial e entraram com recurso no NC estão ganhando os recursos porque têm muito mais que uma gota de sangue negro. Têm litros.

Gilberto Nascimento

Pré-escola

O artigo de Viviane Stacheski (Gazeta, 2/3) é falacioso ao considerar como verdade absoluta a utopia de que o ambiente escolar e sua educação formal são panaceia da formação saudável. Colocar crianças de tenra idade em creches é antinatural. Isso forma uma geração emocionalmente frágil e desconectada da realidade da vida. Pais, estudem o homeschooling, eduquem seus filhos em casa e mandem-nos para a escola o mais tarde possível. Não caiam no papo das pedagogas.

João Queiroz

Professores

A educação não é um valor para a maioria dos brasileiros. Ela não é compreendida como um instrumento de crescimento pessoal e social, como um alicerce da cidadania plena, ao contrário de nações que têm na educação – com respeito e valorização dos professores – os fundamentos do progresso, prosperidade, democracia e paz social.

Paulo Holm

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